TRANSFORMACIÓN URBANA SOSTENIBLE: LA CONEXIÓN ENTRE MOVILIDAD ELÉCTRICA Y RED INTELIGENTE

SUSTAINABLE URBAN TRANSFORMATION: THE CONNECTION BETWEEN ELECTRIC MOBILITY AND SMART GRID

Autores/as

  • Victor Hugo Souza de Abreu UFRJ - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO
  • Márcio de Almeida D'Agosto UFRJ - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO
  • Lino Guimarães Marujo UFRJ - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO

DOI:

https://doi.org/10.29183/2447-3073.MIX2024.v10.n4.31-45

Palabras clave:

Movilidad eléctrica integrada, Infraestructura inteligente, Adopción multinivel

Resumen

La integración de la movilidad eléctrica con las Smart Grids representa una estrategia transformadora para el desarrollo de sistemas urbanos sostenibles, caracterizados por una huella de carbono reducida y una alta eficiencia energética. Este artículo realiza una revisión sistemática con enfoque bibliométrico sobre la intersección entre estos dos conceptos, explorando no sólo las ventajas operativas y medioambientales, sino también las implicaciones sociales y económicas de esta sinergia en la construcción de ciudades inteligentes. Los resultados indican que la combinación de movilidad eléctrica y Smart Grids es un área de estudio en rápido crecimiento, con un aumento significativo de publicaciones en revistas científicas de alto impacto. Autores de instituciones de renombre mundial han contribuido a la consolidación de este campo de investigación, reforzando su relevancia en el contexto de las políticas urbanas sostenibles. Además, un análisis de la literatura revela que Smart Grids, al incorporar nuevas tecnologías de comunicación e información, no sólo permiten la adopción a gran escala de la movilidad eléctrica, sino que también promueven la gestión integrada y eficiente de las infraestructuras urbanas. Esta interconectividad entre sistemas permite optimizar mejor el uso de los recursos, así como apoyar la transición hacia una movilidad urbana más sostenible y resistente.

Biografía del autor/a

Victor Hugo Souza de Abreu, UFRJ - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO

Atualmente, é Pesquisador de Pós-doutorado em Engenharia de Transportes com especialidade em Infraestrutura de Transporte Resiliente. Doutor com especialidade em Infraestrutura de Transportes, envolvendo inclusive Análise de Risco Climático, e Mestre, com especialidade em Planejamento e Infraestrutura de Transportes, envolvendo otimização computacional para localização ótima de sensores de tráfego na rede, pelo Programa de Engenharia de Transportes do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PET/COPPE/UFRJ). Tem Pós-graduação em Meio Ambiente, em Petróleo e Gás e em Energias pela COPPE/UFRJ e é Graduado em Engenharia Civil, com Ênfase em Engenharia de Transportes, pela POLI/UFRJ. Atualmente, é Professor de Metodologia Científica, Transporte e Meio Ambiente, Análise de Risco Climático e Cadeia de Suprimentos do Curso de Pós-graduação executiva em Meio Ambiente da COPPE/UFRJ. Também é professor de Metodologia Científica, Transporte e Energia e Cadeia de Suprimentos do Curso de Pós-graduação executiva em Energias da COPPE/UFRJ e professor de Metodologia Científica do Curso de Pós-graduação executiva em Petróleo e Gás da COPPE/UFRJ. Pesquisador do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) - Bolsista de Fixação de Recursos Humanos - Nível C, com foco na produção de Biocombustíveis - Transporte Sustentável. Além disso, é consultor do Projeto H2 Verde Brasil da Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) e do Projeto de Assessoramento Técnico Especializado em Engenharia de Transportes para a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Prestou apoio pedagógico às Disciplinas de Transporte Urbano, com foco em Pesquisa Operacional, na Graduação em Engenharia Civil da UFRJ e Simulação em Transportes, Metodologia Cientifica, Cidades Sustentáveis e Planejamento de Transportes e Mudanças Climáticas II no PET/COPPE/UFRJ. Além do mais, trabalhou no Plano Nacional de Contagem de Tráfego (PNCT) do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), com foco em otimização computacional, e no Clima por Inteiro, área Transporte de Carga e Logística, do Instituto Talanoa.

