REFLEXÕES SOBRE O CONTEXTO EDUCACIONAL DE DESIGN PARA ALÉM DA INSTRUMENTALIDADE, FUNDAMENTADAS EM PAULO FREIRE

REFLECTIONS ON THE EDUCATIONAL CONTEXT OF DESIGN BEYOND INSTRUMENTALITY, BASED ON PAULO FREIRE

Autores

  • Mara R. Theis UNIVILLE - Universidade de Joinville
  • Marli Teresinha Everling UNIVILLE - Universidade de Joinville https://orcid.org/0000-0002-1310-9502
  • Claudia Bordin R. Da Silva UTFPR - Universidade Tecnológica Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.29183/2447-3073.MIX2023.v9.n1.91-101

Palavras-chave:

Educação, Design, Esperançar, Ética, Tecnologia, Filosofia, Consciência

Resumo

Este artigo é um convite para reflexões acerca da educação para o Design considerando  competências, relações com a tecnologia, sustentabilidade e  ética, em uma abordagem para além da instrumentalidade, à serviço das pessoas e à favor da vida no planeta. Este é um momento crucial de transformações; o mundo material tem sido construído e alterado pela interferência humana. A tecnologia tem superado as possibilidades de gestão humana. Então esse é o momento de discutir o design, a ética, a solidariedade e a  tecnologia fundamentados em Paulo Freire. A metodologia visa o alargamento teórico para fundamentar a reflexão sobre as práticas no ensino de Design em três instituições educacionais, visando aprimorar a conduta e lapidar as competências relacionadas ao processo de ensino e de aprendizagem. Em termos de resultado, pretende-se fundamentar o modo de pensar e projetar pautados na reflexão e ampliação desses fundamentos para atividades futuras. Intenciona-se, ainda, estruturar uma narrativa educacional mais esperançosa e transformadora em Design (incluindo a afetividade, a autonomia e a solidariedade) para a sustentabilidade coletiva.


Biografia do Autor

Mara R. Theis, UNIVILLE - Universidade de Joinville

Mestre em Design, Curso de Tecnologia em Design de Moda. IFSC/Jaraguá do Sul, SC.
Instituto Federal de Santa Catarina - Campus Jaraguá do Sul - Rau

Marli Teresinha Everling, UNIVILLE - Universidade de Joinville

É Doutora em Design e Sociedade pela PUC-Rio (2011), Mestre em Engenharia de Produção (2001) pela Universidade Federal de Santa Maria e graduada em Desenho Industrial (1998) pela mesma instituição. Tem vínculo docente com o Departamento de Design da Universidade da Região de Joinville e com o Mestrado Profissional em Design onde atua nas áreas de ensino, pesquisa e extensão com foco em (i) design e contexto urbano, (ii) design e relações de uso, e (iii) Design, informação e aprendizagem. É Membro do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Design da Univille, da Assessoria Ad-Hoc da Editora da UEL e co-lidera o gupo de pesquisa Laboratório de Estudos em Design-Cidade/LECid.

Claudia Bordin R. Da Silva, UTFPR - Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Doutora em Tecnologia e Sociedade, Departamento Acadêmico em Design, UTFPR, Curitiba, SC.

Referências

ARENDT, H. A Condição Humana. 13a ed. São Paulo: Editora Forense. 2016.

BOFF, Leonardo. O Cuidado Necessário: na vida, na saúde, na educação e na espiritualidade. Petrópolis : Vozes. 2012

BUCHANAN, R. Wicked Problems in Design Thinking. In: Design Issues. Volume 8. Primavera. 1992. Disponível em: shorturl.at/cuyLM. Acesso em: 10 Jan. 2021.

__________ Filosofia: e nós com isso? Petrópolis, RJ: Vozes, 2019.

CAPRA, F. e LUISI, P. L. A visão sistêmica da vida: uma concepção unificada e suas implicações filosóficas, políticas, sociais e econômicas. São Paulo: Cultrix, 2014.

