RESUMO DE TESE - OPEN DESIGN NA PROMOÇÃO DE ECONOMIAS DISTRIBUÍDAS: HEURÍSTICAS PARA O DESENVOLVIMENTO DE VESTUÁRIO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29183/2447-3073.MIX2019.v5.n1.139-139

Resumo

A presente dissertação de mestrado foi realizada junto ao Núcleo de Design & Sustentabilidade, grupo de pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Design da Universidade Federal do Paraná. Seu objetivo é identificar e sistematizar heurísticas para aplicação dos princípios do open design ao desenvolvimento de vestuário mais sustentável, com utilização predominante de tecnologias de fabricação digital. Após a aplicação do método Action Design Research, o qual envolveu ciclos iterativos de desenvolvimento e avaliação de artefatos, foram sistematizadas oito heurísticas associadas ao desenvolvimento de vestuário, as quais foram generalizadas para três classes de problemas: incentivo à personalização, facilidade de montagem e sustentabilidade.   

Biografia do Autor

Iana Uliana Perez, Universidade Estadual Paulista

Doutoranda em Design (UNESP - Universidade Estadual Paulista), Mestra em Design (UFPR - Universidade Federal do Paraná) e graduada em Design de Moda (UEL – Universidade Estadual de Londrina). Atualmente é membro e pesquisadora do Laboratório e Grupo de Pesquisa em Design Contemporâneo: sistemas, objetos e cultura (UNESP) e do Grupo de Pesquisa em Design, Sustentabilidade e Inovação (UEL). 

Aguinaldo dos Santos, Universidade Federal do Paraná

Coordenador do Núcleo de Design & Sustentabilidade da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Membro ativo da rede internacional de pesquisa Learning Network on Sustainability (LeNS). Professor Titular no Departamento de Design da UFPR. Realizou pós doutorado em Design Sustentável pelo Politecnico di Milano. Doutor em Gerenciamento da Produção (Salford University), mestre em Engenharia (UFRGS) e graduado em Engenharia Civil (UFPR). 

Downloads

Publicado

2019-03-31

Como Citar

Perez, I. U., & dos Santos, A. (2019). RESUMO DE TESE - OPEN DESIGN NA PROMOÇÃO DE ECONOMIAS DISTRIBUÍDAS: HEURÍSTICAS PARA O DESENVOLVIMENTO DE VESTUÁRIO. IX Sustentável, 5(1), 139–139. https://doi.org/10.29183/2447-3073.MIX2019.v5.n1.139-139

Edição

Seção

Graduação, Iniciação Científica e Pós-graduação

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)