MATERIAIS E SUSTENTABILIDADE NO MOBILIÁRIO URBANO ENCONTRADOS NA EUROPA
DOI:
https://doi.org/10.29183/2447-3073.MIX2019.v5.n4.97-114Palabras clave:
Materiais, Mobiliário Urbano, SustentabilidadeResumen
O mobiliário urbano é característico da civilização humana. Há registros de mobiliário urbano utilizados por civilizações e agrupamentos humanos há mais de 15.000 anos atrás. As características que regem esse tipo de mobiliário são diferentes dos demais mobiliários, como residencial e condominial. Dentre as diferenças, a mobilidade e os materiais usados são as principais. Estando sujeitos à condições ambientais e de uso intensos, os materiais usados possuem, em geral, grande resistência a esforços, fadiga, cargas não convencionais e aleatórias, além da necessidade de técnicas efetivas de revestimento de modo a conservar a parte estética. Com a finalidade do estabelecimento de padrões comparativos estético-formais, mecânicos, ergonômicos e ambientais esse artigo apresenta um panorama característico de mobiliários urbanos encontrados em países da Europa. Posteriormente esses dados serão utilizados como fator comparativo com os mobiliário urbanos encontrados no Brasil.
Citas
ABNT - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 9050 - Acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos. Rio de Janeiro, 2004.
CALLISTER JR, William D, RETHWISCH, David G. Ciência e Engenharia de Materiais – uma introdução. 9 ed. Rio de Janeiro, LTC, 2016.
FERROLI, P. C. M.; LIBRELOTTO, L. I.; NASCIMENTO, E. C.; MEDINA, F. Materiais para móveis - uma proposta de classificação. In: Amilton Arruda; Theska Laila; Antônio Roberto; Lisiane Librelotto; Paulo Ferroli. (Org.). Tópicos em Design: Biomimética, Sustentabilidade e Novos Materiais. 1ed.Curitiba: Insignt, 2019, v. 1, p. 181-189.
GIL, Erica Alexandra Balata. O banco público – significado e importância deste equipamento no espaço público. Mestrado em Design de Equipamento – Universidade de Lisboa (dissertação de mestrado). 2011.
HARARI, Yuval Noah. Sapiens – Uma breve história da humanidade. 29 ed. L&PM, Porto Alegre, 2017.
HESKETT, John. El diseño en la vida cotidiana. Barcelona: Gustavo Gili SA, 2005.
LIBRELOTTO, Lisiane Ilha. Modelo para Avaliação de Sustentabilidade na Construção Civil nas Dimensões Econômica, Social e Ambiental (ESA): Aplicação no setor de edificações. São Paulo: Blucher Acadêmico, 2009.
MANZINI, Ezio; VEZZOLI, Carlo. O desenvolvimento de produtos sustentáveis: requisitos ambientais dos produtos industriais. SÃO PAULO: EDUSP, 2002.
MONTENEGRO, Glidson Megomeceno. A produção de mobiliário urbano em espaços públicos – o desenho de mobiliário urbano nos projetos de reordenamento das orlas do Rio Grande do Norte. PPGAU – UFRN, Natal, 2005 (dissertação de mestrado)
SOARES, Renata Maria Brasileiro Sobral. Ambiente e práticas de sustentabilidade: Implementação da agenda ambiental na administração pública (A3P) como estratégia de gestão ambiental. In: Revista Brasileira de Gestão Ambiental (Pombal - PB - Brasil) v.13, n.1, p.44 - 50, jan-mar, 2019.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).