O keynesianismo militar dos EUA entre o Welfare State e o neoliberalismo: uma contribuição crítica a partir da função econômica do militarismo
Palabras clave:
keynesianismo militar, complexo industrial-militar, armamento, welfare state, neoliberalismoResumen
Transcender o nível da intelecção que captura somente aquilo que está circunscrito ao plano mais superficial das aparências e mergulhar nas camadas mais profundas das determinações da realidade não é tarefa que se põe como mera opção, sendo, de outro modo, um dever que a ciência deve perseguir com todo o seu vigor. O aumento dos gastos militares e sua participação decisiva na economia estadunidense é um fenômeno que escapou a muitos autores e a muitas análises politicistas que não foram capazes de capturar a dinâmica de atuação dos gastos militares e o seu comportamento frente ao welfare state ou ao neoliberalismo. A insuficiência das análises que reduzem as explicações para o aumento dos gastos militares a mera disputa por hegemonia imperialista, conduzem a erros e imprecisões, que atacam o alvo errado da questão. A tarefa que se põe nesse texto é apresentar uma contribuição crítica ao que foi o welfare state e o neoliberalismo a partir do papel desempenhado pelo militarismo em sua função econômica. Ao enfrentar o objeto de pesquisa, optamos pela revisão da literatura com a utilização de dados oficiais.
Citas
CHASIN, José. A Miséria Brasileira. São Paulo: Estudos e Edições Ad Hominem, 2000.
DAMIANI, Daniel Neves. Economia de Guerra: Uma análise da relação entre o Complexo Industrial Militar e o Imperialismo na acumulação capitalista. Orientador: Nildo Ouriques. 2004. 86 f. TCC (Graduação) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2004.
COLÓQUIO CEMARX DO IFCH UNICAMP, IV., 2005, Campinas. O setor bélico norte-americano em sua condição de estímulo econômico. Economia e sociedade o capitalismo contemporâneo: Imperialismo e crise do capitalismo. Campinas: [s. n.], maio 2005. Disponível em: http://www.unicamp.br/cemarx/ANAIS%20IV%20COLOQUIO/comunica%E7%F5es/GT3/gt3m4c4.pdf.
HARMAN, Chris. Explaining the Crises. London: Bookmarks, 1984.
HARVEY, David. O Novo Imperialismo. São Paulo: Edições Loyola, 2004.
HARVEY, David. Neoliberalismo: história e implicações. São Paulo: Edições Loyola, 2008.
KIDRON, Michael. Western Capitalism Since the War. Baltimore: Pelican book, 1970.
MANDEL, Ernest. O Capitalismo Tardio. Tradução: Carlos Eduardo Silveira Matos et al. São Paulo: Abril Cultural, 1982.
MARX, Karl. O capital: crítica da economia política, v. 1. São Paulo: Boitempo, 2013.
ROBERTS, Michael. Mesuring the rate of profit: profit cycles and the next recession. Disponível em: https://thenextrecession.wordpress.com/2011/07/29/measuring-the-rate-of-profit-and-profit-cycles/. Acesso em 27 nov 2022.
NAVARRO, Vicente. Welfare e "keynesianismo militarista" na era Reagan. Lua Nova: Revista de cultura e política, São Paulo, n. 24, p. 190-210, set. 1991.
PIKETTY, Thomas. Capital in the 21st Century. Cambridge: Harvard University Press, 2014.
SANTOS, Rafael. Complexo Industrial-militar e Tecnologia: a inflexão da pesquisa científico-militar estadunidense como gestante da inovação tecnológica após os chamados anos dourado. Editora: Dialética. Belo Horizonte. 2021.
SIPRI. Stockholm International Peace Research Institute. Disponível em: https://www.sipri.org/databases/milex.
USA. Bureal of Economic Analysis. Department of Commerce. Washington. Diponível em: https://www.bea.gov/.
USA. Science & Engineering Indicators. NSF. Washington. Mai. 2018. Disponível em: https://www.nsf.gov/statistics/2018/nsb20181/assets/nsb20181.pdf. Acesso em: 27 nov 2022.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Captura Críptica: derecho, política, actualidad

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Los trabajos publicados en la Revista Captura Críptica están bajo la Licencia Creative Commons Attribution-noncommercial-NoDerivatives 4.0 International.