TRANSFORMAÇÃO URBANA SUSTENTÁVEL: A CONEXÃO ENTRE A MOBILIDADE ELÉTRICA E A REDE INTELIGENTE

SUSTAINABLE URBAN TRANSFORMATION: THE CONNECTION BETWEEN ELECTRIC MOBILITY AND SMART GRID

Autores

  • Victor Hugo Souza de Abreu UFRJ - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO
  • Márcio de Almeida D'Agosto UFRJ - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO
  • Lino Guimarães Marujo UFRJ - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO

DOI:

https://doi.org/10.29183/2447-3073.MIX2024.v10.n4.31-45

Palavras-chave:

Mobilidade Elétrica Integrada, Infraestrutura Inteligente, Adoção Multinível

Resumo

A integração da mobilidade elétrica com as Smart Grids representa uma estratégia transformadora para o desenvolvimento de sistemas urbanos sustentáveis, caracterizados por uma pegada de carbono reduzida e alta eficiência energética. Este artigo realiza uma revisão sistemática com abordagem bibliométrica sobre a interseção entre esses dois conceitos, explorando não apenas as vantagens operacionais e ambientais, mas também as implicações sociais e econômicas dessa sinergia na construção de cidades inteligentes. Os resultados indicam que a combinação de mobilidade elétrica e Smart Grids é uma área de estudo em rápido crescimento, com um aumento significativo de publicações em periódicos científicos de alto impacto. Autores de instituições renomadas globalmente têm contribuído para a consolidação desse campo de pesquisa, reforçando sua relevância no contexto das políticas urbanas sustentáveis. Além disso, a análise da literatura revela que as Smart Grids, ao incorporar novas tecnologias de comunicação e informação, não apenas viabilizam a adoção em larga escala da mobilidade elétrica, mas também promovem uma gestão integrada e eficiente da infraestrutura urbana. Essa interconectividade entre sistemas permite uma melhor otimização do uso de recursos, além de suportar a transição para uma mobilidade urbana mais sustentável e resiliente.

Biografia do Autor

Victor Hugo Souza de Abreu, UFRJ - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO

Atualmente, é Pesquisador de Pós-doutorado em Engenharia de Transportes com especialidade em Infraestrutura de Transporte Resiliente. Doutor com especialidade em Infraestrutura de Transportes, envolvendo inclusive Análise de Risco Climático, e Mestre, com especialidade em Planejamento e Infraestrutura de Transportes, envolvendo otimização computacional para localização ótima de sensores de tráfego na rede, pelo Programa de Engenharia de Transportes do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PET/COPPE/UFRJ). Tem Pós-graduação em Meio Ambiente, em Petróleo e Gás e em Energias pela COPPE/UFRJ e é Graduado em Engenharia Civil, com Ênfase em Engenharia de Transportes, pela POLI/UFRJ. Atualmente, é Professor de Metodologia Científica, Transporte e Meio Ambiente, Análise de Risco Climático e Cadeia de Suprimentos do Curso de Pós-graduação executiva em Meio Ambiente da COPPE/UFRJ. Também é professor de Metodologia Científica, Transporte e Energia e Cadeia de Suprimentos do Curso de Pós-graduação executiva em Energias da COPPE/UFRJ e professor de Metodologia Científica do Curso de Pós-graduação executiva em Petróleo e Gás da COPPE/UFRJ. Pesquisador do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) - Bolsista de Fixação de Recursos Humanos - Nível C, com foco na produção de Biocombustíveis - Transporte Sustentável. Além disso, é consultor do Projeto H2 Verde Brasil da Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) e do Projeto de Assessoramento Técnico Especializado em Engenharia de Transportes para a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Prestou apoio pedagógico às Disciplinas de Transporte Urbano, com foco em Pesquisa Operacional, na Graduação em Engenharia Civil da UFRJ e Simulação em Transportes, Metodologia Cientifica, Cidades Sustentáveis e Planejamento de Transportes e Mudanças Climáticas II no PET/COPPE/UFRJ. Além do mais, trabalhou no Plano Nacional de Contagem de Tráfego (PNCT) do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), com foco em otimização computacional, e no Clima por Inteiro, área Transporte de Carga e Logística, do Instituto Talanoa.

