Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor". Os autores concordam com as políticas editoriais da praticadas pela revista Mix Sustentável, explícita em sua declaração de ética e boas práticas.
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.

    Foram informados todos os dados dos autores, com resumo de seus currículos, instituição de origem (SIGLA) e nome por extenso e demais afiliações, assim como o contato dos autores para comentários dos leitores sobre o material que possa ser publicado.

  • URLs para as referências foram informadas nas referências.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.

    Envie separadamente todas as figuras e imagens em boa resoluação.

  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores e na página http://mixsustentavel.paginas.ufsc.br/submissoes/.
  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.

Diretrizes para Autores

O periódico Mix Sustentável possui acesso aberto na Plataforma Open Journal Systems. As submissões são gratuitas e não são cobradas quaisquer tipos de taxas (não são cobradas taxas para submissão, processamento ou publicação dos artigos). Os editores deste periódico consideram que as pesquisas científicas com o tema da sustentabilidade devem ser socializadas e compartilhadas ao máximo de forma gratuita, para que se tornem uma prática. As revisões dos artigos são realizadas pelos pares de forma duplo-cega. A editoração da revista possui apoio de outros projetos do Grupo de Pesquisa Viruthab que custeiam sua editoração e publicação, além de contar com a contribuição expontânea de diversos pesquisadores renomados em seu processo de revisão.

O template para submissão está disponível em:

http://mixsustentavel.paginas.ufsc.br/submissoes/

ou acesse o link.

INSTRUÇÕES GERAIS

Os artigos submetidos a revista Mix Sustentável devem ser originais e inéditos e em conformidade com as políticas deste periódico, delcaração de ética e boas práticas. Por favor, leia todas as informações na aba correspondente no menu superior desta página, antes de submeter ou revisar um artigo.

Podem ser aceitas publicações em inglês, português ou espanhol, com textos inéditos nas edições regulares.

1. Introdução

Na sessão Introdução deverá ser descrito, de forma sucinta, o tema e contexto do trabalho, acompanhados dos objetivos. O conteúdo das demais seções deverá seguir preferencialmente: Seção 2: revisão bibliográfica sobre o tema; Seção 3: procedimentos metodológicos, onde serão apresentados os métodos adotados para o desenvolvimento da pesquisa apresentada no artigo; seção 4: aplicações e/ou resultados: o autor poderá utilizar quantas sessões considerar necessárias para a apresentação dos resultados.

Não é obrigatório utilizar estes títulos específicos para as seções

2. Formatação a ser utuilizada

O formato do papel a ser utilizado deverá ser A4 (210x297mm), com as seguintes margens: esquerda 2,0cm, direita 2,0cm, superior 2,5cm, inferior 2,5cm. Todo texto deverá ser justificado (exceto título, autores, tabelas e figuras). Não devem ser incluídas molduras ou numeração de página. O total de páginas deve ficar entre 8 e 20 páginas, compreendendo todos os conteúdos, incluindo anexos, apêndices, referências e agradecimentos.

2.1. Título principal

O título do artigo deverá ser alinhado à direita, com fonte Myriad Pro, tamanho 28, em negrito e com todo em letras maiúsculas. Espaçamento antes 0pt e depois 24pt; entre linhas 24pt.

2.2  Título em inglês

O título em inglês deverá ser alinhado à direita, com fonte Myriad Pro, tamanho 24pt, com todas as letras maiúsculas. Espaçamento antes 0pt e depois 0pt; entre linhas 24pt.

2.3. Autor e orientador

Os nomes do autor e do orientador devem ser seguidos, respectivamente, pela titulação.

(separada por vírgula) e pela instituição de origem (entre parênteses). Fonte: Myriad Pro, tamanho 17. Espaçamentos: 24pt antes, 24pt depois, espaçamento entre linhas 24pt. Os nomes dos autores deverão ser inseridos após a revisão pelos avaliadores, pois a avaliação será conduzida às cegas.

