RESUMO DE TESE - OPEN DESIGN NA PROMOÇÃO DE ECONOMIAS DISTRIBUÍDAS: HEURÍSTICAS PARA O DESENVOLVIMENTO DE VESTUÁRIO
DOI:
https://doi.org/10.29183/2447-3073.MIX2019.v5.n1.139-139Resumo
A presente dissertação de mestrado foi realizada junto ao Núcleo de Design & Sustentabilidade, grupo de pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Design da Universidade Federal do Paraná. Seu objetivo é identificar e sistematizar heurísticas para aplicação dos princípios do open design ao desenvolvimento de vestuário mais sustentável, com utilização predominante de tecnologias de fabricação digital. Após a aplicação do método Action Design Research, o qual envolveu ciclos iterativos de desenvolvimento e avaliação de artefatos, foram sistematizadas oito heurísticas associadas ao desenvolvimento de vestuário, as quais foram generalizadas para três classes de problemas: incentivo à personalização, facilidade de montagem e sustentabilidade.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).