Moda e Consumo Sustentável: um exemplo de Florianópolis (SC)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29183/2447-3073.MIX2020.v7.n1.93-110

Palavras-chave:

Moda, Consumo sustentável, Produção sustentável, Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Resumo

Com o objetivo de verificar por meio de um negócio de Moda, de Florianópolis (SC), como se configura o con-sumo sustentável localmente, o presente artigo explora o exemplo da marca de bolsas e de acessórios Black Purpurin. Como hipótese, estima-se que consumidores locais procuram pela empresa por sua ênfase na susten-tabilidade e, de modo recíproco, ela lhes legitima o comportamento pró-sustentabilidade. Metodologicamen-te, este artigo enquadra-se como pesquisa aplicada, qualitativa, descritiva, bibliográfica e de campo. Utilizou-se como instrumento de coleta de dados uma entrevista roteirizada com vinte perguntas abertas destinadas à coproprietária da marca. A literatura foi investigada à luz do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 12 — Consumo e Produção Sustentáveis — da Organização das Nações Unidas (ONU). Por fim, a hipótese traçada pelos autores foi refutada no exemplo verificado e se evidenciou que os consumidores locais buscam exercer o poder de consumo por intermédio de aspectos estéticos-formais e valores imateriais. Ou seja, antes de critérios sustentáveis, estes valorizam o design, a exclusividade, a possibilidade de customização e o processo de im-pressão em 3D das peças comercializadas pela marca supracitada.

Biografia do Autor

  • Valdecir Babinski Júnior, Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc)
    É mestrando em Design de Vestuário e Moda pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). É especialista em Marketing pela Universidade de São Paulo (USP, 2018). É graduado em Moda, com habilitação em Design de Moda, pela Udesc (2014). Atualmente, é professor substituto do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC).
  • Paula Martin, Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul)
    Graduada em Relações Internacionais pela Universidade do Sul de Santa Catarina (2020).
  • Mariana Luísa Schaeffer Brilhante, Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc)
    É mestranda em Design de Vestuário e Moda pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). É especialista em Estudos Culturais e os Currículos Escolares Contemporâneos da Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS, 2018). É graduada em Design de Moda pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA, 2017).
  • Lucas da Rosa, Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc)

    É professor do Programa de Pós-Graduação em Design de Vestuário e Moda (PPGModa) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). É doutor em Design pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ, 2012). É mestre em Educação e Cultura pela Udesc (2005). É especialista em Moda: Criação e Produção, também pela Udesc (2002). É graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC, 2000).

  • Dulce Maria Holanda Maciel, Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc)

    É professora do Programa de Pós-Graduação em Design de Vestuário e Moda (PPGModa) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). É doutora em Engenharia da Produção com ênfase em Gestão de Design, Ergonomia e Meio Ambiente pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC, 2007). É mestre em Engenharia de Produção com ênfase em Gestão Ambiental pela UFSC (2002). É especialista em Design de Moda pela Universidade Estácio de Sá (2011). É graduada em Engenharia Elétrica pela UFSC (1986) e em Moda pela Udesc (2011).

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Publicado

2020-12-21

Como Citar

Moda e Consumo Sustentável: um exemplo de Florianópolis (SC). (2020). MIX Sustentável, 7(1), 93-110. https://doi.org/10.29183/2447-3073.MIX2020.v7.n1.93-110

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