DESIGN & O VIR A SER: FUNDAMENTOS DE EDUCAÇÃO E ECOLOGIA ORIENTADOS PARA UM MUNDO EM TRANSFORMAÇÃO.
DOI:
https://doi.org/10.29183/2447-3073.MIX2020.v6.n1.135-143Palavras-chave:
Design, Educação, Ecologia.Resumo
O artigo visa aprofundar conceitos relacionados a educação, ecologia e design no intuito de fundamentar ações educacionais e de capacitação profissional conduzidas no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Design da Universidade da Região de Joinville (PPGDesign/Univille) por meio dos projetos ETHOS (Design e relações de uso), ÍRIS (A imagem fotográfica e as ferramentas de concepção e desenvolvimento de projetos de artefatos tridimensionais), RE-CRIAR (As dimensões criativas do design para a sustentabilidade), e, DESUS (Estudos e Ações Orientados para o Design, Sustentabilidade e Inovação Social) que atuam em colaboração por meio dos grupos HOMERO#3D (orientado para aspectos cognitivos e necessidades de pessoas cegas) e LECid (Laboratório de Estudos em Design Cidade). A metodologia considerou a revisão de abordagens ecológicas e educacionais (conectadas com os objetivos da discussão). Os resultados apontam para a integração dos processos do design e da educação como estratégia de preparação e auto-educação dos cidadãos para a cultura do cuidado, bem como, o potencial do design como agente da transformação requerida para a manutenção da vida e para o estabelecimento de consensos (ideacionais e comportamentais) que propiciem uma cultura material mais adequada em termos ecológicos (não apenas para a vida humana mas a biodiversidade).
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