APLICAÇÃO DE PROJETOS DE DESIGN NA GESTÃO DE RESÍDUOS DA UFSC

Ana Veronica Pazmino

Resumo


Este artigo apresenta o resultado da ação de um projeto de extensão cujo objetivo era desenvolver ações por meio do Design para a Gestão de Resíduos da UFSC e do NDI (Núcleo de Desenvolvimento Infantil). Atendendo a demanda da universidade que conforme previsto na Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), Lei 12.305 de 2010, está sujeita à elaboração do Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS), pois a composição, natureza e volume de seus resíduos sólidos gerados diferem dos resíduos domiciliares de responsabilidade do Poder Público. O artigo mostra que por meio do envolvimento de alunos bolsistas, alunos voluntários e alunos da disciplina de metodologia de projeto do curso de Design e Design de Produto, foram projetados e produzidos diversos objetos: coletores binários para a área externa do campus, jogos para sensibilizar pessoas em relação ao descarte adequado, material para valorização dos catadores e material para auxiliar na educação ambiental do NDI.


Palavras-chave


Gestão de resíduos; design; ação de extensão

Texto completo:

PDF/A

Referências


ANTUNES, Ângela; PADILHA, Paulo Roberto. Educação cidadã, educação integral: fundamentos e práticas. São Paulo: Instituto Paulo Freire, 2010.

ABRELPE. Panorama dos resíduos sólidos no Brasil 2020. Disponível em: https://abrelpe.org.br/panorama/ Acesso em: 5 de novembro, 2020.

COMCAP. Gestão dos Resíduos em Florianópolis: Florianópolis: Comcap, 2019. Color. Disponível em: . Acesso em: 5 de novembro, 2020.

COMPANHIA DE MELHORAMENTO DA CAPITAL- COMCAP (Florianópolis). Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos- PGRS: Município de Florianópolis/SC. Florianópolis, 2019. Disponível em: http://www.pmf.sc.gov.br/entidades/comcap/index.php?cms=plano+de+gerenciamento+de+residuos+solidos&menu=8. Acesso em: novembro de 2020.

BRASIL. Decreto n.° 12.305, de 2 de agosto de 2010, institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos; altera a Lei no 9.605, de 12 de fevereiro de 1998; e dá outras providências. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, p.3. Seção 1. Diário Oficial da União (DOU) de 03 de agosto de 2010.

BRASIL. Decreto n.°5.940, de 25 de outubro de 2006, institui a separação dos resíduos recicláveis descartados pelos órgãos e entidades da administração pública federal direta e indireta, na fonte geradora, e a sua destinação às associações e cooperativas dos catadores de materiais recicláveis, e dá outras providências. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF.

BROWN, Tim. Design Thinking: Uma metodologia poderosa para decretar o fim das velhas ideias. Rio de Janeiro: Elsevier Editora Ltds, 2009. 249 p.

KRAUSE, Laís; QUARESMA, Juliana. Cartilha de formação desafio lixo zero. Relatório de projeto da disciplina Metodologia de projeto do curso de design da UFSC. 2017.

NEMER, Gabriel. Cata-quí.: Jogo para separação de resíduos. Relatório de projeto da disciplina Metodologia de projeto do curso de design da UFSC. 2018.

MARGOLIN, Sylvia; MARGOLIN, Victor. A “Social Model” of Design: issues of practice and research. 2002. Disponível em: http://www.yorku.ca/wsywong/course/ysdn3104_04/ margolinsocial.pdf>. Acesso em: 19 maio 2013.

PAZMINO, Ana Veronica. Relatório de projeto de extensão. Proex. 2018

PRÉVE, Marina Koerich. Coletor de Resíduo Binário Para o Campus da Universidade Federal de Santa Catarina. Projeto de conclusão do Curso de Design. 2017.

VIANNA, Mauricio. et al. Design Thinking: Inovação em negócios. MJV, 2012.




DOI: https://doi.org/10.29183/2447-3073.MIX2021.v7.n4.61-70

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2021 Ana Veronica Pazmino

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

 

Advanced Sciences

 
www.journal-index.org