DECISÕES ESTRATÉGICAS: UM MODELO DE APOIO À PRIORIZAÇÃO DE PROJETOS NA INFRAESTRUTURA DE TRANSPORTES BRASILEIRA

STRATEGIC DECISIONS: A SUPPORT MODEL FOR PRIORITIZING PROJECTS IN THE BRAZILIAN TRANSPORT INFRASTRUCTURE

Autores

  • Victor Hugo Souza de Abreu UFRJ - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO
  • Sandra Oda UFRJ - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO
  • Thais Guedes Maximo Monteiro UFRJ - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO

DOI:

https://doi.org/10.29183/2447-3073.MIX2025.v11.n1.107-118

Palavras-chave:

Resilience, Brazilian transport infrastructure, Environmental sustainability, Climate change adaptation, Risk management

Resumo

Uma infraestrutura de transporte eficiente é vital para a economia e a sociedade, mas requer recursos significativos e frequentemente tem impactos negativos. A integração da sustentabilidade na tomada de decisões para tais projetos está ganhando força, mas eles frequentemente sofrem com estouros de custos e atrasos, apesar de extensa pesquisa. Este estudo propõe um modelo de ação inovador para priorizar projetos dentro da complexa infraestrutura de transporte do Brasil, considerando viabilidade financeira, impacto socioeconômico e sustentabilidade ambiental. O modelo visa otimizar recursos e promover desenvolvimento equitativo. Seu desenvolvimento envolveu definição de objetivos, revisão de literatura, envolvimento de stakeholders, definição de critérios, desenvolvimento, validação, pilotagem e documentação de resultados. Ele abrange aspectos como priorização, alocação de recursos, mitigação de desafios, alinhamento com metas nacionais, envolvimento de stakeholders e adaptabilidade. Pontos críticos como impactos econômicos, avaliação de risco, sustentabilidade ambiental e social, inovação tecnológica, resiliência a eventos extremos e transparência também são abordados. No geral, o estudo oferece uma abordagem holística para priorizar projetos e promover desenvolvimento sustentável no setor de transporte do Brasil.

Biografia do Autor

Victor Hugo Souza de Abreu, UFRJ - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO

tualmente, é Pesquisador de Pós-doutorado (Bolsista de Fixação de Recursos Humanos do CNPq - Nível C) em Engenharia de Transportes com especialidade em Infraestrutura e Superestrutura de Transporte (Projeto e Construção). Doutor (Bolsa Doutorado Nota 10 da FAPERJ e representação discente) com especialidade em Infraestrutura e Superestrutura de Transportes (Projeto e Construção), envolvendo inclusive Análise de Risco Climático, e Mestre, com especialidade em Planejamento e Infraestrutura de Transportes, envolvendo otimização computacional para localização ótima de sensores de tráfego na rede, pelo Programa de Engenharia de Transportes do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PET/COPPE/UFRJ). Tem Pós-graduação em Meio Ambiente, em Petróleo e Gás e em Energias pela COPPE/UFRJ e é Graduado em Engenharia Civil, com Ênfase em Engenharia de Transportes, pela POLI/UFRJ. Atualmente, é Professor de Metodologia Científica, Transporte e Meio Ambiente, Análise de Risco Climático e Cadeia de Suprimentos do Curso de Pós-graduação executiva em Meio Ambiente da COPPE/UFRJ. Também é professor de Metodologia Científica, Transporte e Energia e Cadeia de Suprimentos do Curso de Pós-graduação executiva em Energias da COPPE/UFRJ e professor de Metodologia Científica do Curso de Pós-graduação executiva em Petróleo e Gás da COPPE/UFRJ. É pesquisador do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Atuou como consultor no projeto Levantamento de impactos e riscos climáticos sobre a infraestrutura federal de transportes terrestres (rodoviário e ferroviário), existente e projetada, do Ministério dos Transportes.

LATTES: http://lattes.cnpq.br/5759310687521434

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-2557-2721

Sandra Oda, UFRJ - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO

ossui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de São Carlos (1992), mestrado em Engenharia de Transportes na área de gerência de vias não-pavimentadas pela EESC da Universidade de São Paulo (1995) e doutorado em Engenharia de Transportes pela EESC da Universidade de São Paulo (2000), tendo defendido a tese intitulada Análise da viabilidade técnica da utilização do ligante asfalto-borracha em obras de pavimentação. Professora associado do Departamento de Engenharia de Transportes da Escola Politécnica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (onde ingressou em 2012). Atualmente é coordenadora acadêmica do Programa de Engenharia de Transportes - PET/COPPE e representante do PET na CPGP. Participa de projetos de pesquisa sobre uso de rejeitos, resíduos e fibras em materiais para pavimentação; projetos que tratam da aplicação de ACV (avaliação de ciclo de vida) na seleção de materiais para pavimentação, projetos na área de sistemas de gerência de pavimentos e projeto que trata da conversão de calor do pavimento asfáltico em energia elétrica.

LATTES: http://lattes.cnpq.br/1280946783403977

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-1317-4232

Thais Guedes Maximo Monteiro, UFRJ - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO

Engenheira Civil com sólida formação acadêmica e vasta experiência profissional nas áreas de Mecânica, Produção e Garantia da Qualidade. Possui Mestrado em Ciência e Tecnologia Ambiental pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e Master of Business and Environment) (MBE) pela COPPE/UFRJ. Ao longo da carreira, atuou em projetos de grande porte, destacando-se na implementação e na otimização de métodos produtivos. Autora de diversos artigos científicos publicados em periódicos renomados, contribuindo significativamente para o avanço do conhecimento na área ambiental.

LATTES: http://lattes.cnpq.br/5225618025462035

ORCID: https://orcid.org/0000-0003-0983-440X

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Publicado

2025-05-06

Como Citar

de Abreu, V. H. S., Oda, S., & Maximo Monteiro, T. G. (2025). DECISÕES ESTRATÉGICAS: UM MODELO DE APOIO À PRIORIZAÇÃO DE PROJETOS NA INFRAESTRUTURA DE TRANSPORTES BRASILEIRA: STRATEGIC DECISIONS: A SUPPORT MODEL FOR PRIORITIZING PROJECTS IN THE BRAZILIAN TRANSPORT INFRASTRUCTURE . IX Sustentável, 11(1), 107–118. https://doi.org/10.29183/2447-3073.MIX2025.v11.n1.107-118

Edição

Seção

Científica