DESIGN & O VIR A SER: FUNDAMENTOS DE EDUCAÇÃO E ECOLOGIA ORIENTADOS PARA UM MUNDO EM TRANSFORMAÇÃO.

Autores

  • Marli Teresinha Everling UNIVILLE - UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE
  • João Eduardo Chagas Sobral Universidade da Região de Joinville https://orcid.org/0000-0001-5758-9985
  • Anna Luiza Morais de Sá Cavalcanti

DOI:

https://doi.org/10.29183/2447-3073.MIX2020.v6.n1.135-143

Palavras-chave:

Design, Educação, Ecologia.

Resumo

O artigo visa aprofundar conceitos relacionados a educação, ecologia e design no intuito de fundamentar ações educacionais e de capacitação profissional conduzidas no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Design da Universidade da Região de Joinville (PPGDesign/Univille) por meio dos projetos ETHOS (Design e relações de uso), ÍRIS (A imagem fotográfica e as ferramentas de concepção e desenvolvimento de projetos de artefatos tridimensionais), RE-CRIAR (As dimensões criativas do design para a sustentabilidade), e, DESUS (Estudos e Ações Orientados para o Design, Sustentabilidade e Inovação Social)  que atuam em colaboração por meio dos grupos HOMERO#3D (orientado para aspectos cognitivos e necessidades de pessoas cegas) e LECid (Laboratório de Estudos em Design Cidade). A metodologia considerou a revisão de abordagens ecológicas e educacionais (conectadas com os objetivos da discussão). Os resultados apontam para a integração dos  processos do design e da educação como estratégia de preparação e auto-educação dos cidadãos para a cultura do cuidado, bem como, o  potencial do design como agente da transformação requerida para a manutenção da vida e para o estabelecimento de consensos (ideacionais e comportamentais) que propiciem uma cultura material mais adequada em termos ecológicos (não apenas para a vida humana mas a biodiversidade).

Biografia do Autor

Marli Teresinha Everling, UNIVILLE - UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE

É Doutora em Design e Sociedade pela PUC-Rio (2011), Mestre em Engenharia de Produção (2001) pela Universidade Federal de Santa Maria e graduada em Desenho Industrial pela mesma instituição. Atua em pesquisas, orientações e atividades docentes e técnico-científicas (no Programa de Pós-Graduação em Design e no curso de Bacharelado em Design da Universidade da Região de Joinville/Univille) em temas relacionados a: processos participativos, aprendizagem, educação ambiental, design, ergonomia, experiência do usuário, usabilidade, não apenas em ambientes digitais, mas também no mundo e na vida real, especialmente em abordagens sociais, públicas e educacionais.

João Eduardo Chagas Sobral, Universidade da Região de Joinville

Doutor em Design e Sociedade pela PUC-Rio (2011). Mestrado em Educação pela FURB-Fundação Universidade Regional de Blumenau (2002). Graduado em Comunicação Visual pela Universidade Federal de Pernambuco (1983). Chefiou do Departamento de Design da Univille - Universidade da Região de Joinville, Santa Catarina, no período de 2002 a 2012. Representou o estado de Santa Catarina como membro do Colegiado de Design no Conselho Nacional de Políticas Culturais (CNPC- Ministério da Cultura) de 2012 a 2014. Coordenou o Programa de Pós-Graduação em Design na Univille de 2013 a 2016 e retornou à coordenação em 2018. Pesquisador CNPq/Universal no período de 2013 a 2017. É consultor Ad hoc da CAPES, FAPESC e do Conselho Estadual de Educação de Santa Catarina (CEE/ SC). Conselheiro de Cultura da cidade de Joinville/Santa Catarina; Coordenador do Fórum Nacional de Pós-Graduação em Design; Membro da Diretoria de Internacionalização da CAPES e Professor Titular da Universidade da Região de Joinville/Univille, com experiência nas áreas do Design, com ênfase em Educação e Imagem, atuando principalmente nos seguintes temas: Fotografia, Artes, Comunicação Visual, Desenvolvimento de produto, Ergonomia e Usabilidade. Coordenador do projeto de pesquisa Design e Processos e do Laboratório Iris, ambos ligados ao PPGDesign/Univille.

Anna Luiza Morais de Sá Cavalcanti

Graduação em Desenho Industrial pela Universidade Federal de Pernambuco (1983). Master em Industrial Design com enfoque em Biônica pelo Centro Ricerca do Istituto Europeo di Design-IED-Milão-Itália (1992). Atuou como especialista em design de produto de 1997 a 2008 na Whirlpool Eletrodomésticos S.A., empresa multinacional detentora das marcas Brastemp, Consul, Whirlpool e Eslabon de Lujo , desenvolvendo produtos para o mercado nacional e exportação, abrangendo a America Latina, EUA, Ásia e Europa. Participou em atividades de pesquisa e inovação com foco em estratégia de produtos. Integrou a equipe Corporativa de Responsabilidade Social com foco em ações de sustentabilidade na área de desenvolvimento de produtos. Atuou na área de design e inovação na empresa NGama-Núcleo Gama Design no período de 2013-2015. Atualmente leciona nos cursos de graduação e mestrado em design na Univille - Universidade da Região de Joinville, Santa Catarina.

Referências

BOFF, Leonardo. O Cuidado Necessário - Na Vida, na Saúde, na Educação, na Ecologia, na Ética e na Espiritualidade. Petrópolis : Vozes. 2012.

