Moda e Consumo Sustentável: um exemplo de Florianópolis (SC)

Valdecir Babinski Júnior, Paula Martin, Mariana Luísa Schaeffer Brilhante, Lucas da Rosa, Dulce Maria Holanda Maciel

Resumo


Com o objetivo de verificar por meio de um negócio de Moda, de Florianópolis (SC), como se configura o con-sumo sustentável localmente, o presente artigo explora o exemplo da marca de bolsas e de acessórios Black Purpurin. Como hipótese, estima-se que consumidores locais procuram pela empresa por sua ênfase na susten-tabilidade e, de modo recíproco, ela lhes legitima o comportamento pró-sustentabilidade. Metodologicamen-te, este artigo enquadra-se como pesquisa aplicada, qualitativa, descritiva, bibliográfica e de campo. Utilizou-se como instrumento de coleta de dados uma entrevista roteirizada com vinte perguntas abertas destinadas à coproprietária da marca. A literatura foi investigada à luz do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 12 — Consumo e Produção Sustentáveis — da Organização das Nações Unidas (ONU). Por fim, a hipótese traçada pelos autores foi refutada no exemplo verificado e se evidenciou que os consumidores locais buscam exercer o poder de consumo por intermédio de aspectos estéticos-formais e valores imateriais. Ou seja, antes de critérios sustentáveis, estes valorizam o design, a exclusividade, a possibilidade de customização e o processo de im-pressão em 3D das peças comercializadas pela marca supracitada.


Palavras-chave


Moda; Consumo sustentável; Produção sustentável; Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

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DOI: https://doi.org/10.29183/2447-3073.MIX2020.v7.n1.93-110

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