DE UMA FENOMENOLOGIA DO DESIGN: UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE O FUNDAMENTO DAS RELAÇÕES DE USO FACE AO PROPÓSITO DE MANUTENÇÃO DA VIDA

Resumo de pós-doutorado

Autores

  • Marli Teresinha Everling Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE
  • Roberto Kahlmeyer Mertens Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

DOI:

https://doi.org/10.29183/2447-3073.MIX2023.v9.n3.201-202

Palavras-chave:

design, mundo artificial, ética

Resumo

O Objetivo principal do estágio de pós-doutoramento consistiu em explorar conceitos filosóficos, das obras de Martin Heidegger, Hannah Arendt e Hans Jonas, que pudessem fundamentar as relações de uso, com vista ao design, e com o propósito da manutenção da vida. Para tanto foi estabelecida a sequência de leituras de "A Condição Humana" de  Arendt (2020) e do "Princípio  Responsabilidade" de Jonas (2006) e por último, e mais indiretamente,  "Ser e Tempo" (Sein und Zeit) de  Heidegger (2012). As referências secundárias foram conectadas com "design", "educação ambiental" e "crise ecológica", alguns dos quais serão mencionados ao longo do texto. A pesquisa iniciou com a leitura de reconhecimento dos textos primários e constante realinhamento da bibliografia secundária; após, foram redigidos textos que progrediram para artigos. Os resultados foram apresentados em 4 partes, sendo que que a primeira abrange a compreensão do pensamento de Arendt e sua relação com Jonas; a segunda buscou aprofundar a relação entre tecnologia, design e o pensamento de Jonas; a terceira buscou clarear se havia relações com entre o mundo artificial conforme abordado por Arendt na filosofia e autores do design, e mais, como o Princípio Responsabilidade de Hans Jonas se situa em uma compreensão de mundo artificial, e por fim, a quarta foi dedicada a relação entre design, educação ambiental utilizando com pano de fundo o pensamento de Heidegger. 

Biografia do Autor

Marli Teresinha Everling, Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE

É Doutora em Design e Sociedade pela PUC-Rio (2011), Mestre em Engenharia de Produção (2001) pela Universidade Federal de Santa Maria e graduada em Desenho Industrial (1998) pela mesma instituição. Tem vínculo docente com o Departamento de Design da Universidade da Região de Joinville e com o Mestrado Profissional em Design onde atua nas áreas de ensino, pesquisa e extensão com foco em (i) design e contexto urbano, (ii) design e relações de uso, e (iii) Design, informação e aprendizagem. É Membro do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Design da Univille, da Assessoria Ad-Hoc da Editora da UEL e co-lidera o gupo de pesquisa Laboratório de Estudos em Design-Cidade/LECid.

Roberto Kahlmeyer Mertens, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

Doutor, mestre e bacharel em Filosofia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). Professor adjunto do curso de graduação e do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) e professor colaborador do curso de Filosofia da Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Referências

ARENDT, H. A Condição Humana. 13a ed. São Paulo: Editora Forense. 2020.

CROSS, N. Desenhante: pensador do desenho. Org. & Trad. Lígia Medeiros. Santa Maria, sCHDs, 2004.

EVERLING, M. T. Design e relações de uso à luz de A condição humana, de Hannah

Arendt. In: STVDIVM. Org. Wagner Dalla Costa Felix et al. Volume IV. 2021. PP. 331-354.

EVERLING, M. T. Do design e de uma ética coerente à vida, um ensaio com Hans Jonas. Aoristo - International Journal of Phenomenology, Hermeneutics and Metaphysics, v. 5, n. 2. 2022. PP. p. 210–227.

EVERLING, M. T. Design, educação ambiental e ser-no-mundo: elementos para uma hermenêutica da complexidade e da sustentabilidade In Dossiê Nossa vida, nosso planeta, nossa saúde, Revista Confluências Culturais. v. 11 n. 2. 2022. PP. 58-71

FRY, T. Defuturing - A New Design Philosophy. Bloomsbury, London, 2020. Versão Kindle.

HEIDEGGER, M. Sein und Zeit. Tübingen, Max Niemeyer Verlang, 13a ed. 1976.

JONAS, H. O Princípio Responsabilidade – Ensaio de uma Ética para a Civilização Tecnológica. Rio de Janeiro : PUC-RIO. 2006.

KOVEL, J. The Enemy of Nature: The End of Capitalism or the End of the World? Zeed books, London, 2002.

MARGOLIN, V. A Política do Artificial., Editora Civilização Brasileira, Rio de Janeiro, 2014.

Downloads

Publicado

2023-07-25

Como Citar

Everling, M. T., & Mertens, R. K. (2023). DE UMA FENOMENOLOGIA DO DESIGN: UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE O FUNDAMENTO DAS RELAÇÕES DE USO FACE AO PROPÓSITO DE MANUTENÇÃO DA VIDA: Resumo de pós-doutorado. IX Sustentável, 9(3), 201–202. https://doi.org/10.29183/2447-3073.MIX2023.v9.n3.201-202

Edição

Seção

Graduação, Iniciação Científica e Pós-graduação