INTEGRAÇÃO DE PAINÉIS SOLARES TÉRMICOS

Silênia Priscila Lemes, Gabriela Sá Brito, Rogério Cattelan Antocheves de Lima, Almir Barros da S. Santos Neto, Gihad Mohamad, André Lübeck

Resumo


O presente trabalho apresenta o conceito sustentabilidade na construção civil, onde a indústria da construção, principalmente o setor de edificações, apresenta uma elevada interligação com ambiente, sociedade e economia. A energia assume um papel importante no mundo, onde a maioria da nossa energia procede de combustíveis fósseis, essas reservas são limitadas e, a exploração dos mesmos se torna insustentáveis. Com o aumento do consumo de energia nos últimos tempos, principalmente em países desenvolvidos, em grande parte no setor doméstico, tem aumentado a dependência dos combustíveis fósseis, crescendo assim a necessidade de se apostar em energias alternativas, uma das alternativas é a da energia solar térmica. Portanto, este trabalho tem como principal objetivo o atual panorama da energia solar térmica para aquecimento de águas, além de relatar os tipos de sistemas solares para aquecimento de água, identificando suas funções e funcionamentos. Sendo os mais utilizados para energia solar térmica os coletores abertos, fechados e com tubos evacuados. 


Palavras-chave


Sustentabilidade; Construção Civil; Energia Solar Térmica; Meio Ambiente

Texto completo:

PDF

Referências


ARAÚJO, M. A.. A moderna construção sustentável. Disponível em: Acesso em 30 jun. 2016.

AZEVEDO, R. M. Energia e Meio Ambiente: Uma alternativa sustentável – Energia solar térmica. Relatório final de iniciação científica. Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca. Rio de Janeiro, 2010.

CASTANHEIRA, L. F. C. O planejamento energético urbano e o desenvolvimento sustentável. Dissertação (mestrado) em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores. Faculdade de Engenharia de Universidade do Porto. Porto, 2002.

CHEN, B. Manual técnico para projeto e construção de sistemas de aquecimento solar & gás natura. Sistemas de Aquecimento de Água para Edifícios através da associação Solar & Gás Natural. Março, 2011.

DASOL. Departamento Nacional de Energia Solar Térmica – Principio de funcionamento. Disponível em: Acesso em 06 de julho de 2016.

ECYCLE. Aquecimento solar de água: entenda variações e funcionalidades dos tipos de sistema. Disponível em: Acesso em 07 de julho de 2016.

ENERGIAS RENOVÁVEIS. Tecnologias: Coletores Solares Térmicos. Disponível em : Acesso em 06 de julho de 2016.

FERRO, R. Residências consomem 72% de energia solar gerada no país. 2010. Disponível em: Acesso em 30 jun. 2016.

GREEN, E. Energia Solar Térmica. Março de 2011. Disponível em: Acesso em 07 de julho de 2016.

HELIOTEK. Casas – Projetos Residenciais e Comerciais. Disponível em: Acesso em 06 de julho de 2016.

ISOLDI, R.; SATTLER, M. A.; GUTIERREZ, E.. Tecnologias inovadoras visando a sustentabilidade: um estudo sobre inovação, técnica, tecnologia e sustentabilidade em arquitetura e construção. Universidade Federal de Pelotas, 2009. Disponível em < http://www2.ufpel.edu.br/faurb/prograu/documentos/artigo3-sustentabilidade.pdf> Acesso em 04 de jul. 2016.

MADEIRA, A. S. G. Integração de painéis solares térmicos soluções de pós-construção. Dissertação (mestrado) – Faculdade de Ciência e Tecnologia, Universidade Nova de Lisboa. Lisboa 2010.

MUND, L. F. Análise da viabilidade técnica e econômica de coletores solares para aquecimento de água em residências. Trabalho de conclusão de curso (Bacharel) em Engenharia Mecânica – Faculdade Horizontina. Horizontina, 2014.

NEOSOLAR. Energia Solar – Porta São Francisco. Disponível em: Acesso em 06 de julho de 2016.

QUALISOL. Energia Solar – Aquecimento Solar Plano. Disponível no Acesso em 06 de julho de 2016.

REDE BRASIL. Noções iniciais sobre aquecimento solar. Rede Brasil de Capacitação em Aquecimento Solar

RINNAI. Manual do Usuário – Coletor Solar com Tubo a Vácuo. Disponível em: Acesso em 06 de julho de 2016.

RINNAI. Sistema de Aquecimento Solar (SAS) – Manual de Instalações. Disponível em: Acesso em 07 de julho de 2016.

ULTRASOLAR. Manual do usuário – Coletor solar com tubo a vácuo. Disponível em: Acesso em 06 de julho de 2016.




DOI: https://doi.org/10.29183/2447-3073.MIX2016.v2.n2.37-43

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2016 MIX Sustentável