2.4  Palavras chave e keywords

Utilizar fonte Myriad Pro, tamanho 10pt, em negrito e com letras maiúsculas para os títulos e normal, apenas com a primeira letra de cada palavra chave. Sem espaçamentos antes ou depois dos parágrafos e espaçamento entre linhas de 14pts. Adotar a mesma formatação para as Keywords, porém, em itálico.

2.5  Resumo e Abstract

O título do resumo deverá estar em Myriad Pro 12pt, negrito, alinhado à esquerda e com espaçamento antes de 24pt, depois 0pts e entre linhas de 14pts. O resumo deve conter até 200 palavras, em Myriad Pro 10pt, justificado, sem espaçamentos antes e depois e com espaçamento entre linhas de 14pts. O abstract deverá seguir a mesma formatação, porém, em itálico. Deverá ser redigido em parágrafo único contendo objetivo, método e principais resultados alcançados.

2.6 Título e corpo do texto das seções e subseções

O corpo do artigo e seus títulos deverão ser digitados em duas colunas com espaçamento de 1 cm entre as mesmas e respeitando as margens gerais.

Os títulos deverão ser alinhados à esquerda. Não deve ser utilizado ponto final nos títulos.

Não é obrigatório o uso de sessões, tendo o autor liberdade para utilizá-las, se julgar adequado. No entanto, é importante que se descreva sucintamente o tema de seu trabalho, acompanhado dos objetivos.

2.7   Títulos das seções

O título das seções deve ser alinhado à esquerda, em fonte Myriad Pro, tamanho 12pt, em negrito e com todas as letras maiúsculas 

Espaçamento: 14pt antes, 14pt depois e espaçamento entre linhas 14pt.

2.8  Títulos das subseções

Os títulos das subseções devem ser alinhados à esquerda, em fonte Myriad Pro, tamanho 12pt, com apenas a primeira letra em maiúscula e as demais em minúsculas. Espaçamentos:  14pt antes, 6pt depois e espaçamento entre linhas de 14pt. As subseções devem ter o título e negrito.

2.9  Numeração das seções e subseções

Os títulos das seções e subseções devem ser sequencialmente numerados com algarismos arábicos (1, 2, 3, etc.) e com fonte Myriad Pro, tamanho 12pt. A numeração das seções e subseções deve ser coerente com o seu nível, em relação às seções e subseções anteriores.

2.10 Corpo do texto das seções e subseções

deve ser escrito com fonte Myriad Pro, tamanho 10pt, normal, com margens justificadas em ambos os lados. Espaçamentos: 0pts antes, 0pt depois, 14pt entre linhas.

As equações devem ser centralizadas no texto e sequencialmente numeradas com algarismos arábicos entre parênteses e alinhados à direita, conforme modelo abaixo.

Sempre que for feita referência a uma equação no texto, deve ser escrito "equação (1)". Os símbolos utilizados nas equações devem estar em itálico. Sua definição deverá ser feita quando mencionado pela primeira vez no texto. Uma seção de definições de símbolos não se faz necessária.

2.11. Figuras e tabelas

As figuras/fotografias incluídas no trabalho devem estar em alta qualidade e devem ser enviadas, também, em arquivo separado.

Ao utilizar tabelas e figuras, elas devem estar no corpo do texto inseridas em caixas de texto sem linhas e sem margens internas.

Caso a figura ou tabela possua largura igual ou inferior à largura da coluna, deve ser centralizada em relação à coluna (Figura 01). Caso tenha largura superior à largura da coluna, deverá ser centralizada em relação à página (Figura 02). O espaço restante nas laterais da figura não deverá ser preenchido com texto.

A legenda deve ser inserida centralizada acima da figura ou tabela, em fonte Myriad Pro, tamanho 8pt, com espaçamento antes de 14pts, depois 14pts e entre linhas simples.

A Fonte da figura deverá estar abaixo, alinhada à direita, em fonte Myriad Pro, tamanho 8pt e espaçamento antes de 0pts e depois de 14pts. Caso a figura seja de autoria própria, deverá vir acompanhada de: “Fonte: Autores”.