CORTELLA. Mario Sérgio. Educação, convivência e ética: audácia e esperança. São Paulo: Cortez, 2015.

CROSS, N. Desenhante: Pensador do Desenho. Santa Maria: Editora sCHDs, 2004.

CROSS, N. Designerly ways of knowing. In: Design Studies. vol 3 no 4 October 1982 pp. 221-227. Disponível em: shorturl.at/Maejr. Acesso em: 10 Jan. 2021.

FADEL. Charles; BIALIK, Maya; TRILLING, Bernie. Educação em quatro dimensões. Center for Curriculum Redesign – CCR. Tradução: Instituto Penísula e Instituto Ayrton Senna, 2015.

FREIRE, P. A Pedagogia da Autonomia: Saberes Necessários à Prática Educativa. São Paulo : Paz e Terra. 1996.

FREIRE, P. Pedagogia da esperança: um reencontro com a Pedagogia do oprimido. Notas de Ana Maria Araújo Freire. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.

FREIRE, Paulo. Conscientização: teoria e prática da libertação: uma introdução ao pensamento de Paulo Freire. Trad. de Kátia de Mello e Silva. São Paulo: Cortez & Moraes, 1980.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 60a. RIO DE JANEIRO, RJ: Paz e Terra, 2016.

FREIRE, Paulo; GIROUX, Henry; MACEDO, Donaldo; et al. Pedagogia da Solidariedade. 1. ed. São. Paulo: Paz e Terra, 2014.

IRWIN; T. Transition Design: A Proposal for a New Area of Design Practice, Study, and Research. In: Design and Culture. N. 7. V. 2. PP. 229-246. Disponível em: shorturl.at/etHT7. Acesso em: 10 jan. 2021.

JONAS, H. O Princípio Responsabilidade – Ensaio de uma Ética para a Civilização Tecnológica. Rio de Janeiro : PUC-RIO. 2006.

LOVELOCK, J. Gaia – A New Look at Life on Earth. Oxford : Oxford University Press. 1979.

National Educational Association - NEA. Preparing 21st Century Students for a Global Society: An Educator’s Guide to the “Four Cs”, 2013. Disponível em: http://www.nea.org/assets/docs/A-Guide-to-Four-Cs.pdf. Acesso: 20/08/2020.

UNDP. The Next Frontier – Human Development and the Anthropocene. Nova Iorque : United Nations Development Programme. 2020.

SANDERS, Elizabeth B.-N. From user-centered to participatory design approaches. In: FRASCARA, J. (Ed) Design and the social sciences, Taylor & Francis Books Limited, 2002.

SETHI, Kiran Bir. Kiran Bir Sethi ensina crianças a se encarregarem. Palestra proferida

no TED Talks, Índia, nov. 2009. Disponível

em:

https://www.ted.com/talks/kiran_sethi_kids_take_charge?language=pt-br#t-3305.

Acesso em 26 jan. 2021.

SILVA, Cláudia Bordin Rodrigues da Consciência e ação em design de interação : recursos e práticas educacionais abertas para o Esperançar . Tese de doutorado. Curitiba : UFPR. 2019.

SUDJIC, Deyan. . Disponível em: https://www.deyansudjic.com/about. Acesso em 26 de fev. 2021.

Downloads

Publicado

2022-12-22

Como Citar

Theis, M. R., Everling, M. T., & Da Silva, C. B. R. (2022). REFLEXÕES SOBRE O CONTEXTO EDUCACIONAL DE DESIGN PARA ALÉM DA INSTRUMENTALIDADE, FUNDAMENTADAS EM PAULO FREIRE: REFLECTIONS ON THE EDUCATIONAL CONTEXT OF DESIGN BEYOND INSTRUMENTALITY, BASED ON PAULO FREIRE. IX Sustentável, 9(1), 91–101. https://doi.org/10.29183/2447-3073.MIX2023.v9.n1.91-101