Aportes históricos para a compreensão do ensino da criminologia no Brasil

Autores

Palavras-chave:

Ensino jurídico, Criminologia, Criminologia crítica

Resumo

O artigo apresenta aportes históricos para a compreensão do ensino da criminologia nas faculdades de direito no Brasil. Tomando como fonte os textos e documentos produzidos por criminologistas e penalistas ao longo do século XX, e como método a pesquisa bibliográfica e documental. O objetivo é entender alguns pontos sobre o ensino da criminologia nas faculdades de direito, como a razão pela qual tal disciplina é oferecida majoritariamente nas faculdades de direito (e não nas de medicina ou ciências sociais, por exemplo), bem como as relações de tensão entre a criminologia e o ensino jurídico, principalmente com o ensino do direito penal. Assim, demonstramos a forma pela qual a criminologia passou a ocupar um espaço no contexto do ensino jurídico, a partir das relações travadas entre os saberes jurídicos e médicos no final do século XIX e na primeira metade do século XX, apogeu da criminologia positivista. Em seguida, investigamos o declínio do saber criminológico no ensino jurídico, fato que resultou da preponderância da concepção tecnicista das ciências criminais. Por fim, analisamos o ressurgimento da criminologia no ensino jurídico, o que ocorre na passada do desenvolvimento da criminologia de orientação crítica. Concluímos que se a criminologia adentrou na faculdade de direito, no início do século passado, destinada a auxiliar o direito penal no “combate à criminalidade”, a partir da conjunção de esforços entre médicos e penalistas, hoje seu espaço, ainda que exíguo, pode ser utilizado para compreensão crítica dos pressupostos do direito em geral e do direito penal especificamente.

Biografia do Autor

Mariana Dutra de Oliveira Garcia, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil

Doutoranda em Direito pelo Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestra em Direito (UFSC). Graduada em Ciência Jurídicas e Sociais (PUCRS). Licencianda em História (UFPel).

Referências

ADORNO, Sérgio. Os aprendizes do poder. O bacharelismo liberal na política brasileira. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1988.

ALVAREZ, Marcos César. Bacharéis, criminologistas e juristas: saber jurídico e nova escola penal no Brasil. São Paulo: Método, 2003.

ANDRADE, Vera Regina Pereira de. Pelas mãos da criminologia: o controle penal para além da (des) ilusão. Rio de Janeiro: Revan, 2012.

BRASIL. Decreto nº 18.851 de 11 de Abril de 1931. Disponível em <http://www2.camara.gov.br/legin/fed/decret/1930-1939/decreto-19851-11-abril-1931-505837-publicacaooriginal-1-pe.html> Acesso em 12 de junho de 2012.

CAMPOS, Francisco. A reforma do Ensino Superior no Brasil: Exposição de Motivos apresentada ao Chefe do Governo Provisório pelo sr. dr. Francisco Campos, ministro da Educação e Saúde Publica. Revista Forense, Belo Horizonte, jan./jun 1931.

CORRÊA, Mariza. As ilusões da liberdade: a escola Nina Rodrigues e a antropologia no Brasil. Bragança Paulista: Editora Universidade São Francisco, 1998.

CORRÊA, Mariza. Raimundo Nina Rodrigues e a “garantia da ordem social”. In: Revista USP, São Paulo, n. 68, p. 130-139, dez./fev. 2005-2006.

DOTTI. René Ariel. Casos criminais célebres. São Paulo: Revista dos Tribunais, 1999.

FERLA, Luis. Feios, sujos e malvados sob medida: a utopia médica do biodeterminismo. São Paulo: Alameda, 2009.

GARCIA, Mariana Dutra de Oliveira. A criminologia no ensino jurídico no Brasil. Dissertação (Mestrado em Direito) – Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2014.

GARCIA; Mariana Dutra de Oliveira; MAYORA, Marcelo. Doutor Sebastião Leão: um criminólogo à beira do lago Guaíba. Revista Brasileira de Ciências Criminais (RBCCrim), São Paulo: v. 195, p. 297-320, 2023.

HUNGRIA, Nelson. Novas Questões Jurídico-Penais. Rio de Janeiro: Livraria Jacintho, 1945.

