A INDUSTRIA CERÂMICA DA LOUÇA UTILITÁRIA E DECORATIVA NA PERDSPETIVA DAS ESTRATÉGIAS DO LANÇAMENTO DE NOVOS PRODUTOS DE ECO-DESIGN

José Manuel Couceiro Barosa Correia Frade, Paulo Cesar Machado Ferroli

Resumo


Este artigo pretende evidenciar estratégias de eco-design e de sustentabilidade que são aplicadas no processo de design de novos produtos em empresas dos subsetores industriais da cerâmica utilitária e decorativa em portugal. A divulgação deste trabalho pretende servir como fonte de inspiração ao design de futuros produtos que se diferenciem por serem ambientalmente adequados, economicamente viáveis e socialmente responsáveis, fatores que são cada vez mais importantes nos critérios de decisão dos consumidores nomeadamente dos mercados internacionais mais exigentes e evoluídos onde as empresas portuguesas comercializam os seus produtos.


Palavras-chave


Eco-design; Sustentabilidade; Cerâmica, Louça; Decorativo

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Referências


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DOI: https://doi.org/10.29183/2447-3073.MIX2021.v7.n4.83-90

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