Moda e Consumo Sustentável: um exemplo de Florianópolis (SC)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29183/2447-3073.MIX2020.v7.n1.93-110

Palavras-chave:

Moda, Consumo sustentável, Produção sustentável, Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Resumo

Com o objetivo de verificar por meio de um negócio de Moda, de Florianópolis (SC), como se configura o con-sumo sustentável localmente, o presente artigo explora o exemplo da marca de bolsas e de acessórios Black Purpurin. Como hipótese, estima-se que consumidores locais procuram pela empresa por sua ênfase na susten-tabilidade e, de modo recíproco, ela lhes legitima o comportamento pró-sustentabilidade. Metodologicamen-te, este artigo enquadra-se como pesquisa aplicada, qualitativa, descritiva, bibliográfica e de campo. Utilizou-se como instrumento de coleta de dados uma entrevista roteirizada com vinte perguntas abertas destinadas à coproprietária da marca. A literatura foi investigada à luz do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 12 — Consumo e Produção Sustentáveis — da Organização das Nações Unidas (ONU). Por fim, a hipótese traçada pelos autores foi refutada no exemplo verificado e se evidenciou que os consumidores locais buscam exercer o poder de consumo por intermédio de aspectos estéticos-formais e valores imateriais. Ou seja, antes de critérios sustentáveis, estes valorizam o design, a exclusividade, a possibilidade de customização e o processo de im-pressão em 3D das peças comercializadas pela marca supracitada.

Biografia do Autor

Valdecir Babinski Júnior, Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc)

É mestrando em Design de Vestuário e Moda pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). É especialista em Marketing pela Universidade de São Paulo (USP, 2018). É graduado em Moda, com habilitação em Design de Moda, pela Udesc (2014). Atualmente, é professor substituto do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC).

Paula Martin, Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul)

Graduada em Relações Internacionais pela Universidade do Sul de Santa Catarina (2020).

Mariana Luísa Schaeffer Brilhante, Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc)

É mestranda em Design de Vestuário e Moda pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). É especialista em Estudos Culturais e os Currículos Escolares Contemporâneos da Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS, 2018). É graduada em Design de Moda pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA, 2017).

Lucas da Rosa, Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc)

É professor do Programa de Pós-Graduação em Design de Vestuário e Moda (PPGModa) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). É doutor em Design pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ, 2012). É mestre em Educação e Cultura pela Udesc (2005). É especialista em Moda: Criação e Produção, também pela Udesc (2002). É graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC, 2000).

Dulce Maria Holanda Maciel, Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc)

É professora do Programa de Pós-Graduação em Design de Vestuário e Moda (PPGModa) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). É doutora em Engenharia da Produção com ênfase em Gestão de Design, Ergonomia e Meio Ambiente pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC, 2007). É mestre em Engenharia de Produção com ênfase em Gestão Ambiental pela UFSC (2002). É especialista em Design de Moda pela Universidade Estácio de Sá (2011). É graduada em Engenharia Elétrica pela UFSC (1986) e em Moda pela Udesc (2011).

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Publicado

2020-12-21

Como Citar

Babinski Júnior, V., Martin, P., Brilhante, M. L. S., Rosa, L. da, & Maciel, D. M. H. (2020). Moda e Consumo Sustentável: um exemplo de Florianópolis (SC). IX Sustentável, 7(1), 93–110. https://doi.org/10.29183/2447-3073.MIX2020.v7.n1.93-110

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