O conteúdo da tabela deverá estar em fonte Myriad Pro, tamanho 10pt, com espaçamento simples. O(s) título(s) principais deverão estar em negrito e as demais informações sem negrito.

Todos os dados do trabalho, inclusive aqueles em tabelas e figuras, devem estar em unidades do Sistema Internacional (SI). A vírgula deverá ser o separador entre a parte inteira e a parte decimal de números fracionários.

As citações diretas, de até 3 linhas, deverão aparecer no corpo do texto, com aspas duplas “exemplo de citação”. No caso de citações indiretas, citar a autoria e o ano da publicação, dentro de parênteses: (AUTOR, 2015).

Citações com mais de 3 linhas deverão ser feitas fora do texto principal, sem aspas e utilizando-se um recuo de 2 cm à esquerda, em fonte Times New Roman, tamanho 10 e espaçamento simples.

Não serão permitidas notas de rodapé. 

REFERÊNCIAS

O título “Referências” não é numerado. Todas as referências citadas no artigo devem vir listadas alfabeticamente e apresentadas segundo normas da ABNT. Deve-se usar um recuo de 0,5cm para todo o bloco de texto e espacejamento de 6pt, após o parágrafo. Referências às fontes originais. 

As referências do material citado devem ser listadas no final do trabalho. As referências devem ser organizadas em ordem numérica de acordo com sua ordem de aparição no texto.

Para verificar o formato corrreto das referências, os autores devem consultas as normas ABNT de referência. Outras informações podem ser obitidas também em: 

https://portal.bu.ufsc.br/normalizacao/

Ou acesse os tutotriais para citação e referência.

Agradecimentos

Ao final do texto podem ser incluídos os agradecimentos a fontes de fomento, participantes assim como demais anexos.

 3. Processo de avaliação

Ao receber o manuscrito o editor geral designará um editor de seção, que por sua vez, após a conferência da pertinência do tema e originalidade e ineditismo do artigo, assim com análise geral do formato do artigo conforme as políticas de editoração da Mix Sustentável. Ainda deverá realizar a detetecção de plágio, ineditismo e originalidade através da busca de conteúdos nos navegadores e buscadores. Após, deverá designar dois avaliadores com expertise no assunto do artigo. Nesta etapa, detectada alguma irregularidade o artigo será rejeitado. Estando tudo conforme, os avaliadores declarão sua disponibilidade para realizar a avaliação dentro do prazo estabelecido e ausência de conflito de interesses.

Caso os avaliadores não realizem a avaliação dentro do prazo requerido, o editor designará novo revisor. O procedimento total de revisão pode demorar mais de 4 meses.

Havendo duas avaliações o artigo poderá ser: rejeitado, indicado para pequenas correções e aprovação, indicado para aprovação e correções obrigatórias, indicado para submissão em uma nova rodada.

Caso haja discordância da avaliação pelos revisores, poderá ser indicado um terceiro revisor para confirmação dos pareceres, bem como os eidtores poderão tomar decisão sobre o manuscrito.

4. Formulário de avaliação

Os revisores utilizarão do seguinte formulário para avaliação dos artigos:

Instruções para avaliação dos artigos submetidos

Itens para avaliação (geral):

  1. Nome dos autores não deve constar no artigo.
  2. Número de páginas conforme template
  3. Título
  4. Resumo: Parágrafo único contendo objetivo, métodos, principais resultados e conclusões.
  5. De 3 a 5 palavras-chaves.
  6. Abstract
  7. Tema
  8. Objetivos
  9. Referências Bibliográficas
  10. Procedimentos metodológicos
  11. Resultados
  12. Qualidade da redação e organização do texto
  13. Adequação ao template do periódico

Os avaliadores respondem as seguintes questões:

  1. O nome dos autores não deve constar no texto para revisão.  O não atendimento deste requisito é motivo de rejeição imediata do artigo, que deve ser justificado pelo revisor no campo abaixo.