HUNGRIA, Nelson. Reminiscências. Revista Brasileira de Criminologia, Rio de Janeiro, v. 2, 1948.

HUNGRIA, Nelson. Direito Penal e Criminologia. Revista Brasileira de Criminologia e Direito Penal, Rio de Janeiro: Òrgão Oficial do Instituto de Criminologia da Universidade do Estado da Guanabara, Ano I (Nova Fase), n. 1., abr./jun. 1963.

LYRA, Roberto. O ensino do direito penal e a doutrina contemporânea (aula inaugural). Rio de Janeiro: Typ. do Jornal do Comércio, 1935.

LYRA, Roberto. Novas Escolas Penaes. Rio de Janeiro: A Noite, 1936.

LYRA FILHO, Roberto. A criminologia radical. Revista de Direito Penal, Rio de Janeiro: Forense, n. 31, p. 54-75, jan./jul, 1981.

MACHADO, Alcântara. Código Penal do Brasil. In: RIBEIRO, Leonídio. Criminologia. Rio de Janeiro: Freitas Bastos, 1957. v. 2.

MUÑOZ CONDE, Francisco. El papel de la Criminología en la formación del jurista (Al mismo tiempo, informe sobre la Criminología em los planes de estudios de las Facultades de Derecho españolas: passado, presente y futuro). Cuaderno del Instituto Vasco de Criminología, San Sebastián, n. 3, extraordinário, p. 173-183, abr. 1990.

NEUMAN, Elías. El estudio de la Criminología en Latinoamerica y la necesidad de soluciones practicas. In: Cuaderno del Instituto Vasco de Criminología, San Sebastián, n. 3, extraordinário, p. 269-287, abr. 1990.

OLMO, Rosa del. A América Latina e sua criminologia. Rio de Janeiro: Revan, 2004.

PIMENTEL, Manuel Pedro. Breves notas para história da criminologia no Brasil. Ciência Penal, Rio de Janeiro: Forense, ano V, n. 2, 1979.

PRANDO, Camila Cardoso de Mello. O saber dos juristas e o controle penal: o debate doutrinário na Revista de Direito Penal (1933-1940) e a construção da legitimidade pela defesa social. 2012. Tese (Doutorado em Direito) – Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2012.

PRANDO, Camila Cardoso de Mello; GARCIA, Mariana Dutra de Oliveira; ALVES, Marcelo Mayora. Construindo as criminologias críticas: a contribuição de Vera Andrade. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2018.

PRANDO, Camila Cardoso de Mello; SANTOS, Rogerio Dultra dos. Por que estudar criminologia hoje? Apontamentos sobre um discurso contra-hegemônico à dogmática penal tradicional. Florianópolis: Cadernos Cesusc, 2006.

SILVEIRA, Mariana de Moraes. Entre ‘doutores” e “bacharéis”: a medicina legal no Brasil dos anos 1930. In: Anais do I Encontro Nacional de Pesquisadores em História das Ciências. Belo Horizonte: Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da UFMG, 2010.

REBELO, Fernanda; CAPONI, Sandra. O gabinete do doutor Edelvito Campelo D’Araújo: a Penitenciária Pedra Grande como espaço de construção de um saber (1933-1945). História, Ciências, Saúde – Manguinhos, Rio de Janeiro, v.14, n.4, p.1217-1238, out.-dez. 2007.

RIBEIRO, Leonídio. Criminologia. Volumes 1 e 2. Rio de Janeiro: Freitas Bastos, 1957.

ZAFFARONI, Eugenio Raúl. Criminología. Aproximación desde un margen. Bogotá: Editorial Temis S.A., 1988.

ZAFFARONI, Eugenio Raúl. La Enseñanza Universitaria de la Criminología en América Latina. Cuaderno del Instituto Vasco de Criminología, San Sebastián, n. 3, extraordinario, p. 59-73, abr. 1990.

Downloads

Publicado

2023-12-28

Como Citar

Garcia, M. D. de O. (2023). Aportes históricos para a compreensão do ensino da criminologia no Brasil. aptura Críptica: reito, política, tualidade, 12(2), 109–130. ecuperado de https://ojs.sites.ufsc.br/index.php/capturacriptica/article/view/6342