LATTES: http://lattes.cnpq.br/5759310687521434

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-2557-2721

Márcio de Almeida D'Agosto, UFRJ - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO

Professor Titular de Mobilidade, Logística e Sustentabilidade. Graduado em Engenharia Mecânica e de Automóveis e mestre em Engenharia de Transportes pelo Instituto Militar de Engenharia (1989 e 1999). Doutor em Engenharia de Transportes pela COPPE/UFRJ (2004). Possui experiência profissional em empresas como Companhia Brasileira de Petróleo Ipiranga, SHV Energy/Minasgás S.A. Distribuidora de Gás Combustível e Coca-Cola. Ocupou cargo de Diretor de Planejamento de Transportes na Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU) da Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro. Foi professor do Instituto Militar de Engenharia (IME) e do Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais (IBMEC). Desde 2006 é professor do Programa de Engenharia de Transportes da COPPE/UFRJ com experiência nas áreas Planejamento de Transporte de Carga, Logística e Transportes, Energia e Meio Ambiente, com ênfase em Gestão de Sistemas de Transporte. Foi Diretor (2007 a 2012), Presidente (2013 a 2016) e Diretor Executivo (2017 e 2018) da Associação Nacional de Pesquisa e Ensino em Transportes (ANPET). Desde 2016 ocupa a Presidência do Instituto Brasileiro de Transporte Sustentável (IBTS) desenvolvendo trabalho voluntário. É pesquisador de Produtividade 1A e consultor do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) do Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações (MCTIC). Foi autor líder do Capítulo 8 (Transportes) do Relatório 5 do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC) das Nações Unidas. Coordenou o Capítulo de Transportes do Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas (PBMC) do Ministério do Meio Ambiente. Tem desempenhado várias posições de pesquisador, consultor e coordenador de projetos junto de entidades públicas e privadas como: Ministério do Desenvolvimento Regional, Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação; Ministério da Economia; Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial; Fórum Brasileiro de Mudança do Clima; Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado do Rio de Janeiro; Instituto Militar de Engenharia; GIZ (Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit GmbH); Fundação Getúlio Vargas; World Wide Fund for Nature; Greenpeace; Instituto Clima e Sociedade e Climate Works Foundation.

LATTES: http://lattes.cnpq.br/8875361042998659

ORCID: https://orcid.org/0000-0003-4364-7480

Lino Guimarães Marujo, UFRJ - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO

Obteve o título de Engenharia Industrial Metalúrgica pela Universidade Federal Fluminense, Volta Redonda, Brasil, em 2000. Recebeu um MBA da Fundação Getúlio Vargas, São Paulo, Brasil, em 2002, e Mestrado em Pesquisa Operacional e Engenharia de Produção pelo CEFET/RJ, Rio de Janeiro, Brasil, em 2003. Doutorou-se em engenharia naval pela COPPE/UFRJ, Rio de Janeiro, Brasil, em 2008. Atualmente é coordenador do Programa de Logística Verde Brasil. Ele também coordena uma linha de pesquisa com o SCALE-MIT focada em cadeias de suprimentos sustentáveis. Fez seu pós-doutorado em Transportes e Logística no Megacity Logistics Lab no MIT, Cambridge, MA, em 20142015, desenvolvendo modelos para avaliar o transporte de carga em redes de transporte público. Atualmente, é Professor Associado de Logística e Simulação no Departamento de Engenharia Industrial da Escola Politécnica da UFRJ, e também Professor do Programa de Engenharia de Produção e Engenharia de Transportes da COPPE/UFRJ. Sua pesquisa se concentra em modelagem estocástica e otimização por meio de simulação, tomada de decisões baseada em dados (analytics) e quantificação de incertezas. As áreas de aplicação de interesse incluem gestão de cadeia de suprimentos, logística e transportes, pesquisa operacional urbana, cidades inteligentes e gestão de operações sustentáveis.

LATTES: http://lattes.cnpq.br/7462427889613544

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-0355-6501

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Publicado

2024-10-08

Como Citar

de Abreu, V. H. S., de Almeida D’Agosto, M. ., & Guimarães Marujo, L. . (2024). TRANSFORMAÇÃO URBANA SUSTENTÁVEL: A CONEXÃO ENTRE A MOBILIDADE ELÉTRICA E A REDE INTELIGENTE: SUSTAINABLE URBAN TRANSFORMATION: THE CONNECTION BETWEEN ELECTRIC MOBILITY AND SMART GRID. IX Sustentável, 10(4), 31–45. https://doi.org/10.29183/2447-3073.MIX2024.v10.n4.31-45