RENDENDO-SE AO BILRO: A RESSIGNIFICAÇÃO CONTEMPORÂNEA DO LUXO EM PRODUTOS ARTESANAIS SUSTENTÁVEIS

Autores

  • Jamilly Machado UDESC - Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Daniela Novelli UDESC - Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Neide Kohler Schulte UDESC - Universidade do Estado de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.29183/2447-3073.MIX2022.v8.n4.77-85

Palavras-chave:

Moda, Luxo, Feito a mão, Renda de Bilro, Consumo emocional

Resumo

Diante da emergência contemporânea de um novo mercado de luxo, pautado em valores simbólicos, culturais e experienciais, sem abrir mão da exclusividade, percebe-se uma crescente procura por produtos sustentáveis. Produtos artesanais feitos à mão se encaixam nos dois fenômenos – luxo e sustentabilidade, pois possuem atributos de exclusividade, valor simbólico e cultural, bem como empregam o processo slow de fabricação e mão-de-obra local. Nesse sentido, a renda de Bilro catarinense foi escolhida como objeto de estudo de uma pesquisa básica, qualitativa, de objetivo descritivo e exploratório de conceitos teóricos, na qual pretendeu-se demonstrar o enquadramento desta renda na categoria de “produto de luxo sustentável”, propondo assim uma ressignificação de conceitos. Os resultados apontaram que a renda de bilro apresenta parâmetros que se enquadram tanto na produção baseada no slow fashion quanto no rol de novas mercadorias de luxo do século XXI, instigando a pensar principalmente na união produtiva, criativa e inovadora entre designers de moda e artesãos locais, na valorização por parte das marcas pelo trabalho manual bem pago com lucros bem distribuídos aos artesãos e nas novas escolhas guiadas pelo consumo emocional.

Biografia do Autor

Jamilly Machado, UDESC - Universidade do Estado de Santa Catarina

Graduada em Design de Moda pela Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC com especialização em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas - FGV. Mestranda em Design de Moda na UDESC na linha de pesquisa: Moda e Sociedade. Atualmente atua como coordenadora e professora do curso de graduação em Design de Moda, coordenadora do curso de Pós graduação em Gestão do Vestuário de moda e coordenadora do projeto de extensão Núcleo de Moda no Centro Universitário Estácio de Santa Catarina. Consultora nas áreas de marketing, vendas e sustentabilidade na moda. Atuou por mais de três anos como consultora para micro e pequenas empresas no SEBRAE SC, consultora de franquias na Simple Organic Beauty, e por cinco anos como Gerente de Marketing na empresa Makenji. Áreas de atuação: Design, Moda, Sustentabilidade, Arte, Ensino, Marketing e Vendas.

Daniela Novelli, UDESC - Universidade do Estado de Santa Catarina

Doutora em Ciências Humanas pelo Programa Interdisciplinar em Ciências Humanas (PPGICH) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), área Estudos de Gênero, com a tese: A branquidade em Vogue [Paris e Brasil]: imagens da violência simbólica no século XXI (2014). Realizou estágio de doutoramento na École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS - CAPES/COFECUB) e de pós-doutorado na Université de Paris-Sorbonne Paris IV, junto ao Centre de Recherches Interdisciplinaires sur les Mondes Ibériques Contemporains (CRIMIC) com bolsa de pesquisa CAPES BEX 6682/14-6 (Brasil). Mestre em História pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), área História do Tempo Presente (2009), com estudos voltados para imagem/juvenilização contemporânea em periódicos de moda. Especialista em Moda: Criação e Produção pela UDESC (2002). Bacharel em Moda, com habilitação em Estilismo pela UDESC (2000). Pesquisadora colaboradora do Instituto de Estudos de Gênero (IEG) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Membro de conselho editorial da revista DaPesquisa e parecerista ad-hoc da revista ModaPalavra E-periódico e da Revista Feminista (REF). Atuou como professora da UNIVALI e atualmente é professora adjunta no curso Bacharelado em Moda da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), credenciada no Mestrado Profissional em Design de Vestuário e Moda do Programa de Pós-Graduação em Moda (PPGMODA) da mesma instituição.

Neide Kohler Schulte, UDESC - Universidade do Estado de Santa Catarina

Graduação em Desenho e Plástica pela Universidade Federal de Santa Maria UFSM-RS (1992), especialização em Ensino da Arte pela UNIVILLE e especialização em Moda pela Universidade do Estado de Santa Catarina UDESC-SC, mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina UFSC-SC (2003), doutorado em Design pela PUC-Rio (2011). Atualmente é professora titular da Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC, na graduação e mestrado do curso de Moda, e diretora de extensão do Ceart- Udesc. Tem experiência nas áreas de Artes, Moda e Design com ênfase em sustentabilidade, atuando principalmente nos seguintes temas: design de superfície, desenho digital, estamparia, audiovisual, ecomoda, ecofeminismo, sustentabilidade, responsabilidade socioambiental e cultural, economias: criativa, circular e solidária.

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Publicado

2022-09-02

Como Citar

Machado, J., Novelli, D., & Schulte, N. K. (2022). RENDENDO-SE AO BILRO: A RESSIGNIFICAÇÃO CONTEMPORÂNEA DO LUXO EM PRODUTOS ARTESANAIS SUSTENTÁVEIS. IX Sustentável, 8(4), 77–85. https://doi.org/10.29183/2447-3073.MIX2022.v8.n4.77-85