DESIGN & ‘VIR-A-SER’: ABORDAGENS PARTICIPATIVAS EM CONTEXTOS URBANO-SOCIAIS

Autores

  • Marli Teresinha Everling UNIVILLE - UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE http://orcid.org/0000-0002-1310-9502
  • Amanda Godgig Universidade da Região de Joinville.
  • Amanda Souza Universidade da Região de Joinville
  • Beatriz Azevedo Universidade da Região de Joinville
  • Camila Munhoz Universidade da Região de Joinville

DOI:

https://doi.org/10.29183/2447-3073.MIX2019.v5.n2.123-134

Palavras-chave:

Design, abordagens participativas, relações de uso

Resumo

O escopo do projeto Ethos aborda questões relacionadas ao Design e relações de uso para além do contexto indústria/serviços. A capacitação de recursos humanos para o design e relações de uso (e processos participativos), bem como, para atuação nos contextos urbano e social é um dos compromissos do projeto. O artigo discute caminhos possíveis conectados com os projetos de conclusão de curso para efetivar este compromisso. A metodologia abrange contextualização, revisão de documentos e publicações produzidos pela equipe do Ethos, autores que fundamentam as escolhas associadas a proposta; estas informações são discutidas a luz do relato de dois trabalhos de conclusão para exemplificar dinâmicas, abordagens e resultados alcançados.

Biografia do Autor

Marli Teresinha Everling, UNIVILLE - UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE

Desenhista industrial (UFSM), Mestre em Engenharia da Produção (UFSM), Doutora em Design (PUC-Rio). Atua nas áreas de  Ergonomia, cognição, aprendizagem, design e conexões com usuários/pessoas. Suas atividades são orientadas a processos participativos, experiência do usuário, usabilidade, não apenas em ambientes digitais, mas também no mundo e na vida real, especialmente, se conectado com abordagens sociais, públicas e educacionais. 

Amanda Godgig, Universidade da Região de Joinville.

Amanda Godgig é graduada em Design de Interiores e co-autora do trabalho de conclusão de curso 'Projeto de Interiores de um Posto de Atendimento do Centro de Valorização da Vida com Ênfase no Design Centrado no Humano' discutido ao longo deste artigo.

Amanda Souza, Universidade da Região de Joinville

Amanda Souza é graduada em Design de Interiores e co-autora do trabalho de conclusão de curso 'Projeto de Interiores de um Posto de Atendimento do Centro de Valorização da Vida com Ênfase no Design Centrado no Humano' discutido ao longo deste artigo.

Beatriz Azevedo, Universidade da Região de Joinville

Beatriz Azevedo é graduada em Design de Interiores e co-autora do trabalho de conclusão de curso 'Abrigo Temporário para Moradores de Rua com Ênfase na Sustentabilidade' discutido ao longo deste artigo.

Camila Munhoz, Universidade da Região de Joinville

Camila Munhoz é graduada em Design de Interiores e co-autora do trabalho de conclusão de curso 'Abrigo Temporário para Moradores de Rua com Ênfase na Sustentabilidade' discutido ao longo deste artigo.

Referências

INSTITUTO CARANGUEJO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL. Disponível em http://www.caranguejo.org.br. Acesso em 09 abr. 2019.

MODA VIVA. Projeto SempreViva. Disponível em: https://modavivauniville.wixsite.com/modaviva. Acesso em 09 abr. 2019.

MODA VIVA. Projeto AmaViva. Disponível em: https://modavivauniville.wixsite.com/modaviva. Acesso em 09 abr. 2019.

PPGDESIGN/UNIVILLE. Projetos de Pesquisa Guarda-Chuva. Disponível em: https://www.univille.edu.br/pt_br/institucional/proreitorias/prppg/setores/pos_graduacao/mestradosdoutorado/mestradodesign/projetosdepesquisaguardachuva/881261. Acesso em 09 abr. 2019.

