A INDUSTRIA CERÂMICA DA LOUÇA UTILITÁRIA E DECORATIVA NA PERDSPETIVA DAS ESTRATÉGIAS DO LANÇAMENTO DE NOVOS PRODUTOS DE ECO-DESIGN
DOI:
https://doi.org/10.29183/2447-3073.MIX2021.v7.n4.83-90Palavras-chave:
Eco-design, Sustentabilidade, Cerâmica, Louça, DecorativoResumo
Este artigo pretende evidenciar estratégias de eco-design e de sustentabilidade que são aplicadas no processo de design de novos produtos em empresas dos subsetores industriais da cerâmica utilitária e decorativa em portugal. A divulgação deste trabalho pretende servir como fonte de inspiração ao design de futuros produtos que se diferenciem por serem ambientalmente adequados, economicamente viáveis e socialmente responsáveis, fatores que são cada vez mais importantes nos critérios de decisão dos consumidores nomeadamente dos mercados internacionais mais exigentes e evoluídos onde as empresas portuguesas comercializam os seus produtos.
Referências
CERÂMICA DE MESA PORTUGUESA: o contributo deste sector para a sustentabilidade; APICER - Associação Portuguesa das Indústrias de Cerâmica e de Cristalaria; (2015).
Pereira, P. M. R.; Análise e melhoria do processo de fabrico de louça de hotelaria; Universidade do Porto; (2018).
BissolviI-Dalvi, M.; Costa, L.M e outros; Avaliação comparativa do índice de sustentabilidade da cerâmica e das rochas ornamentais através da ferramenta ISMAS; Euro Elecs 2017; (2017).
Rocha, C.; O papel do Ecodesign na Eficiência Energética dos Produtos Cerâmicos; http://repositorio.lneg.pt/handle/10400.9/2403 (acesso em janeiro 2021).
Norma Portuguesa Louça Cerâmica Utilitária Parte 1 – Especificações – -NP4555-1; (2018).
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).