PLACAS ECOEFICIENTES: APROVEITAMENTO DE RESÍDUO DE EVA EM COMPÓSITOS USADOS PARA ISOLAMENTO ACÚSTICO
DOI:
https://doi.org/10.29183/2447-3073.MIX2017.v3.n2.40-47Palavras-chave:
EVA, Reaproveitamento, Isolamento AcústicoResumo
O etileno acetato de vinila (EVA) é um polímero utilizado na confecção de materiais escolares, esportivos e no setor calçadista. Este gera resíduos, logo é necessário a sua reutilização. Visando isso, o trabalho tem como objetivo estudar placas produzidas a partir de EVA/cimento como isolante acústico e desta forma dar um destino a este material. Neste sentido a melhor mistura EVA/cimento foi estudada. Com a placa produzida foram investigadas suas características, para isto foram realizados os ensaios de absorção de água, acústica, e inflamabilidade e análise microscópica. Os resultados mostraram que a placa apresenta uma redução acústica mais eficiente nas frequências entre 800 e 1000Hz quando comparada a uma parede de concreto. Desta forma o material mostra-se viável para o isolamento acústico possibilitando assim um novo destino produtivo para o resíduo de EVA.
Referências
ANDRADE, L. A. S.; MEDEIROS, R., Reaproveitamento de rejeitos de E.V.A. para a produção de placas utilizáveis na construção civil, Revista Científica Indexada Linkania Master - ISSN: 2236-6660, 2012.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS - ABNT NBR 10151: 2003 - avaliação do ruído em áreas habitadas, visando o conforto da comunidade.
ASTM D570; Standard Test Method for Water Absorption of Plastics; 2010.
BEZERRA, A. J. V. Utilização do resíduo da indústria de calçados (EVA – Etileno Acetato de Vinila) como agregado leve na produção de blocos vazados de concreto para alvenaria sem função estrutural, Dissertação de Mestrado, UFPB/CCT, 2002.
DEMIREL, B. Optimization of the composite brick composed of expanded polystyrene and pumice blocks. Construction and Building Materials. v. 40, p. 306 -313, 2013.
FARIA, R.; Placa verde; Revista téchne; edição 123; julho, 2007; disponível em http://techne.pini.com.br/engenharia-civil/123/artigo285381-1.aspx; acesso: 02/11/2016
MALAIŠKIENĖ, J. VAIČIENĖ, M; ŽURAUSKIENĖ R. Effectiveness of technogenic waste usage in products of building ceramics and expanded clay concrete. Construction and Building Materials, v. 25, n. 10, p. 3869–3877, 2011.
MARQUES, D. V.; SILVA, H. R. T.; ARAUJO, H.; EGER, P.; MAGNAGO, R. M. Propriedades De Isolamento Térmico, Acústico E De Resistência À Compressão De Placas De PU com a Incorporação de Resíduo de PET e ALUMINA, Mix Sustentável, v. 3, 2016.
POLARI FILHO, R.S. Contribuição ao processo de reciclagem dos resíduos da indústria de calçados na construção civil: Bloco EVA - Uma alternativa às alvenarias das construções; Dissertação de Mestrado do Curso em Engenharia Urbana, Universidade Federal de Paraíba, janeiro de 2005.
SILVA, R. M.; ALVIM, R. C.; DOMINGUEZ, D. S., Estudo da resistência mecânica de um compósito cimentício leve reforçado com fibras de piaçava, Revista do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia, 2014.
SOUZA JUNIOR, Z., Estudo Mecânico e Acústico de uma Pasta de Cimento que recebeu a incorporação de resíduos provenientes de fábricas de Etileno Acetato de Vinila (E.V.A.), Trabalho de conclusão de Curso. Engenharia Ambiental, Unisul, Palhoça, SC, 2013.
UCHÔA, S. B. B.; TONHOLO, J.; ARRUDA, T. H. S. V.; GOMES, P.C. C.; MORAES, K. A. M., Prospecção tecnológica: painéis de vedação utilizando concreto leve e materiais reciclados, Cad. Prospec., Salvador, 2015
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).