Consta

Não consta

  1. O template define o número de página que o artigo deve conter. O total de páginas deve ficar entre 8 e 20, compreendendo todos os conteúdos, incluindo anexos, apêndices, referências e agradecimentos. O número de páginas do artigo segue as indicações do template?

Sim

Não

  1. O título é adequado?

Sim

Não

  1. Resumo: Elaborado em parágrafo único, contendo objetivo, métodos, principais resultados e conclusões.

Sim

Não

Parcialmente

  1. Possui de 3 a 5 palavras-chaves?

sim

não

  1. O Abstract está coerente com o resumo e bem redigido?

Sim

Não

Parcialmente

  1. O tema tem relevância para a área?

Sim

Não

Parcialmente

  1. O trabalho está adequado ao escopo do periódico?

Sim

Não

  1. Os objetivos estão claramente explicitados e são efetivamente desenvolvidos no texto?

Sim

Não

Parcialmente

  1. A bibliografia utilizada é atual e adequada?

Sim

Não

Parcialmente

  1. A fundamentação teórica é consistente e contempla o estado da arte no tema?

Sim

Não

Parcialmente

  1. Os procedimentos metodológicos estão explicitados e efetivamente aplicados?

Sim

Não

Parcialmente

  1. Os Resultados foram apresentados e são relevantes?

Sim

Não

Parcialmente

  1. O texto é fluente, correto e claro? Cumpre as exigências formais da linguagem científica?

Sim

Não

Parcialmente

  1. O texto está organizado de forma coerente?

Sim

Não

Parcialmente

  1. Redija uma avaliação global abordando o atendimento dos itens preenchidos neste formulário, tecendo indicações para correções pelos autores quando for o caso.

A Avaliação global do artigo deve considerar: relevância, mérito e originalidade.

 

Com base na avaliação, o artigo deve ser:

Aceito

Rejeitado

Reencaminhado para correções

5. Como submeter

Para realizar a submissão, os autores devem fazer o cadastro na plataforma OJS. No cadastro os autores devem inserir o identificador ORCID. Após o cadastro os autores deverão efeturar o login seguir as instruçõea de submissão do arquivo conforme o template. Caso o manuscrito passe pelo processo de avaliação e seja aprovado, os editores providenciarão a emissão o DOI, via acordo ABEC e registro na Crossref.

Científica

Contém artigos científicos para socializar a produção acadêmica em forma de artigos científicos buscando a valorização da pesquisa, do ensino e da extensão. Reúne 12 artigos científicos que apresentam o inter-relacionnamento do tema sustentabilidade em projetos, nas áreas do design, engenharia e arquitetura.

Graduação, Iniciação Científica e Pós-graduação

Tem como objetivo a divulgação de Teses, Dissertações e Trabalhos de Conclusão de Curso na forma de resumos expandidos e como forma de estimular a divulgação de trabalhos acadêmico-científicos voltados ao projeto para a sustentabilidade.

Política de Privacidade

Quanto à privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

Ética e boas práticas no Periódico Mix Sustentável

O Periódico Mix Sustentável (Universidade Federal de Santa Catarina/ Grupo de Pesquisa Virtuhab), ISSN eletrônico  2447-3073, assume como princípio as boas práticas no que diz respeito à conduta moral condizente com a editoração cientifica de periódicos. A prevenção da negligência também é uma responsabilidade do editor e da equipe editorial no sentido de coibir o comportamento antiético e não permitir o plágio em qualquer instância. Os autores que enviam artigos para a revista, mas edições regulares, declaram que seu conteúdo é original e garantem que o trabalho não foi publicado nem está em processo de revisão/avaliação em outros periódicos. Em cada número, aceita-se, no máximo, uma tradução.

 O  Periódico Mix Sustentável e seus editores seguem o Código de Conduta COPE (Committee on Publication Ethics), explícito nos documentos:

Code of Conduct and Best Practice Guidelines for Journal Editors 

Code of Conduct for Journal Publishers

Além disso, como um periódico que segue esses códigos, espera-se dos autores, revisores e editores que sigam as diretrizes de melhores práticas sobre o comportamento ético neles contidas. Estas diretrizes visam  incentivar a identificação de plágio, más práticas, fraudes, possíveis violações de ética, propriedade intelectual e abertura de processos, informamos:

Os interessados devem visitar o website do COPE http://publicationethics.org, que contém informações para autores e editores sobre a ética em pesquisa.

