Indexadores e buscadores: BIBLAT, PERIÓDICA, Sumários.org, PKP index, google scholar, LivRE, BASE, REDIB, Portal de Periódicos CAPES, ERIHPLUS, Latindex, DOAJ, Crossref search.

Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista MIX Sustentável?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

O periódico Mix Sustentável possui acesso aberto na Plataforma Open Journal Systems. As submissões são gratuitas e não são cobradas quaisquer tipos de taxas (não são cobradas taxas para submissão, processamento ou publicação dos artigos). Os editores deste periódico consideram que as pesquisas científicas com o tema da sustentabilidade devem ser socializadas e compartilhadas ao máximo de forma gratuita, para que se tornem uma prática. As revisões dos artigos são realizadas pelos pares de forma duplo-cega. A editoração da revista possui apoio de outros projetos do Grupo de Pesquisa Viruthab que custeiam sua editoração e publicação, além de contar com a contribuição expontânea de diversos pesquisadores renomados em seu processo de revisão.

O template para submissão está disponível em:

http://mixsustentavel.paginas.ufsc.br/submissoes/

INSTRUÇÕES GERAIS

Os artigos submetidos a revista Mix Sustentável devem ser originais e inéditos e em conformidade com as políticas deste periódico, delcaração de ética e boas práticas. Por favor, leia todas as informações na aba correspondete no menu superior desta página., antes de submeter ou revisar um artigo.

1. Introdução

Na sessão Introdução deverá ser descrito, de forma sucinta, o tema e contexto do trabalho, acompanhados dos objetivos. O conteúdo das demais seções deverá seguir preferencialmente: Seção 2: revisão bibliográfica sobre o tema; Seção 3: procedimentos metodológicos, onde serão apresentados os métodos adotados para o desenvolvimento da pesquisa apresentada no artigo; seção 4: aplicações e/ou resultados: o autor poderá utilizar quantas sessões considerar necessárias para a apresentação dos resultados.

Não é obrigatório utilizar estes títulos específicos para as seções

2. Formatação a ser utuilizada

O formato do papel a ser utilizado deverá ser A4 (210x297mm), com as seguintes margens: esquerda 2,0cm, direita 2,0cm, superior 2,5cm, inferior 2,5cm. Todo texto deverá ser justificado (exceto título, autores, tabelas e figuras). Não devem ser incluídas molduras ou numeração de página. O total de páginas deve ficar entre 8 e 20 páginas, compreendendo todos os conteúdos, incluindo anexos, apêndices, referências e agradecimentos.

2.1. Título principal

O título do artigo deverá ser alinhado à direita, com fonte Myriad Pro, tamanho 28, em negrito e com todo em letras maiúsculas. Espaçamento antes 0pt e depois 24pt; entre linhas 24pt.

2.2  Título em inglês

O título em inglês deverá ser alinhado à direita, com fonte Myriad Pro, tamanho 24pt, com todas as letras maiúsculas. Espaçamento antes 0pt e depois 0pt; entre linhas 24pt.

2.3. Autor e orientador

Os nomes do autor e do orientador devem ser seguidos, respectivamente, pela titulação.

(separada por vírgula) e pela instituição de origem (entre parênteses). Fonte: Myriad Pro, tamanho 17. Espaçamentos: 24pt antes, 24pt depois, espaçamento entre linhas 24pt. Os nomes dos autores deverão ser inseridos após a revisão pelos avaliadores, pois a avaliação será conduzida às cegas.

2.4  Palavras chave e keywords

Utilizar fonte Myriad Pro, tamanho 10pt, em negrito e com letras maiúsculas para os títulos e normal, apenas com a primeira letra de cada palavra chave. Sem espaçamentos antes ou depois dos parágrafos e espaçamento entre linhas de 14pts. Adotar a mesma formatação para as Keywords, porém, em itálico.

2.5  Resumo e Abstract

O título do resumo deverá estar em Myriad Pro 12pt, negrito, alinhado à esquerda e com espaçamento antes de 24pt, depois 0pts e entre linhas de 14pts. O resumo deve conter até 200 palavras, em Myriad Pro 10pt, justificado, sem espaçamentos antes e depois e com espaçamento entre linhas de 14pts. O abstract deverá seguir a mesma formatação, porém, em itálico. Deverá ser redigido em parágrafo único contendo objetivo, método e principais resultados alcançados.

2.6 Título e corpo do texto das seções e subseções

O corpo do artigo e seus títulos deverão ser digitados em duas colunas com espaçamento de 1 cm entre as mesmas e respeitando as margens gerais.

Os títulos deverão ser alinhados à esquerda. Não deve ser utilizado ponto final nos títulos.

Não é obrigatório o uso de sessões, tendo o autor liberdade para utilizá-las, se julgar adequado. No entanto, é importante que se descreva sucintamente o tema de seu trabalho, acompanhado dos objetivos.

