DESIGN E UNIVERSIDADE: UM OLHAR PARA AS DIFERENÇAS REGIONAIS
DESIGN AND UNIVERSITY: A LOOK AT REGIONAL DIFFERENCES IN BRAZIL
DOI:
https://doi.org/10.29183/2447-3073.MIX2024.v10.n1.41-50Palavras-chave:
Educação, Pesquisa e extensão, Educação universitária., AmazôniaResumo
O design como área do conhecimento é um importante fator contribuinte para o desenvolvimento regional. No entanto, outro conceito a ser trabalhado para o desenvolvimento local é a sustentabilidade, que contempla fatores econômicos, sociais e ambientais. A partir disso, o artigo busca analisar a presença do design em instituições públicas de ensino na região amazônica quando comparadas a outras regiões do país, bem como verificar a abordagem sustentável trabalhada nos cursos de design da Amazônia Legal Brasileira (ALB). Para isso, foi realizado um mapeamento dos cursos de graduação e pós-graduação (stricto sensu) em design e um levantamento para identificar grupos de pesquisa, projetos de pesquisa e extensão e produção intelectual no ano de 2021, sendo aplicado análise estatística nos dados coletados. Como resultado, foram identificadas disparidades significativas quanto a presença do design no ensino superior nas regiões do país, tendo a região norte, a qual abrange sete dos nove estados da ALB, o menor quantitativo referente ao ensino e pesquisa em design no país. Sendo perceptível a presença dos cursos de design em regiões com maiores índices de urbanização e industrialização, enquanto na região amazônica a temática do design apresenta uma baixa presença e discussão quando comparada a outras regiões.
Referências
AGOPYAN, V.; ARBIX, G. A Universidade como fonte confiável para a formulação e o aperfeiçoamento de políticas públicas. Estudos Avançados, [S. l.], v. 36, n. 104, p. 285-298, 2022. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/eav/article/view/194967. Acesso em: 4 dez. 2022.
ANGÉLICO, A. M. D.; OLIVEIRA, M. C. M. (2017). O ensino do design no Brasil: currículos, ideologias e contemporaneidade. Rev. Educ., Cult. Sociedade, v.7, n.2, p. 605-615, out. 2017. Disponível em: <http://sinop.unemat.br/projetos/revista/index.php/educacao/article/view/2629>. Acesso em:
ARRUDA, J. V. de; SILVA, R. A valorização da identidade territorial e inovação sustentável: estratégias de competitividade, aplicados em polos moveleiros pernambucanos emergentes. MIX Sustentável, [S. l.], v. 3, n. 1, p. 93–99, 2017. Disponível em: https://ojs.sites.ufsc.br/index.php/mixsustentavel/article/view/1826. Acesso em: 12 dez. 2022.
BARBOSA, M. de O.; RIVAS, AAF.; OLIVEIRA, LA de.; BUENAFUENTE, SMF. Bioeconomia: um novo caminho para a sustentabilidade na Amazônia?. Investigação, Sociedade e Desenvolvimento, [S. l.], v. 10, n. 10, 2021. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/18545. Acesso em: 4 dec. 2022.
BURDEK, B. E. Design, história, teoria e prática do design de produtos. São Paulo: Blücher, 2010.
CAVALCANTE, A. L. B. L.; PRETO, S. C. S.; FIALHO, F. A. P.; FIGUEIREDO, L. F. G. de. Design para a Sustentabilidade: um conceito Interdisciplinar em construção. Projetica, [S. l.], v. 3, n. 1, p. 252–263, 2012. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/projetica/article/view/12384. Acesso em: 4 dez. 2022.
CARDOSO. Rafael. Introdução à história do design. 3 ed. São Paulo: Blücher, 2008.
COLARES, M. L. I. S.; ASSIS, A. E. S. Q.; PEREZ, J. R. R. Dimensões a serem consideradas para a discussão de políticas educacionais na realidade amazônica. Práxis Educacional, [S. l.], v. 14, n. 27, 2018. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/2926. Acesso em: 12 dez. 2022
DINIZ, R. L. Pós-Graduação em Design no Brasil: especificidades das regiões Norte e Nordeste. Diálogo com a economia criativa, [S. l.], v.3, n.7, p. 80-93, 2018. Disponível em: https://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/article/view/147. Acesso em: 10 out. 2022
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projeto de pesquisa. 4 ed. São Paulo: Atlas, 2022.
GODDARD, J. A contribuição das universidades. In: SERRA, M.; ROLIM, C.; BASTOS, A. P. (Org). Universidades e Desenvolvimento regional: as bases para a inovação competitiva. Rio de janeiro: Ideia D, 2018. p. 29 -30.