Deveres dos Editores

Confidencialidade

Os editores e a equipe editorial não divulgarão qualquer informação sobre um manuscrito submetido à outra pessoa que não o autor correspondente, revisores, revisores em potencial, outros consultores editoriais e o editor, conforme apropriado.

Divulgação e conflitos de interesse

Editores e membros do conselho editorial não usarão informações não publicadas divulgadas em um manuscrito submetido para seus propósitos de pesquisa sem o consentimento explícito por escrito dos autores. Informações privilegiadas ou ideias obtidas pelos editores como resultado do processo de editoração do manuscrito serão mantidas em sigilo e não serão usadas para sua vantagem pessoal. Os editores se recusarão a considerar manuscritos em que tenham conflitos de interesse resultantes de relações / conexões competitivas, colaborativas ou outras com qualquer um dos autores, empresas ou instituições ligadas aos jornais; solicitando que outro membro do conselho editorial, desimpedido, gerencie o manuscrito.

Decisões de publicação

Os editores asseguram que todos os manuscritos submetidos que estão sendo considerados para publicação sejam revisados por pelo menos dois revisores especialistas no assunto. Os editores são responsáveis por decidir quais dos manuscritos submetidos à revista serão publicados, com base na validação do trabalho em questão, sua importância para pesquisadores e leitores, os comentários dos revisores, e os requisitos legais vigentes atualmente em relação à difamação, violação de direitos autorais e plágio.

Deveres dos revisores

Contribuição para decisões editoriais

A revisão por pares auxilia os editores nas decisões editoriais e, por meio de comunicações editoriais com os autores, podem auxiliar os autores na melhoria de seus manuscritos. A revisão por pares é um componente essencial para o periódico Mix Sustentável.

Prontidão

Qualquer avaliador convidado que se sentir desqualificado para revisar a pesquisa relatada em um manuscrito ou tiver consciência  que sua revisão imediata será impossível, deve notificar imediatamente os editores e recusar o convite para revisão, para que revisores alternativos possam ser contatados.

Confidencialidade

Quaisquer manuscritos recebidos para revisão são documentos confidenciais e devem ser tratados como tal; eles não devem ser mostrados ou discutidos com outros. Isso se aplica também aos revisores convidados que recusarem o convite de revisão.

Padrões de objetividade

As revisões devem ser conduzidas objetivamente e as observações devem ser formuladas claramente com argumentos de apoio para que os autores possam usá-las para melhorar o manuscrito. A crítica pessoal aos autores é inadequada.

Reconhecimento de fontes

Os revisores devem identificar trabalhos publicados relevantes que não tenham sido citados pelos autores. Qualquer declaração que seja uma observação, derivação ou argumento que tenha sido relatado em publicações anteriores deve ser acompanhada pela citação relevante. Um revisor também deve notificar os editores de qualquer semelhança substancial ou sobreposição entre o manuscrito em consideração e qualquer outro manuscrito (publicado ou não publicado) dos quais eles tenham conhecimento pessoal.

Divulgação e conflitos de interesse

Qualquer revisor convidado que tenha conflitos de interesse resultantes de relacionamentos ou conexões competitivas, colaborativas ou outras com qualquer um dos autores, empresas ou instituições ligadas ao manuscrito e o trabalho nele descrito deve notificar imediatamente os editores para declarar seus conflitos de interesse e recusar o convite para revisão, para que revisores alternativos possam ser contatados.

O material não publicado divulgado em um manuscrito submetido não deve ser usado na própria pesquisa do revisor sem o expresso consentimento por escrito dos autores. Informações privilegiadas ou ideias obtidas por meio de revisão por pares devem ser mantidas confidenciais e não usadas para a vantagem pessoal do revisor. Isso se aplica também aos revisores convidados que recusarem o convite de revisão.