2.7   Títulos das seções

O título das seções deve ser alinhado à esquerda, em fonte Myriad Pro, tamanho 12pt, em negrito e com todas as letras maiúsculas 

Espaçamento: 14pt antes, 14pt depois e espaçamento entre linhas 14pt.

2.8  Títulos das subseções

Os títulos das subseções devem ser alinhados à esquerda, em fonte Myriad Pro, tamanho 12pt, com apenas a primeira letra em maiúscula e as demais em minúsculas. Espaçamentos:  14pt antes, 6pt depois e espaçamento entre linhas de 14pt. As subseções devem ter o título e negrito.

2.9  Numeração das seções e subseções

Os títulos das seções e subseções devem ser sequencialmente numerados com algarismos arábicos (1, 2, 3, etc.) e com fonte Myriad Pro, tamanho 12pt. A numeração das seções e subseções deve ser coerente com o seu nível, em relação às seções e subseções anteriores.

2.10 Corpo do texto das seções e subseções

deve ser escrito com fonte Myriad Pro, tamanho 10pt, normal, com margens justificadas em ambos os lados. Espaçamentos: 0pts antes, 0pt depois, 14pt entre linhas.

As equações devem ser centralizadas no texto e sequencialmente numeradas com algarismos arábicos entre parênteses e alinhados à direita, conforme modelo abaixo.

Sempre que for feita referência a uma equação no texto, deve ser escrito "equação (1)". Os símbolos utilizados nas equações devem estar em itálico. Sua definição deverá ser feita quando mencionado pela primeira vez no texto. Uma seção de definições de símbolos não se faz necessária.

2.11. Figuras e tabelas

As figuras/fotografias incluídas no trabalho devem estar em alta qualidade e devem ser enviadas, também, em arquivo separado.

Ao utilizar tabelas e figuras, elas devem estar no corpo do texto inseridas em caixas de texto sem linhas e sem margens internas.

Caso a figura ou tabela possua largura igual ou inferior à largura da coluna, deve ser centralizada em relação à coluna (Figura 01). Caso tenha largura superior à largura da coluna, deverá ser centralizada em relação à página (Figura 02). O espaço restante nas laterais da figura não deverá ser preenchido com texto.

A legenda deve ser inserida centralizada acima da figura ou tabela, em fonte Myriad Pro, tamanho 8pt, com espaçamento antes de 14pts, depois 14pts e entre linhas simples.

A Fonte da figura deverá estar abaixo, alinhada à direita, em fonte Myriad Pro, tamanho 8pt e espaçamento antes de 0pts e depois de 14pts. Caso a figura seja de autoria própria, deverá vir acompanhada de: “Fonte: Autores”.


O conteúdo da tabela deverá estar em fonte Myriad Pro, tamanho 10pt, com espaçamento simples. O(s) título(s) principais deverão estar em negrito e as demais informações sem negrito.

Todos os dados do trabalho, inclusive aqueles em tabelas e figuras, devem estar em unidades do Sistema Internacional (SI). A vírgula deverá ser o separador entre a parte inteira e a parte decimal de números fracionários.

As citações diretas, de até 3 linhas, deverão aparecer no corpo do texto, com aspas duplas “exemplo de citação”. No caso de citações indiretas, citar a autoria e o ano da publicação, dentro de parênteses: (AUTOR, 2015).

Citações com mais de 3 linhas deverão ser feitas fora do texto principal, sem aspas e utilizando-se um recuo de 2 cm à esquerda, em fonte Times New Roman, tamanho 10 e espaçamento simples.

Não serão permitidas notas de rodapé. 

REFERÊNCIAS

O título “Referências” não é numerado. Todas as referências citadas no artigo devem vir listadas alfabeticamente e apresentadas segundo normas da ABNT. Deve-se usar um recuo de 0,5cm para todo o bloco de texto e espacejamento de 6pt, após o parágrafo. Referências às fontes originais. 

do material citado devem ser listadas no final do trabalho. As referências devem ser organizadas em ordem numérica de acordo com sua ordem de aparição no texto.

Agradecimentos

Ao final do texto podem ser incluídos os agradecimentos a fontes de fomento, participantes assim como demais anexos.

 

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor". Os autores concordam com as políticas editoriais da praticadas pela revista Mix Sustentável, explícita em sua declaração de ética e boas práticas.
  2. O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.

    Foram informados todos os dados dos autores, com resumo de seus currículos, instituição de origem (SIGLA) e nome por extenso e demais afiliações, assim como o contato dos autores para comentários dos leitores sobre o material que possa ser publicado.

  3. URLs para as referências foram informadas nas referências.
  4. O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.

    Envie separadamente todas as figuras e imagens em boa resoluação.

  5. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores e na página http://mixsustentavel.paginas.ufsc.br/submissoes/.
  6. Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
 

Declaração de Direito Autoral

Aviso de Direito Autoral Creative Commons

Atribuição 4.0 Internacional


1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre


Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:

    1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.

    1. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.

    1. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.