BARNET, Andrea. Visionary Women: How Rachel Carson, Jane Jacobs, Jane Goodall, and Alice Waters Changed our World. Harper Collins : 2018.

CAPRA, Fritjof; LUISI, Pier. A Visão Sistêmica da Vida : Uma Concepção Unificada e suas Implicações Filosóficas, Políticas, Sociais e Econômicas. São Paulo : Cultrix. 2014.

CAVALCANTI, Anna Luiza Moraes. Projeto RE-CRIAR - As dimensões criativas do design para a sustentabilidade. Joinville : Univille. 2017.

CARSON, Rachel. Sob o Mar e Vento. São Paulo. Gaia. 2010.

CARSON, Rachel. O Mar que nos cerca. São Paulo. Gaia. 2010.

CARSON, Rachel. Primavera Silenciosa. São Paulo. Gaia. 2010.

COSTA M. S. P. (1). Maria Montessori e seu método. Linhas Críticas, 7(13), 2001, pp. 305-320. https://doi.org/10.26512/lc.v7i13.2914

CSIKSZENTMIHALYI, Mihaly. The Evolving Self - A Psychology for the Third Millennium. HaperPerennial. SD.

CROSS, Nigel. Desenhante – Pensador do Desenho. Santa Maria : sCHDs. 2004.

EVERLING, Marli Teresinha. Projeto ETHOS - Design & Relações de Uso. Joinville : Univille. 2017.

EVERLING, Marli T.; GODGIG, Amanda, SOUZA, Amanda; AZEVEDO Beatriz; MUNHOZ, Camila. Design & ‘Vir-a-Ser’: Abordagens Participativas em Contextos Urbano-Sociais. In: Mix Sustentável (edição especial VII ENSUS). v. 5, n. 2 (2019).

FREIRE, Paulo. A Pedagogia da Autonomia - saberes necessários a prática educativa. 12º impressão. São Paulo : Terra e Paz. 1999.

FREIRE, Paulo. A Pedagogia da Esperança. São Paulo : Terra e Paz. 2014.

GEHL, Jan. Cidades para Pessoas. Ed. Perspectiva. São Paulo, 2013.

HARARI, Yuval Noah.Homo Sapiens: Uma breve história da humanidade..Porto Alegre: LPM, 2014.

JACOBS, Jane, Morte e Vida e Grandes Cidades. São Paulo, Martins Fontes, 2000.

LYNCH, Kevin. A imagem da cidade. São Paulo: Martins Fontes, 1980.

MANZINI, Ezio. Download do Material Didático das palestras. 2014. Disponível em http://www.ufrgs.br/ped2014/php/index.php. Acesso em 29 jun. 2018.

MARGOLIN, Victor. A Política do Artificial - Ensaios e Estudos Sobre Design. Rio de Janeiro : Civilização Brasileira. 2014.

SANDERS, Elizabeth B.-N. From user-centered to participatory design approaches. In: FRASCARA, J. (Ed). Design and the social sciences, Taylor & Francis Books Limited, 2002.

SANDERS, Elizabeth B.-N; STAPPERS, Piter Jan. Probes, toolkits and prototypes: three approachesto making in codesigning. 2014. Disponível em: http://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/15710882.2014.888183?journalCode=ncdn20. Acesso em 16 jul. 2018.

SANDERS; Elizabeth B.; STAPPERS Pieter Jan. Co-creation and the new landscapes of design. 2008. Disponível em http://www.maketools.com/articlespapers/CoCreation_Sanders_Stappers_08_preprint.pdf. Acesso em 17 jul. 2018.

SETHI, Kiran. Design for Change. Disponível em www.dfcworld.com. Acesso em 29 mai. 2018.

SCHÖN, Donald A. Educando o profissional reflexivo: um novo design para o ensino e aaprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 2000.

SOBRAL, João Eduardo Chagas; CAVALCANTI, Anna Luiza Moraes de Sá; EVERLING, Marli Teresinha; ‘Ver com as Mãos’: A Tecnologia 3d Como Recurso Educativo Para Pessoas Cegas. In: Anais do 15º Ergodesign & Usihc [=Blucher Design Proceedings, vol. 2, num. 1]. São Paulo: Blucher, 2015. p. 1327-1335.

SOBRAL, João Eduardo Chagas; EVERLING, Marli Teresinha; CAVALCANTI, Anna Luiza Moraes de Sá; Ver com as mãos e dar à luz um mundo: a Tecnologia 3D e suas possibilidades cognitivas para pessoas cegas. In: Cuadernos del Centro de Estudios de Diseño y Comunicación Nº83. Pp. pp. 179-192

SOBRAL, João Eduardo Chagas; EVERLING, Marli Teresinha; CAVALCANTI, Anna Luiza Moraes de Sá; Ações Estratégicas para Translação de Conhecimento entre Academia e Sociedade: um estudo de caso no âmbito do PPGDesign da Univille. Submetido e aprovado ao periódico Cuadernos del Centro de Estudios de Diseño y Comunicación (em vias de publicação.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2020-03-23

Como Citar

Everling, M. T., Sobral, J. E. C., & Cavalcanti, A. L. M. de S. (2020). DESIGN & O VIR A SER: FUNDAMENTOS DE EDUCAÇÃO E ECOLOGIA ORIENTADOS PARA UM MUNDO EM TRANSFORMAÇÃO. IX Sustentável, 6(1), 135–143. https://doi.org/10.29183/2447-3073.MIX2020.v6.n1.135-143