Deveres dos Autores

Padrões de relatórios

Os autores da pesquisa original devem apresentar um relato preciso do trabalho realizado e dos resultados, seguido de uma discussão objetiva sobre o significado do trabalho. O manuscrito deve conter detalhes e referências suficientes para permitir que outros reproduzam o trabalho.

Originalidade e plágio

Os autores devem assegurar-se de que tenham escrito e submetido apenas trabalhos originais, com referências a trabalhos de terceiros quando for o caso. Publicações que tenham sido influentes na determinação da natureza do trabalho relatado no manuscrito também devem ser citadas. O plágio assume muitas formas, desde "repassar" o papel de outro como o autor, até copiar ou parafrasear partes substanciais do trabalho de outro (sem atribuição), até alegar resultados de pesquisas conduzidas por outros. O plágio em todas as suas formas constitui um comportamento editorial antiético e é inaceitável.

Autoria do manuscrito

Devem ser considerados na autoria dos artigos apenas aqueles que: (i) fizeram contribuições significativas para a concepção, projeto, execução, aquisição de dados ou análise / interpretação de o estudo; e (ii) redigiu o manuscrito ou revisou-o criticamente quanto a conteúdo intelectual importante; e (iii) ter visto e aprovado a versão final do artigo e concordado com sua submissão para publicação. Todas as pessoas que fizeram contribuições para o trabalho relatado no manuscrito (como ajuda técnica, assistência de redação e edição, suporte geral), mas que não atendem aos critérios de autoria, não devem ser listadas como autoras, mas devem ser reconhecidas nos "Agradecimentos".

Divulgação e conflitos de interesse

Os autores devem - no estágio mais inicial possível (em e-mail aos editores) - revelar quaisquer conflitos de interesse que possam ser interpretados como influenciando os resultados ou sua interpretação no manuscrito. Exemplos de potenciais conflitos de interesse que devem ser divulgados incluem financiamentos como honorários, doações educacionais ou outros fundos, participação em escritórios de oradores, filiação, emprego, consultorias, propriedade de ações ou outras participações societárias, e testemunho de especialista pago ou patenteado. acordos de licenciamento, bem como os não financeiros, tais como relações pessoais ou profissionais, afiliações, conhecimentos ou crenças no assunto ou materiais discutidos no manuscrito. Todas as fontes de apoio financeiro para o trabalho devem ser divulgadas (incluindo o número da concessão ou outro número de referência, se houver).

Reconhecimento de fontes

Os autores devem garantir que reconheceram corretamente as fontes e colaborações do trabalho. Informações obtidas privadamente (de conversa, correspondência ou discussão com terceiros) não devem ser usadas ou relatadas sem permissão explícita por escrito da fonte. Os autores não devem usar as informações obtidas no curso da prestação de serviços confidenciais, como manuscritos de arbitragem ou pedidos de subsídios, a menos que tenham obtido a permissão explícita por escrito do (s) autor (es) do trabalho envolvido nesses serviços.

No caso de texto que trate de pesquisa envolvendo seres humanos, será exigido, documento comprobatório da aprovação por parte de Comissão ou Comitê de Ética da instituição na qual foi realizada a pesquisa e aprovação na plataforma Brasil. Os autores nacionais podem submeter a folha de aprovação da pesquisa em Comitê de ética em Pesquisa como documento suplementar.

Revisão por pares

Os autores são obrigados a participar do processo de revisão por pares e a cooperar plenamente respondendo prontamente às solicitações dos editores de dados brutos, esclarecimentos e aprovação de prova de ética, consentimentos de pacientes e permissões de direitos autorais. No caso de uma primeira decisão de "revisões necessárias", os autores devem responder aos comentários dos revisores sistematicamente, ponto por ponto, e em tempo hábil, revisando e re-submetendo seu manuscrito ao periódico no prazo dado.