SOBRAL, João Eduardo Chagas; CAVALCANTI, Anna Luiza Moraes de Sá; EVERLING, Marli Teresinha; ‘Ver com as Mãos’: A Tecnologia 3d Como Recurso Educativo Para Pessoas Cegas. In: Anais do 15º Ergodesign & Usihc [=Blucher Design Proceedings, vol. 2, num. 1]. São Paulo: Blucher, 2015. p. 1327-1335.

EVERLING, Marli Teresinha; SANTOS, Adriane Shibata; CAVALCANTI, Anna Luiza Moraes de Sá; SOBRAL, João Eduardo Chagas; SOUZA, Luis Eduardo; HAENCH, Irma; CRUZ, Allysson Thiago da; ZAMBERLAN, Sidnei; A educação e seu papel mobilizador para o design orientado à qualificação do cenário urbano como espaço de convivência. In: Anais do 11º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design. December 2014 vol. 1 num. 4. Disponível em http://www.proceedings.blucher.com.br/pdf/designproceedings/11ped/00933.pdf. Acessado em: 04 mar. 2015.

EVERLING, Marli T. Projeto Urbe: Uma Experiência Centrada na Capacitação de Recursos Humanos para o Contexto Urbano no Âmbito do Ppgdesign/Univille Observando Conceitos de Design e Relações de Uso. / Urbe Project: An Experience Centered In Human Resources Training For Urban. Revista Ergodesign & HCI, [S.l.], v. 4, n. 1, oct. 2016. ISSN 2317-8876. Disponível em: <http://periodicos.puc-rio.br/index.php/revistaergodesign-hci/article/view/56>. Acesso em: 18 jan.2017.

EVERLING, Marli. Do projeto urbe ao Ethos: uma proposta de reposicionamento das ações de pesquisa técnico-cientifica com ênfase no design e relações de uso.. Revista ErgodesignHCI, [S.l.], v. 5, n. 2, p. 14 - 28, Maio. 2018. ISSN 2317-8876. Disponível em: <http://periodicos.pucrio.br/index.php/revistaergodesign-hci/article/view/418>. Acesso em: 26 may 2018. doi: http://dx.doi.org/10.22570/ergodesignhci.v5i2.4.

EVERLING, Marli T.; THEIS, Mara Rubia; SANTOS, Filipe Mesquita dos; CECYN, Leonardo Calixto Colin; RODRIGUES, Rafaela; LaFRONT, Ronald; "Design, Participação e Engajamento Como Estratégias para Qualificar Relações de Uso em Abordagens de Design no Âmbito do Projeto ETHOS", p. 178-192 . In: . São Paulo: Blucher, 2018. Disponível em https://www.proceedings.blucher.com.br/article-details/design-participao-e-engajamento-como-estratgias-para-qualificar-relaes-de-uso-em-abordagens-de-design-no-mbito-do-projeto-ethos-28193. Acesso em: 29 jan. 2019

EVERLING, Marli T.; SOUZA; Luiz Eduardo; MARTINS, Miguel Cañas; DUARTE STAHN, Maria Odete; KORNER, Edson; GANSKE, Morgana Creuz. Dos Conceitos de Mediação, Aprendizagem e Colaboração às Práticas de Design Participativo Vinculadas Ao Projeto Ethos. Revista ErgodesignHCI, [S.l.], v. 6, n. Especial, p. 44 - 57, july 2018. ISSN 2317-8876. Disponível em: <http://periodicos.puc-rio.br/index.php/revistaergodesign-hci/article/view/533>. Acesso em: 29 jan. 2019. doi: http://dx.doi.org/10.22570/ergodesignhci.v6iEspecial.533.

GANSKE, Morgana Creuz. Design para inovação social: uma perspectiva sobre a atuação do designer em um mundo complexo, em uma aplicação prática denominada Rota do Mangue/ Dissertação de Mestrado. Joinville: UNIVILLE, 2016.

