VEGANISMO E CONSUMO CONSCIENTE: REFLEXÕES SOBRE O SETOR DE VESTUÁRIO BRASILEIRO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29183/2447-3073.MIX2021.v7.n3.127-140

Palavras-chave:

Veganismo, Consumo consciente, Indústrias Têxtil e de Confecção

Resumo

O surgimento de marcas como Ahimsa (São Paulo), Apuê (Paraná) e Insecta Shoes (Rio Grande do Sul), entre 2013 e 2015, pode sinalizar um cenário de mudança no panorama do consumo consciente no Brasil, em especial, em relação ao veganismo. A partir dessa hipótese, o presente artigo objetiva evidenciar, por meio de levantamento bibliográfico, quais são as marcas nacionais de vestuário que atendem aos consumidores veganos, bem como quais os segmentos de mercado em que atuam. Para tanto, foram utilizados dados secundários de pesquisas já realizadas sobre o tema, o que permite compreender este artigo, metodologicamente, como pesquisa bibliográfica, descritiva e qualitativa. Os resultados alcançados confirmaram a hipótese traçada inicialmente e indicaram a existência de dezoito marcas declaradamente veganas em atuação no país, em especial, nos segmentos de moda casual, de acessórios e de calçados.

Biografia do Autor

Valdecir Babinski Júnior, Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC)

Mestre em Design de Vestuário e Moda (2020) pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). É especialista em Marketign (2018) pela Universidade de São Paulo (USP). É graduado em Moda, com habilitação em Design de Moda (2014), pela Udesc. Atualmente, é professor substituto do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC).

Mariana Moreira Carvalho, Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc)

É mestranda do Programa de Pós-Graduação em Design de Vestuário e Moda da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). É pós-graduada em Design de Moda (2018) pelo Istituto Europeo di Design (IED Firenze). É graduada em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda (2016) pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). 

Mariana Luisa Schaeffer Brilhante, Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc)

É mestranda do Programa de Pós-Graduação em Design de Vestuário e Moda da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). É especialista em Moda, Mídia e Mercado (2020) pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do Rio Grande do Sul (SENAC-RS). É especialista em Estudos Culturais e os Currículos Escolares Contemporâneos da Educação (2018) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). É graduada em Design de Moda (2017) pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA). É graduanda em Letras pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS). 

Dulce Maria Holanda Maciel, Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc)

É doutora em Engenharia de Produção (2007) pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). É mestre em Engenharia da Produção (2002) pela UFSC. É especialista em Produto de Moda (2007) pela Faculdade Estácio de Sá. É graduada em Design de Moda (2010) pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). É graduada em Engenharia Elétrica (1986) pela Udesc. Atualmente, é professora do quadro efetivo do bacharelado em moda e do Programa de Pós-Graduação em Design de Vestuário e Moda (PPGModa) da Udesc.

Neide Köhler Schulte, Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc)

É doutora em Design (2011) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). É mestre em Engenharia da Produção (2003) pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). É especialista em Ensino da Arte: fundamentos estéticos e metodológicos (1998) pela Universidade da Região de Joinville (UNIVILLE). É graduada pela Desenho e Plástica (1992) pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Atualmente, é professora do quadro efetivo do bacharelado em moda e do Programa de Pós-Graduação em Design de Vestuário e Moda (PPGModa) da Udesc.

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Publicado

2021-08-01

Como Citar

Babinski Júnior, V., Carvalho, M. M., Brilhante, M. L. S., Maciel, D. M. H., & Schulte, N. K. (2021). VEGANISMO E CONSUMO CONSCIENTE: REFLEXÕES SOBRE O SETOR DE VESTUÁRIO BRASILEIRO. IX Sustentável, 7(3), 127–140. https://doi.org/10.29183/2447-3073.MIX2021.v7.n3.127-140

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