CONCEPTS AND ANALYSIS OF A RELATIONAL SERVICE FROM THE DESIGN PERSPECTIVE

Authors

  • Thalita Vanessa Barbalho UEMG
  • Rita de Castro Engler UEMG

DOI:

https://doi.org/10.29183/2447-3073.MIX2022.v8.n2.31-44

Keywords:

Relational service design, social innovation, service economy, agroecology.

Abstract

This article presents a review of the concepts of social innovation, design for social innovation, traditional services, service design, relational service design, and sustainable urban development to analyze the collective Agroecologia na Periferia, which acts as an agroecological technical consultancy in the city of Belo Horizonte and its metropolitan region. As a result, we obtained a practical understanding of the concepts previously presented and also the difference between the perspective of traditional services and relational services in the performance of the collective.

Author Biographies

Thalita Vanessa Barbalho, UEMG

Mestra em Design, Inovação e Sustentabilidade pela Escola de Design da Universidade do Estado de Minas Gerais - PPGD/UEMG. Linha de pesquisa: Design,Cultura e Sociedade. Projeto: DESIGN DE SERVIÇOS PARA INOVAÇÃO SOCIAL: um estudo sobre design, serviços relacionais e desenvolvimento sustentável por meio do coletivo Agroecologia na Periferia. Especilaista em Colaborção pelo Projeto Cooperação - Projeto: GESTÃO DE TIMES EM HOME OFFICE: uma investigação sobre pedagogia da cooperação e os principais desafios em tempos de pandemia. É graduada em Design Gráfico pela UEMG (2015) e possui graduação sanduíche em Design della Comunicazione no Politécnico de Milão pelo Programa Ciências Sem Fronteiras e é formada no curso técnico em Design Gráfico pelo SENAI - CECOTEG (2010). Atualmente é Service Design Lead na Livework.  Anteriormente atuou como Service Design e Consultora na DesignThinkers Group. Trabalhou em algumas empresas, como Senai, Lápis Raro, Lumina Design e Melt Comunicação. Atua como designer gráfica desde 2011 e como designer de serviço desde 2016. Na DesignThinkers Group, trabalha com projetos de design de serviços, inovação, estratégia e planejamento para negócios, customer experience, cultura organizacional e de inovação, treinamento de habilidades, facilitação de workshops de facilitação em design thinking e de design thinking, desenvolvimento de equipes e cocriação de solução para problemas complexos para empresas como Hermes Pardini, Unimed, SEBRAE, BS2 e MRV.

 

Rita de Castro Engler, UEMG

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Minas Gerais (1985), mestrado em Engenharia de Produção pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1988) e especialização(DEA) e doutorado em Engenharia de Produção e Gestão de Inovação Tecnologica - Ecole Centrale Paris (1993), pós-doutorado em Design na UEMG(1994), pós-doutorado em Design Social na Ryerson University(2014). Foi bolsista de mestrado Na PUC/RJ, chargé des cours na Ecole des Mines de Paris, Bolsista de doutorado e pesquisadora na Ecole Centrale Paris, Coordenadora de Projetos no Centro de Pesquisas e Desenvolvimento da UEMG, Professora e Coordenadora do Mestrado em Gestão de Tecnologia do CEFET/RJ, criou e coordenou o Centro de Lideranças da BSP- Business School São Paulo, diretora e sócia da Eventail_ Produções & Eventos, atualmente é Professora concursada em Inovação e Design do programa de doutorado e mestrado em Design da UEMG, pesquisadora com bolsa de produtividade do CNPq, Professora convidada da University of Tennessee, CBU - Christian Brothers University, Middle Tennessee State University, Ryerson University, POLITO, CPUT- Cape Peninsula University of Technology e Stellenbosch University, UAL - University of Arts London, responsável no Brasil pelo Consorcio de Engineering Management, e coordenadora do CEDTec - Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design e Tecnologia da UEMG, laboratório membro da Rede DESIS(rede Mundial de Inovação Social) e do LENS( Leraning network on sustainability).

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Published

2022-03-31

How to Cite

Barbalho, T. V., & Engler, R. de C. (2022). CONCEPTS AND ANALYSIS OF A RELATIONAL SERVICE FROM THE DESIGN PERSPECTIVE. ix Sustentável, 8(2), 31–44. https://doi.org/10.29183/2447-3073.MIX2022.v8.n2.31-44