WORLD DESIGN ORGANIZATION. Disponível em http://www.wdo.org. Acesso em 15 de maio de 2018.

CAPRA, Fritjof; LUISI, Pier. A Visão Sistêmica da Vida : Uma Concepção Unificada e suas Implicações Filosóficas, Políticas, Sociais e Econômicas. São Paulo : Cultrix. 2014.

CROSS, Nigel. Desenhante – Pensador do Desenho. Santa Maria : sCHDs. 2004.

JACOBS, Jane, Morte e Vida e Grandes Cidades. São Paulo, Martins Fontes, 2000.

GEHL, Jan. Cidades para Pessoas. Ed. Perspectiva. São Paulo, 2013.

MANZINI, Ezio. Download do Material Didático das palestras. 2014. Disponível em http://www.ufrgs.br/ped2014/php/index.php. Acesso em 29 jun. 2018.

LEE, Jung-Joo; Against Method: The Portability of Method in Human-Centered Design. Disponível em https://aaltodoc.aalto.fi/handle/123456789/1146. Acesso em 29 jun. 2018.

SANDERS, Elizabeth B.-N. From user-centered to participatory design approaches. In: FRASCARA, J. (Ed). Design and the social sciences, Taylor & Francis Books Limited, 2002.

SANDERS , Elizabeth B.-N; STAPPERS, Piter Jan. Probes, toolkits and prototypes: three approachesto making in codesigning. 2014. Disponível em: http://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/15710882.2014.888183?journalCode=ncdn20. Acesso em 16 jul. 2018.

SANDERS; Elizabeth B.; STAPPERS Pieter Jan. Co-creation and the new landscapes of design. 2008. Disponível em http://www.maketools.com/articlespapers/CoCreation_Sanders_Stappers_08_preprint.pdf. Acesso em 17 jul. 2018.

SETHI, Kiran. Design for Change. Disponível em www.dfcworld.com. Acesso em 29 mai. 2018.

LEE, Jung-Joo CV Dowonload. Disponível em http://www.servicedesignlab.net/jungjoolee. Acesso em 3 abr. 2019.

21. SANDERS; Elizabeth. Department of Design – The Ohio State Univerity. https://design.osu.edu/people/sanders.82. Acesso em 3 abr. 2019.

IDEO; Human Centered Design – Kit de Ferramentas. Tradução: Tennyson Pinheiro; José Colucci Jr.; Isabela de Melo. Fundação Bill & Melinda Gates.

AZEVEDO, Beatriz; MUNHOZ, Camila. Abrigo Temporário para Moradores de Rua com Ênfase na Sustentabilidade. Trabalho de Conclusão de Curso. Curso de Design em Interiores da Universidade da Região de Joinville. 2018

GODGIG, Amanda; SOUZA, Amanda. Projeto de Interiores de um Posto de Atendimento do Centro de Valorização da Vida com Ênfase no Design Centrado no Humano. Trabalho de Conclusão de Curso. Curso de Design em Interiores da Universidade da Região de Joinville. 2018.

EVERLING, Marli T.; GODGIG, Amanda, SOUZA, Amanda; AZEVEDO Beatriz; MUNHOZ, Camila. Design e o ‘Vir-a-Ser’: Relações de Uso em Contextos Urbano-Sociais. In: VII Encontro de Sustentabilidade em Projeto/Ensus 209. Florianópolis : UFSC (submetido e aprovado – em via se publicação)

Downloads

Publicado

2019-07-05

Como Citar

Everling, M. T., Godgig, A., Souza, A., Azevedo, B., & Munhoz, C. (2019). DESIGN &amp; ‘VIR-A-SER’: ABORDAGENS PARTICIPATIVAS EM CONTEXTOS URBANO-SOCIAIS. IX Sustentável, 5(2), 123–134. https://doi.org/10.29183/2447-3073.MIX2019.v5.n2.123-134