METODOLOGIA PARA INCLUSÃO DOS PRINCÍPIOS DE SUSTENTABILIDADE NO ENSINO DE DESIGN DE PRODUTO

Itamar Ferreira Silva, Thamyres Oliveira Clementino, Leticia Freire Negromonte

Resumo


O presente artigo expõe a utilização de uma metodologia específica para a inclusão do conceito de Life Cycle Design no primeiro período do Curso de Design da Universidade Federal de Campina Grande. A experimentação foi dividida em três etapas: exercícios para completar desafios, estudos de sistemas funcionais e desenvolvimento de produto com abordagem sustentável. Cada etapa seguiu um propósito pré-definido que culminou ao final do período com objetos confeccionados em papelão corrugado, com características de DO IT YOURSELF, montado sem uso de cola ou outros elementos estruturantes.

Palavras-chave


Metodologia; Graduação em design; projeto; design para a sustentabilidade; Life cycle design.

Texto completo:

PDF/A

Referências


MANZINI, Ezio; VEZZOLI, Carlo. O desenvolvimento de Produtos Sustentáveis: os requisitos ambientais dos produtos industriais. 1 ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2011. 366 p.

MANZINI, Ezio. Design para a inovação social e sustentabilidade: comunidades criativas, organizações colaborativas e novas redes projetuais. Rio de Janeiro: E-papers, 2008. 104 p.

KAZAZIAN, Thierry. Haverá a idade das coisas leves: design e desenvolvimento sustentável. 2 ed. São Paulo: Editora Senac são Paulo, 2009. 193 p.

SANTOS, Aguinaldo dos; LOPES, Camila S. D; SAMPAIO, Claudio P; TREIN, Fabiano A; CHAVES, Liliane; Lisiane, LIBRELOTTO; FERROLI, Paulo Cesar; LEPRE, Priscila; ENGLER, suzana; Martins, Viviane. Design para a sustentabilidade: dimensão ambiental. Curitiba: Insight, 2018. 183 p.

VEZZOLI, Carlo. Design de sistemas para a sustentabilidade. 1 ed. Salvador: EDUFBA, 2010. 342 p.

PAZMINO, Ana Veronica; SANTOS, Adriane Shibata. Design e sustentabilidade: necessidade de quebra de paradigma no ensino. Mix sustentável (impresso), v.3, n.1, 2017. p. 10-16.

CALEGARI, Eliana Paula; OLIVEIRA, Branca Freitas de. A sustentabilidade no ensino de design em instituições federais de ensino superior no Brasil. Mix sustentável (impresso), v.3, n.1, 2017. p. 109-118.




DOI: https://doi.org/10.29183/2447-3073.MIX2019.v5.n5.81-94

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2019 ITAMAR FERREIRA SILVA, Thamyres Oliveira Clementino, Leticia Freire Negromonte

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

 

Advanced Sciences

 
www.journal-index.org