FABRICAÇÃO DIGITAL COMO ABORDAGEM PARA OBTENÇÃO DA PRODUÇÃO E DESIGN DISTRIBUÍDOS

Autores

  • João Paulo Amaral Caccere Universidade Federal do Paraná
  • Aguinaldo dos Santos UFPR

DOI:

https://doi.org/10.29183/2447-3073.MIX2017.v3.n2.162-162

Palavras-chave:

Fabricação Digital, Produção Distribuída, Design Distribuído, Habitação de Interesse Social

Resumo

As mudanças na organização e distribuição da informação decorrentes das duas últimas décadas têm criado novas oportunidades de inovação para a sustentabilidade. Estas possuem como característica a crescente troca de dados, informações, conhecimento e cultura de forma livre e cada vez mais inclusiva através da internet. Neste contexto, a dissertação de mestrado desenvolvida dedicou-se à investigação de aplicações da Fabricação Digital, entendida preliminarmente como a utilização de uma série de ferramentas e tecnologias capazes de transformar desenhos digitais em artefatos tangíveis através de máquinas controladas por computador (GERSHENFELD, 2012). Essa abordagem foi pensada de maneira que pudesse viabilizar um panorama de utilização e difusão de estratégias de Produção e Design Distribuídos, que remetem a modos de esparjo do projeto e fabricação para regiões específicas, orientado ao consumo no próprio território onde se estabelecem tais atividades, implicando em impactos positivos nas dimensões ambiental, social e econômica da sustentabilidade (JOHANSSON et al., 2005; LENSIN, 2016). Os métodos principais utilizados foram a Revisão Bibliográfica Sistemática e a Pesquisa-Ação com a lógica abdutiva da Design Science Research. A pesquisa de campo foi subdividida em quatro ciclos de ação voltados para a criação de um Sistema Produto+Serviço que ofertasse mobiliário residencial open-source para moradores de Habitação de Interesse Social.

Biografia do Autor

João Paulo Amaral Caccere, Universidade Federal do Paraná

João Caccere é um designer de Curitiba, Brasil. Graduado na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), tem formação ampla em Design Gráfico e de Produto. Seu caminho por esta área foi definida por uma paixão por resolver problemas e organizar todos os tipos de coisas. Participou de pesquisa sobre Design vernacular e cultura material no Trabalho de Conclusão de Curso para obter o título de Bacharel. Se formou Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Design da UFPR dissertando sobre a viabilidade de cenários onde ferramentas de fabricação digital podem contribuir com a Produção e Design Distribuídos de artefatos para Habitações de Interesse Social. Atualmente é doutorando pelo mesmo programa. Seus tópicos de expertise e interesse são: fabricação digital, produção entre pares, economias distribuídas, ativismo urbano, faça-você-mesmo e design para sustentabilidade.

Referências

GERSHENFELD, N. How to make almost anything: The digital fabrication revolution. Foreign Affairs, v. 91, p. 43, 2012.

JOHANSSON, A.; KISCH, P.; MIRAT, M. Distributed economies – a new engine for innovation. Journal of Cleaner Production, v. 13. 2005.

LENSIN. International Learning Network on Sustainability. Site. Disponível em: <http://www.lens-international.org/>. Acesso em: 24 jun. 2016.

Downloads

Publicado

2017-03-29

Como Citar

Caccere, J. P. A., & dos Santos, A. (2017). FABRICAÇÃO DIGITAL COMO ABORDAGEM PARA OBTENÇÃO DA PRODUÇÃO E DESIGN DISTRIBUÍDOS. IX Sustentável, 3(2), 162–162. https://doi.org/10.29183/2447-3073.MIX2017.v3.n2.162-162

Edição

Seção

Graduação, Iniciação Científica e Pós-graduação

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)