Rediscutindo os Comuns – A alteração do Comum como espaço para o Comum como verbo através da perspectiva de Pierre Dardot e Cristian Laval.
Palavras-chave:
Comum, Co-Obrigação, Força Coletiva do Trabalho,Resumo
Pierre Dardot e Cristian Laval possuem quatro grandes obras lançadas recentemente e que podem ser entendidas como continuas, estando entre elas a A Nova Razão do Mundo e Comum. Enquanto o primeiro trata-se de uma crítica a construção neo-liberal que tem sido expandida pela globalização nas ultimas décadas, o segundo, em tom também crítico mas de certa forma mais propositivo, expõe uma saída através da ideia do Comum. Seria o Comum como anão visto antes, diferente da ideia das terras comunais ou da construção de um patrimonio internacional comum da humanidade, mas sim o Comum como verbo, surgido do trabalho operário e baseado na noção de co-obrigação entre os trabalhadores.Referências
DARDOT, Pierre; LAVAL, Cristian. Comum – Ensaio sobre a revolução do século XXI. 1ª Ed. São Paulo: Boitempo. 2017
PENSADORES FRANCESES “LANÇAM A NOVA RAZÃO DO MUNDO”. Folha de São Paulo. Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br/ilustrissima/2016/04/1759203-pensadores-franceses-lancam-a-nova-razao-do-mundo-no-brasil-leia-trecho.shtml. Acesso: 30/04/2018.
HARDIN, Garrett. The Tragedy of the Comuns. The Social Contract. Disponível em: http://www.garretthardinsociety.org/articles_pdf/tragedy_of_the_commons.pdf. Acesso: 30/04/2018.
ANDRADE, Daniel Pereira; OTA, Nilton Ken. Uma alternativa ao neoliberalismo: Entrevista com Pierre Dardot e Christian Laval. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-20702015000100275. Acesso: 30/04/2018.
DARDOT, Pierre; LAVAL, Cristian. A Nova Razão do Mundo - Ensaio sobre a sociedade Neoliberal. 1ª Ed. São Paulo: Boitempo. 2016
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os trabalhos publicados na Revista Captura Críptica estão sob a Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International.