REFLEXÕES SOBRE O CONTEXTO EDUCACIONAL DE DESIGN PARA ALÉM DA INSTRUMENTALIDADE, FUNDAMENTADAS EM PAULO FREIRE
REFLECTIONS ON THE EDUCATIONAL CONTEXT OF DESIGN BEYOND INSTRUMENTALITY, BASED ON PAULO FREIRE
DOI:
https://doi.org/10.29183/2447-3073.MIX2023.v9.n1.91-101Palavras-chave:
Educação, Design, Esperançar, Ética, Tecnologia, Filosofia, ConsciênciaResumo
Este artigo é um convite para reflexões acerca da educação para o Design considerando competências, relações com a tecnologia, sustentabilidade e ética, em uma abordagem para além da instrumentalidade, à serviço das pessoas e à favor da vida no planeta. Este é um momento crucial de transformações; o mundo material tem sido construído e alterado pela interferência humana. A tecnologia tem superado as possibilidades de gestão humana. Então esse é o momento de discutir o design, a ética, a solidariedade e a tecnologia fundamentados em Paulo Freire. A metodologia visa o alargamento teórico para fundamentar a reflexão sobre as práticas no ensino de Design em três instituições educacionais, visando aprimorar a conduta e lapidar as competências relacionadas ao processo de ensino e de aprendizagem. Em termos de resultado, pretende-se fundamentar o modo de pensar e projetar pautados na reflexão e ampliação desses fundamentos para atividades futuras. Intenciona-se, ainda, estruturar uma narrativa educacional mais esperançosa e transformadora em Design (incluindo a afetividade, a autonomia e a solidariedade) para a sustentabilidade coletiva.
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