O que está em jogo nos processos motivados por discriminação racial: principais problemáticas apontadas pela literatura

Autores

Palavras-chave:

Discriminação racial, Sociologia jurídica, Direitos Humanos

Resumo

O artigo reúne as principais problemáticas trabalhadas por autores brasileiros do campo jurídico sobre as ações civis movidas por discriminação racial. Apesar de terem poucos artigos ou trabalhos de conclusão que abordaram o tema, entre os achados, as principais considerações são sobre os entraves para consolidação das denúncias, entre os quais está 1) o mito da democracia racial, 2) a diferença semântica entre racismo no sentido sociológico e racismo no sentido jurídico, que leva a 3) narrativas de silenciamento judicial das demandas das vítimas que partem do lugar de enunciação dos magistrados, que são majoritariamente homens brancos. Essa produção de conhecimento dos juízes sobre o que é ou não discriminação racial extrapola os sentidos processuais, tanto na esfera cível como na criminal, portanto, este trabalho indica que os julgadores não desconhecem o racismo brasileiro, eles constroem sentidos para o que é o racismo brasileiro.

Biografia do Autor

Yasmin Rodrigues de Almeida Trindade, Fundação Getúlio Vargas, São Paulo, Brasil

Mestre em Direito pelo Programa de Pós-graduação em Direito da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGD/UFRJ), especialista em Antropologia Brasileira pela Universidade Cândido Mendes e bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (IFCS/UFRJ). É pesquisadora associada do Núcleo de Justiça Racial e Direito da Fundação Getúlio Vargas de São Paulo, do Núcleo de Cultura Jurídica (NCJ/PPGD/UFRJ) e do Centro de Estudos em Segurança Pública e Cidadania (CESeC).

Referências

ADORNO, Sérgio. Discriminação racial e justiça criminal em São Paulo. Novos estudos CEBRAP, v. 43, p. 45-63, 1995.

ADORNO, Sérgio. Racismo, criminalidade violenta e justiça penal: réus brancos e negros em perspectiva comparativa. Revista Estudos Históricos, v. 9, n. 18, p. 283-300, 1996.

ARAUJO NETO, Fernando Peixoto de. Estudo do combate à discriminação racial como modo de afirmação dos direitos fundamentais no âmbito laboral. 2011. Tese (Doutorado em Direito) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2011

AURÉLIO, Luís Eduardo. Discriminação racial e direito à indenização por danos morais. Monografia (Direito) – Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Santa Rosa, Rio Grande do Sul, 2016.

BRASIL. Lei nº 12.288 de 20 de Julho de 2010. Institui o Estatuto da Igualdade Racial. Brasília: Casa Civil, 2010. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2010/Lei/L12288.htm >.

CORRÊA FILHO, Cezário. Humor, racismo e julgamento: ou sobre como se processa a idéia de racismo no judiciário brasileiro. THEMIS: Revista da Esmec, v. 6, n. 2, p. 275-314, 2016

DUARTE, Fernanda; IORIO FILHO, Rafael Mario. Igualdade jurídica: entre o discurso e a gramática das decisões judiciais. In: BELO, Enzo; ENGELMANN, Wilson. Metodologia da Pesquisa em Direito. Rio Grande do Sul: EDUCS, 2015

FASSON, Karina. Falando de Corda em Casa de Enforcado: Discriminação Racial no Brasil. Humanidades em diálogo, v. 4, n. 2, p. 219-233, 2012

FIGUEIRA, Luiz Eduardo. O ritual judiciário do tribunal do júri. Rio Grande do Sul: Sergio Antonio Fabris Editor, 2008

GUIMARÃES, Antonio Sérgio Alfredo. Democracia racial. Cadernos Penesb, n. 4, p. 33-60, 2002.

SALES JÚNIOR, Ronaldo Laurentino de. Raça e justiça: o mito da democracia racial e oracismo institucional no fluxo de justiça. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2006

MATOS, Camila Tavares de Moura Brasil. A percepção da injúria racial e racismo entre os operadores do Direito. Dissertação (Mestrado em Direitos Humanos). Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2016.

MACHADO, Marta Rodriguez de Assis et. al. Racismo e Insulto Racial na Sociedade Brasileira: Dinâmicas de reconhecimento e invisibilização a partir do direito. Revista Novos estudos CEBRAP, v. 35, n. 3, p. 11-28, 2016.

MOREIRA, Adilson José. Pensando como um negro: ensaio de hermenêutica jurídica. Revista de Direito Brasileira, v. 18, n. 7, p. 393-420, 2017.

MOTTA, Ricardo Cavalcanti. Perspectivas Jurídicas Cíveis e Criminais quanto à Discriminação Racial. Revista Jurídica UNIJUS, v.8, n. 9, p. 129-137, 2005.

MUNANGA, Kabengele. Rediscutindo a Mestiçagem no Brasil: identidade nacional versus identidade negra. Minas Gerais: Editora Autêntica, 2008.

NOGUEIRA, Oracy. O Estatuto de Puritate Sanguinis e o racismo brasileiro. Revista do Instituto Histórico e Geográfico do Espírito Santo, n. 39, p. 81-111, 1989.

OLIVEIRA, Carlos Eduardo Elias de. Conexões entre as instâncias penal, administrativa, civil e de improbidade: prescrição e efeito vinculante. Brasília: Núcleo de Estudos e Pesquisas CONLEG/Senado (Texto para discussão nº 251), 2018. Disponível em .

PIRES FILHO, Paulo. A aplicação do dano moral decorrente da discriminação contra negras e negros nas relações do trabalho. Dissertação (Mestrado em Direito). Programa de Pós-graduação em Direito. UNIFIEO – Centro Universitário FIEO, Osasco, São Paulo, 2006

PIRES, Thula Rafaela de Oliveira; LYRIO, Caroline. Racismo institucional e acesso à justiça: uma análise da atuação do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro nos anos de 1989-2011. In: COUTO, Mônica Bonetti et. al. (Org.). Acesso à justiça I. Florianópolis: CONPEDI, 2014.

PIRES, Thula Rafaela de Oliveira. Estruturas intocadas: Racismo e ditadura no Rio de Janeiro. Revista Direito e Práxis, v. 9, n. 2, p. 1054-1079, 2018.

SANTOS, Gislene Aparecida dos. Nem crime, nem castigo: o racismo na percepção do judiciário e das vítimas de atos de discriminação. Revista do Instituto de Estudos Brasileiros, n. 62, p. 184-207, dez. 2015.

SIQUEIRA, Lia Maria Manso. Direito Humano à Educação e as determinantes de raça, gênero, classe e família: análise sobre a interação entre famílias monoparentais chefiadas por mulheres de cor preta e instituição escolar no município de Juiz de Fora – Minas Gerais. Dissertação (Mestrado em Direito e Inovação) – Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal de Juiz de Fora, Minas Gerais, 2015.

Downloads

Publicado

2023-06-30

Como Citar

Rodrigues de Almeida Trindade, Y. (2023). O que está em jogo nos processos motivados por discriminação racial: principais problemáticas apontadas pela literatura. aptura Críptica: reito, política, tualidade, 12(1), 205–223. ecuperado de https://ojs.sites.ufsc.br/index.php/capturacriptica/article/view/5889