LATTES: http://lattes.cnpq.br/5759310687521434

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-2557-2721

Márcio de Almeida D'Agosto, UFRJ - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO

Professor Titular de Mobilidade, Logística e Sustentabilidade. Graduado em Engenharia Mecânica e de Automóveis e mestre em Engenharia de Transportes pelo Instituto Militar de Engenharia (1989 e 1999). Doutor em Engenharia de Transportes pela COPPE/UFRJ (2004). Possui experiência profissional em empresas como Companhia Brasileira de Petróleo Ipiranga, SHV Energy/Minasgás S.A. Distribuidora de Gás Combustível e Coca-Cola. Ocupou cargo de Diretor de Planejamento de Transportes na Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU) da Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro. Foi professor do Instituto Militar de Engenharia (IME) e do Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais (IBMEC). Desde 2006 é professor do Programa de Engenharia de Transportes da COPPE/UFRJ com experiência nas áreas Planejamento de Transporte de Carga, Logística e Transportes, Energia e Meio Ambiente, com ênfase em Gestão de Sistemas de Transporte. Foi Diretor (2007 a 2012), Presidente (2013 a 2016) e Diretor Executivo (2017 e 2018) da Associação Nacional de Pesquisa e Ensino em Transportes (ANPET). Desde 2016 ocupa a Presidência do Instituto Brasileiro de Transporte Sustentável (IBTS) desenvolvendo trabalho voluntário. É pesquisador de Produtividade 1A e consultor do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) do Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações (MCTIC). Foi autor líder do Capítulo 8 (Transportes) do Relatório 5 do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC) das Nações Unidas. Coordenou o Capítulo de Transportes do Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas (PBMC) do Ministério do Meio Ambiente. Tem desempenhado várias posições de pesquisador, consultor e coordenador de projetos junto de entidades públicas e privadas como: Ministério do Desenvolvimento Regional, Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação; Ministério da Economia; Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial; Fórum Brasileiro de Mudança do Clima; Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado do Rio de Janeiro; Instituto Militar de Engenharia; GIZ (Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit GmbH); Fundação Getúlio Vargas; World Wide Fund for Nature; Greenpeace; Instituto Clima e Sociedade e Climate Works Foundation.

LATTES: http://lattes.cnpq.br/8875361042998659

ORCID: https://orcid.org/0000-0003-4364-7480

Lino Guimarães Marujo, UFRJ - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO

Obteve o título de Engenharia Industrial Metalúrgica pela Universidade Federal Fluminense, Volta Redonda, Brasil, em 2000. Recebeu um MBA da Fundação Getúlio Vargas, São Paulo, Brasil, em 2002, e Mestrado em Pesquisa Operacional e Engenharia de Produção pelo CEFET/RJ, Rio de Janeiro, Brasil, em 2003. Doutorou-se em engenharia naval pela COPPE/UFRJ, Rio de Janeiro, Brasil, em 2008. Atualmente é coordenador do Programa de Logística Verde Brasil. Ele também coordena uma linha de pesquisa com o SCALE-MIT focada em cadeias de suprimentos sustentáveis. Fez seu pós-doutorado em Transportes e Logística no Megacity Logistics Lab no MIT, Cambridge, MA, em 20142015, desenvolvendo modelos para avaliar o transporte de carga em redes de transporte público. Atualmente, é Professor Associado de Logística e Simulação no Departamento de Engenharia Industrial da Escola Politécnica da UFRJ, e também Professor do Programa de Engenharia de Produção e Engenharia de Transportes da COPPE/UFRJ. Sua pesquisa se concentra em modelagem estocástica e otimização por meio de simulação, tomada de decisões baseada em dados (analytics) e quantificação de incertezas. As áreas de aplicação de interesse incluem gestão de cadeia de suprimentos, logística e transportes, pesquisa operacional urbana, cidades inteligentes e gestão de operações sustentáveis.

LATTES: http://lattes.cnpq.br/7462427889613544

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-0355-6501

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Publicado

2024-10-08

Cómo citar

de Abreu, V. H. S., de Almeida D’Agosto, M. ., & Guimarães Marujo, L. . (2024). TRANSFORMACIÓN URBANA SOSTENIBLE: LA CONEXIÓN ENTRE MOVILIDAD ELÉCTRICA Y RED INTELIGENTE: SUSTAINABLE URBAN TRANSFORMATION: THE CONNECTION BETWEEN ELECTRIC MOBILITY AND SMART GRID. IX Sustentável, 10(4), 31–45. https://doi.org/10.29183/2447-3073.MIX2024.v10.n4.31-45