Erros em Trabalhos Publicados

Quando os autores descobrem erros significativos ou imprecisões em seu próprio trabalho publicado, é sua obrigação notificar prontamente os editores da revista ou o editor e cooperar com eles para corrigir o documento na forma de uma errata ou para recolher o documento. Se os editores ou editores souberem de um terceiro que um trabalho publicado contém um erro significativo ou imprecisão, então é obrigação do autor corrigir prontamente ou retirar o documento ou fornecer evidência aos editores do periódico sobre a correção do documento.

STATEMENT

Ethics in international publication and good practices

The Mix Sustentável Journal (Federal University of Santa Catarina), electronic ISSN  2447-3073, is dedicated to complying with good practices regarding a moral conduct consistent with the scientific publishing of periodicals. The prevention of negligence is also a crucial responsibility of the editor and the editorial team: any form of unethical behavior, as well as plagiarism in any instance, is not accepted by Mix Sustentável Journal. Authors who submit articles to the regular issues of journal declare their content is original and assure the work has not been published or no is it in the process of review / evaluation in any other journal. In each issue, a maximum of one translation is accepted.

The Mix Sustentável Journal follows the COPE Code of Conduct and Best Practice Guidelines for Journal Editors and the Virtuhab/UFSC follows the  Code of Conduct for Journal Publishers and works in compliance with the COPE (Committee on Publication Ethics) guidelines, which aim to encourage the identification of plagiarism, bad practices, fraud, possible ethical breaches, intellectual property. We inform to our public the COPE website http://publicationethics.org, which contains information for authors and editors on research ethics.

In addition, as a journal that follows these codes, it is expected of authors, reviewers and editors that they follow the best-practice guidelines on ethical behaviour contained therein.

Duties of Editors

Confidentiality

Editors and editorial staff will not disclose any information about a submitted manuscript to anyone other than the corresponding author, reviewers, potential reviewers, other editorial advisers, and the publisher, as appropriate.

Disclosure and conflicts of interest

Editors and editorial board members will not use unpublished information disclosed in a submitted manuscript for their own research purposes without the authors’ explicit written consent. Privileged information or ideas obtained by editors as a result of handling the manuscript will be kept confidential and not used for their personal advantage. Editors will recuse themselves from considering manuscripts in which they have conflicts of interest resulting from competitive, collaborative, or other relationships/connections with any of the authors, companies or institutions connected to the papers; instead, they will ask another member of the editorial board to handle the manuscript.

Publication decisions

The editors ensure that all submitted manuscripts being considered for publication undergo peer-review by at least two reviewers who are expert in the field. The editors are responsible for deciding which of the manuscripts submitted to the journal will be published, based on the validation of the work in question, its importance to researchers and readers, the reviewers’ comments, and such legal requirements as are currently in force regarding libel, copyright infringement and plagiarism.

Duties of Reviewers

Contribution to editorial decisions

Peer review assists editors in making editorial decisions and, through editorial communications with authors, may assist authors in improving their manuscripts. Peer review is an essential component for this journal.

Promptness

Any invited referee who feels unqualified to review the research reported in a manuscript or knows that its prompt review will be impossible should immediately notify the editors and decline the invitation to review so that alternative reviewers can be contacted.

Confidentiality

Any manuscripts received for review are confidential documents and must be treated as such; they must not be shown to or discussed with others. This applies also to invited reviewers who decline the review invitation.

Standards of objectivity

Reviews should be conducted objectively and observations formulated clearly with supporting arguments so that authors can use them for improving the manuscript. Personal criticism of the authors is inappropriate.

Acknowledgement of sources

Reviewers should identify relevant published work that has not been cited by the authors. Any statement that is an observation, derivation or argument that has been reported in previous publications should be accompanied by the relevant citation. A reviewer should also notify the editors of any substantial similarity or overlap between the manuscript under consideration and any other manuscript (published or unpublished) of which they have personal knowledge.

Disclosure and conflicts of interest

Any invited referee who has conflicts of interest resulting from competitive, collaborative, or other relationships or connections with any of the authors, companies or institutions connected to the manuscript and the work described therein should immediately notify the editors to declare their conflicts of interest and decline the invitation to review so that alternative reviewers can be contacted.

