RESUMO DE DISSERTAÇÃO: FOOD DESIGN – UM ESTUDO SOBRE A OBESIDADE INFANTIL
DOI:
https://doi.org/10.29183/2447-3073.MIX2020.v6.n1.173-174Resumo
Alarmantes índices de obesidade infantil e todas as morbidades que a mesma acarreta, tem se apresentado constante e crescente nas últimas décadas. A pesquisa busca pensar o problema por meio da ótica do design utilizando das ferramentas pelo mesmo oferecidas, buscando criar novas possibilidades e incentivos para que as crianças formem hábitos mais saudáveis, prevenindo assim muitas doenças e garantindo uma vida com mais qualidade. Para alcançar este objetivo, fez-se uso prioritariamente de revisão bibliográfica e estudo de caso, realizado em duas escolas da rede pública de ensino na cidade de Pedro Leopoldo (região metropolitana de Belho Horizonte). Assim, ao final da pesquisa foi possível comprovar a eficácia do design neste desafio, além da metodologia e produtos de suporte (jogos, cartilha, produtos) criados como suporte à prática.
Referências
AAP - AMERICAN ACADEMY OF PEDIATRICS. Dedicated to the health of all children, 2001/13. Disponível em: <https://www.aap.org/en-us/Pages/Default.aspx>.
ABESO - Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica. Diretrizes brasileiras de obesidade 2009/2010 - 3.ed. - Itapevi, SP : AC Farmacêutica, 2009. ISBN 978-85-60549-15-3
BAUDRILLARD, Jean. A sociedade de consumo. Tradução: Artur Morão. Lisboa: 70 Edições, 2007.
CARDOSO, Rafael. Uma Introdução à História do Design. São Paulo: Edgar Blücher, 2002.
KRIPPENDORFF, Klaus. Design centrado no ser humano: uma necessidade cultural. IN: ARGE. Estudos em design, Rio de Janeiro,v.8,n.3,pp.87-98. set.2000.
THACKARA, Jonh. In the bubble: designing in a complex world. United States. 336 p. 2005.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).