METODOLOGIA PARA INCLUSÃO DOS PRINCÍPIOS DE SUSTENTABILIDADE NO ENSINO DE DESIGN DE PRODUTO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29183/2447-3073.MIX2019.v5.n5.81-94

Palavras-chave:

Metodologia, Graduação em design, projeto, design para a sustentabilidade, Life cycle design.

Resumo

O presente artigo expõe a utilização de uma metodologia específica para a inclusão do conceito de Life Cycle Design no primeiro período do Curso de Design da Universidade Federal de Campina Grande. A experimentação foi dividida em três etapas: exercícios para completar desafios, estudos de sistemas funcionais e desenvolvimento de produto com abordagem sustentável. Cada etapa seguiu um propósito pré-definido que culminou ao final do período com objetos confeccionados em papelão corrugado, com características de DO IT YOURSELF, montado sem uso de cola ou outros elementos estruturantes.

Biografia do Autor

Itamar Ferreira Silva, UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE- UFCG Unidade Acadêmica de Design/CCT

Unidade  Acadêmica de Design / CCTPrograma de Pós-Graduação em Design

Thamyres Oliveira Clementino, UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE- UFCG Unidade Acadêmica de Design/CCT

Unidade Acadêmica de Design/CCT

Leticia Freire Negromonte, UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE- UFCG Unidade Acadêmica de Design/CCT

Unidade Acadêmica de Design/CCT

Referências

MANZINI, Ezio; VEZZOLI, Carlo. O desenvolvimento de Produtos Sustentáveis: os requisitos ambientais dos produtos industriais. 1 ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2011. 366 p.

MANZINI, Ezio. Design para a inovação social e sustentabilidade: comunidades criativas, organizações colaborativas e novas redes projetuais. Rio de Janeiro: E-papers, 2008. 104 p.

KAZAZIAN, Thierry. Haverá a idade das coisas leves: design e desenvolvimento sustentável. 2 ed. São Paulo: Editora Senac são Paulo, 2009. 193 p.

SANTOS, Aguinaldo dos; LOPES, Camila S. D; SAMPAIO, Claudio P; TREIN, Fabiano A; CHAVES, Liliane; Lisiane, LIBRELOTTO; FERROLI, Paulo Cesar; LEPRE, Priscila; ENGLER, suzana; Martins, Viviane. Design para a sustentabilidade: dimensão ambiental. Curitiba: Insight, 2018. 183 p.

VEZZOLI, Carlo. Design de sistemas para a sustentabilidade. 1 ed. Salvador: EDUFBA, 2010. 342 p.

PAZMINO, Ana Veronica; SANTOS, Adriane Shibata. Design e sustentabilidade: necessidade de quebra de paradigma no ensino. Mix sustentável (impresso), v.3, n.1, 2017. p. 10-16.

CALEGARI, Eliana Paula; OLIVEIRA, Branca Freitas de. A sustentabilidade no ensino de design em instituições federais de ensino superior no Brasil. Mix sustentável (impresso), v.3, n.1, 2017. p. 109-118.

Downloads

Publicado

2019-12-06

Como Citar

Silva, I. F., Clementino, T. O., & Negromonte, L. F. (2019). METODOLOGIA PARA INCLUSÃO DOS PRINCÍPIOS DE SUSTENTABILIDADE NO ENSINO DE DESIGN DE PRODUTO. IX Sustentável, 5(5), 81–94. https://doi.org/10.29183/2447-3073.MIX2019.v5.n5.81-94