APLICAÇÃO DE PROJETOS DE DESIGN NA GESTÃO DE RESÍDUOS DA UFSC
DOI:
https://doi.org/10.29183/2447-3073.MIX2021.v7.n4.61-70Palavras-chave:
Gestão de resíduos, design, ação de extensãoResumo
Este artigo apresenta o resultado da ação de um projeto de extensão cujo objetivo era desenvolver ações por meio do Design para a Gestão de Resíduos da UFSC e do NDI (Núcleo de Desenvolvimento Infantil). Atendendo a demanda da universidade que conforme previsto na Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), Lei 12.305 de 2010, está sujeita à elaboração do Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS), pois a composição, natureza e volume de seus resíduos sólidos gerados diferem dos resíduos domiciliares de responsabilidade do Poder Público. O artigo mostra que por meio do envolvimento de alunos bolsistas, alunos voluntários e alunos da disciplina de metodologia de projeto do curso de Design e Design de Produto, foram projetados e produzidos diversos objetos: coletores binários para a área externa do campus, jogos para sensibilizar pessoas em relação ao descarte adequado, material para valorização dos catadores e material para auxiliar na educação ambiental do NDI.
Referências
ANTUNES, Ângela; PADILHA, Paulo Roberto. Educação cidadã, educação integral: fundamentos e práticas. São Paulo: Instituto Paulo Freire, 2010.
ABRELPE. Panorama dos resíduos sólidos no Brasil 2020. Disponível em: https://abrelpe.org.br/panorama/ Acesso em: 5 de novembro, 2020.
COMCAP. Gestão dos Resíduos em Florianópolis: Florianópolis: Comcap, 2019. Color. Disponível em: <http://www.pmf.sc.gov.br/arquivos/arquivos/pdf/28_03_2012_12.14.43.479674c6336c7d401fc5b3775836ac3a.pdf>. Acesso em: 5 de novembro, 2020.
COMPANHIA DE MELHORAMENTO DA CAPITAL- COMCAP (Florianópolis). Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos- PGRS: Município de Florianópolis/SC. Florianópolis, 2019. Disponível em: http://www.pmf.sc.gov.br/entidades/comcap/index.php?cms=plano+de+gerenciamento+de+residuos+solidos&menu=8. Acesso em: novembro de 2020.
BRASIL. Decreto n.° 12.305, de 2 de agosto de 2010, institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos; altera a Lei no 9.605, de 12 de fevereiro de 1998; e dá outras providências. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, p.3. Seção 1. Diário Oficial da União (DOU) de 03 de agosto de 2010.
BRASIL. Decreto n.°5.940, de 25 de outubro de 2006, institui a separação dos resíduos recicláveis descartados pelos órgãos e entidades da administração pública federal direta e indireta, na fonte geradora, e a sua destinação às associações e cooperativas dos catadores de materiais recicláveis, e dá outras providências. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF.
BROWN, Tim. Design Thinking: Uma metodologia poderosa para decretar o fim das velhas ideias. Rio de Janeiro: Elsevier Editora Ltds, 2009. 249 p.
KRAUSE, Laís; QUARESMA, Juliana. Cartilha de formação desafio lixo zero. Relatório de projeto da disciplina Metodologia de projeto do curso de design da UFSC. 2017.
NEMER, Gabriel. Cata-quí.: Jogo para separação de resíduos. Relatório de projeto da disciplina Metodologia de projeto do curso de design da UFSC. 2018.
MARGOLIN, Sylvia; MARGOLIN, Victor. A “Social Model” of Design: issues of practice and research. 2002. Disponível em: http://www.yorku.ca/wsywong/course/ysdn3104_04/ margolinsocial.pdf>. Acesso em: 19 maio 2013.
PAZMINO, Ana Veronica. Relatório de projeto de extensão. Proex. 2018
PRÉVE, Marina Koerich. Coletor de Resíduo Binário Para o Campus da Universidade Federal de Santa Catarina. Projeto de conclusão do Curso de Design. 2017.
VIANNA, Mauricio. et al. Design Thinking: Inovação em negócios. MJV, 2012.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).