Refletindo sobre o ensino jurídico a partir de “A Cor Púrpura” de Alice Walker / Reflecting on legal education from "The Color Purple" by Alice Walker

Authors

  • Gabriela M. Kyrillos Universidade Federal de Santa Catarina

Keywords:

a cor púrpura, direitos humanos, ensino do direito, interseccionalidade, literatura e cinema

Abstract

O presente artigo se dedica a analisar de que modo o livro “A CorPúrpura” de Alice Walker e o filme de mesmo nome, servem comoferramentas interdisciplinares para o ensino jurídico, em especial dasdisciplinas de Direitos Humanos e Antropologia Jurídica nos cursos degraduação em Direito. Apresenta alguns dos elementos mais relevantes daobra de ficção e argumenta, ao final, a fundamental importância de análisesbaseadas no conceito de interseccionalidade das discriminações e opressõessociais, para uma adequada formação de futuros(as) juristas e,consequentemente, uma aplicação mais justa do Direito.

Author Biography

  • Gabriela M. Kyrillos, Universidade Federal de Santa Catarina
    Doutoranda em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) –Bolsista CAPES. Mestra em Política Social na linha de Direitos Humanos eAcesso à Justiça pela Universidade Católica de Pelotas (UCPEL) – tendo sidobolsista FAPERGS. Especialista em Direitos Humanos pelo Centro UniversitárioClaretiano. Graduada em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande(FURG).

Issue

Section

Críptica

How to Cite

Refletindo sobre o ensino jurídico a partir de “A Cor Púrpura” de Alice Walker / Reflecting on legal education from "The Color Purple" by Alice Walker. (2017). Captura Críptica: Law, Politics, Current Affairs, 5(1), 241-264. https://ojs.sites.ufsc.br/index.php/capturacriptica/article/view/3479