GOMES, R. P.; WOLFF, F.; RIBEIRO, V. G.; CORRÊA, Y. Design e conhecimento: uma revisão sistemática no periódico Design Studies. Projetica, [S. l.], v. 12, n. 3, p. 42–70, 2021. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/projetica/article/view/41121. Acesso em: 12 dez. 2022.
HOFF, D. N.; PEREIRA, C. A.; DE PAULA, L. G. N. O impacto da universidade pública no desenvolvimento regional sob a luz da literatura internacional. Redes, v. 22, n. 1, p. 510-527, 31 dez. 2016. Disponível em: https://online.unisc.br/seer/index.php/redes/article/view/5915. Acesso em: 10 Out. 2022.
HSUAN-AN, Tai. Design conceitos e métodos.1 ed. São Paulo: Blücher, 2017.
IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Amazônia legal o que é [Site]. 2020 Disponível em: https://www.ibge.gov.br/geociencias/cartas-e-mapas/mapas-regionais/15819-amazonia-legal.html?=&t=o-que-e
KRUCKEN, Lia. Design e território: valorização de identidades e produtos locais. São Paulo: Studio Nobel, 2009.
KUWAHARA, N.; PEREIRA, H. A. A.; RUSCHIVAL, C. B. O Programa de Pós-Graduação em Design da UFAM: Status e Perspectivas. DAT Journal, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 215–232, 2022. Disponível em: https://datjournal.emnuvens.com.br/dat/article/view/581. Acesso em: 12 dez. 2022.
LONA, M.T.; BARBOSA, A.M. Ensino de Design no Brasil: Formação das Escolas, Diretrizes Curriculares Nacionais e ENADE. Jornal DAT, [S. l.], v. 5, n.2, pág. 53–75, 2020. Disponível em: https://datjournal.anhembi.br/dat/article/view/192. Acesso em: 6 dec. 2022.
MANHANINI, M. A pedagogia da Bauhaus e sua difusão no Brasil - Bauhaus pedagogy and its diffusion in Brazil. Transverso, [S. l.], v.7, n.7, p. 40 -46, 2019. Disponível em: https://revista.uemg.br/index.php/transverso/article/view/4395. Acesso em:
NEVES, E. P. das et al. Panorama da pesquisa em Design no Brasil: a contribuição dos Programas de Pós-Graduação em Design nas pesquisas científicas e no desenvolvimento da área.Arcos Design, [S.l.], v. 8, n. 1, p. 78-95, jun. 2014. Disponível em: <https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/arcosdesign/article/view/13927>. Acesso em: 08 dez. 2022.
PATROCÍNIO, G.; NUNES, J. M. Design e desenvolvimento. São Paulo: Editora Blucher, 2015.
PORTAL DA INDÚSTRIA. Perfil da Indústria Brasileira [Site]. 2019. Disponível em: https://industriabrasileira.portaldaindustria.com.br/grafico/total/producao/#/industria-total. Acesso em:
PROENÇA, M.; NENEVÉ, M. Descentralizando a educação e diminuindo disparidades regionais: uma experiência brasileira bem-sucedida em pós-graduação. Revista Brasileira De Pós-Graduação, [S.l.], v.1, n.1, 2004. Disponível em: https://doi.org/10.21713/2358-2332.2004.v1.9. Acesso em: 14 dez. 2022
SEBRAE. O Design No Contexto Da Economia Criativa. Brasília: Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – Sebrae, 2015.
SILVA, R. O.; MARQUES, M. D.; MATA, H. T. C. Atuação do BNDES e disparidades regionais: evidências da indústria de transformação entre 2000-2018. Geosul, [S.l.], v. 35. n. 74, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.5007/1982-5153.2020v35n74p132. Acesso em: 08 set. 2022
SCHWAAB, K. S.; CERETTA, P. S.; DUTRA, V. R. Efeitos da educação sobre a renda: disparidades regionais. Revista Expectativa, [S. l.], v. 16, n. 2, p. 144–166, 2017. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/expectativa/article/view/18349. Acesso em: 12 dez. 2022.
SCHWARTZMAN, S. Pesquisa e Pós-Graduação no Brasil: duas faces da mesma moeda?. Estudos Avançados, [S. l.], v. 36, n. 104, p. 227-254, 2022. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/eav/article/view/194964. Acesso em: 12 dez. 2022
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Letícia Faria Teixeira, Altem Nascimento Pontes

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).