Unpublished material disclosed in a submitted manuscript must not be used in a reviewer’s own research without the express written consent of the authors. Privileged information or ideas obtained through peer review must be kept confidential and not used for the reviewer’s personal advantage. This applies also to invited reviewers who decline the review invitation.

Duties of Authors

Reporting standards

Authors of original research should present an accurate account of the work performed and the results, followed by an objective discussion of the significance of the work. The manuscript should contain sufficient detail and references to permit others to replicate the work. Review articles should be accurate, objective and comprehensive, while editorial 'opinion' or perspective pieces should be clearly identified as such. Fraudulent or knowingly inaccurate statements constitute unethical behaviour and are unacceptable.

Originality and plagiarism

Authors should ensure that they have written and submit only entirely original works, and if they have used the work and/or words of others, that this has been appropriately cited. Publications that have been influential in determining the nature of the work reported in the manuscript should also be cited. Plagiarism takes many forms, from "passing off" another's paper as the author's own, to copying or paraphrasing substantial parts of another's paper (without attribution), to claiming results from research conducted by others. Plagiarism in all its forms constitutes unethical publishing behaviour and is unacceptable.

 Authorship of the manuscript

Only persons who meet these authorship criteria should be listed as authors in the manuscript as they must be able to take public responsibility for the content: (i) made significant contributions to the conception, design, execution, data acquisition, or analysis/interpretation of the study; and (ii) drafted the manuscript or revised it critically for important intellectual content; and (iii) have seen and approved the final version of the paper and agreed to its submission for publication. All persons who made substantial contributions to the work reported in the manuscript (such as technical help, writing and editing assistance, general support) but who do not meet the criteria for authorship must not be listed as an author, but should be acknowledged in the "Acknowledgements" section after their written permission to be named as been obtained. The corresponding author should ensure that all appropriate coauthors (according to the above definition) and no inappropriate coauthors are included in the author list and verify that all coauthors have seen and approved the final version of the manuscript and agreed to its submission for publication.

Disclosure and conflicts of interest

Authors should—at the earliest stage possible (generally by submitting a disclosure form at the time of submission and including a statement in the manuscript)—disclose any conflicts of interest that might be construed to influence the results or their interpretation in the manuscript. Examples of potential conflicts of interest that should be disclosed include financial ones such as honoraria, educational grants or other funding, participation in speakers’ bureaus, membership, employment, consultancies, stock ownership, or other equity interest, and paid expert testimony or patent-licensing arrangements, as well as non-financial ones such as personal or professional relationships, affiliations, knowledge or beliefs in the subject matter or materials discussed in the manuscript. All sources of financial support for the work should be disclosed (including the grant number or other reference number if any).

Acknowledgement of sources

Authors should ensure that they have properly acknowledged the work of others, and should also cite publications that have been influential in determining the nature of the reported work. Information obtained privately (from conversation, correspondence or discussion with third parties) must not be used or reported without explicit, written permission from the source. Authors should not use information obtained in the course of providing confidential services, such as refereeing manuscripts or grant applications, unless they have obtained the explicit written permission of the author(s) of the work involved in these services.

Peer review

Authors are obliged to participate in the peer review process and cooperate fully by responding promptly to editors’ requests for raw data, clarifications, and proof of ethics approval, patient consents and copyright permissions. In the case of a first decision of "revisions necessary", authors should respond to the reviewers’ comments systematically, point by point, and in a timely manner, revising and re-submitting their manuscript to the journal by the deadline given.

Fundamental errors in published works

When authors discover significant errors or inaccuracies in their own published work, it is their obligation to promptly notify the journal’s editors or publisher and cooperate with them to either correct the paper in the form of an erratum or to retract the paper. If the editors or publisher learns from a third party that a published work contains a significant error or inaccuracy, then it is the authors’ obligation to promptly correct or retract the paper or provide evidence to the journal editors of the correctness of the paper.