PARA ALÉM DO OTIMISMO: A SUSTENTABILIDADE NA MODA DURANTE A PANDEMIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29183/2447-3073.MIX2022.v8.n1.19-28

Palavras-chave:

Covid-19, Sustentabilidade, Moda.

Resumo

O objetivo deste artigo é identificar se a pandemia causada pela Covid-19 impactou as ações relacionadas à sustentabilidade que já estavam sendo praticadas na indústria da moda, relacionando desenvolvimento sustentável, moda e consumo. Foi realizada uma pesquisa básica, descritiva e de natureza qualitativa, com coleta de dados realizada por meio de questionário aberto junto à duas empresas de grande porte e que possuem ações relativas à sustentabilidade incorporadas em suas operações, sendo fundamentada por revisão bibliográfica, por meio de consultas em livros e sites, análise de estudos de mercado e de matérias recentes veiculadas na imprensa. Por intermédio das respostas obtidas, pode-se observar que, mesmo em meio aos inúmeros desafios provocados pela pandemia, não houve mudanças ou interrupções no curso das ações com foco em sustentabilidade entre as empresas pesquisadas e, por se tratar de um contexto ainda em construção, o legado da Covid-19 para a moda permanece incerto.

Biografia do Autor

Aline Zanzi, Universidade do Estado de Santa Catarina

Mestranda em Design de Vestuário e Moda, possui Graduação em Design de Moda pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (2012) e Pós Graduação Lato Sensu em Criação de Moda pela Faculdade Senac de Criciúma (2016). Estilista, especialista em moda feminina, atua desde 2012 na indústria do vestuário. Tem experiência na área de Desenho Industrial, com ênfase em Desenho de Produto. Trabalha diretamente com pesquisa de moda e tendências e na elaboração de campanhas e editoriais de moda.

Icléia Silveira, Universidade do Estado de Santa Catarina

Professora Efetiva da Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC; Membro do Grupo de Pesquisa Design de Moda e Tecnologia (UDESC/CNPq); Coordenadora e Professora do Mestrado Profissional em Design de Vestuário e Moda PPGMODA/UDESC; Coordenadora do Laboratório de Tecnologia Do Vestuário e Economia Criativa

Lucas da Rosa, Universidade do Estado de Santa Catarina

Bacharel em Ciências Econômicas (Ano: 2000) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Especialista no Lato-Sensu em Moda: Criação e Produção (Ano: 2002) e Mestre em Educação e Cultura (Ano: 2005), ambas formações na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Doutor em Design (Ano 2012) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Atualmente é professor efetivo na UDESC, trabalhando no Bacharelado em Moda e no Programa de Pós-Graduação do Mestrado Profissional de Design de Vestuário e Moda (PPGModa). Tem experiência no Setor de Moda, com ênfase na Tecnologia do Vestuário, trabalhando principalmente na concepção e desenvolvimento de produtos.

Neide Köhler Schulte, Universidade do Estado de Santa Catarina

Graduação em Desenho e Plástica pela Universidade Federal de Santa Maria UFSM-RS (1992), especialização em Ensino da Arte pela UNIVILLE e especialização em Moda pela Universidade do Estado de Santa Catarina UDESC-SC, mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina UFSC-SC (2003), doutorado em Design pela PUC-Rio (2011). Atualmente é professora titular da Universidade do Estado de Santa Catarina. Tem experiência nas áreas de Artes, Moda e Design com ênfase em sustentabilidade, atuando principalmente nos seguintes temas: design de superfície, desenho digital, estamparia, audiovisual, ecomoda, ecofeminismo, sustentabilidade, responsabilidade socioambiental e cultural, economia solidária, circular e criativa.

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Publicado

2021-12-01

Como Citar

Zanzi, A., Silveira, I., da Rosa, L., & Schulte, N. K. (2021). PARA ALÉM DO OTIMISMO: A SUSTENTABILIDADE NA MODA DURANTE A PANDEMIA. IX Sustentável, 8(1), 19–28. https://doi.org/10.29183/2447-3073.MIX2022.v8.n1.19-28