v. 1 n. 2 (2021): REVISTA DE PESQUISA E PRÁTICA EM PSICOLOGIA

					Visualizar v. 1 n. 2 (2021): REVISTA DE PESQUISA E PRÁTICA EM PSICOLOGIA

Com imensa satisfação, estamos lançando o segundo número da revista Pesquisa e Prática em Psicologia lançada no início deste ano (2021).

Essa experiência de realizar o artigo utilizando filmes ou séries tem sido bastante proveitosa. Além da diversidade de temas, também é possível acompanhar a trajetória dos personagens ao longo do tempo.

Os artigos desenvolvidos apontam para a possibilidade de a pesquisa em psicologia dialogar com recursos midiáticos. As construções narrativas da cinematografia, as atitudes e comportamentos expressados pelos personagens fornecem subsídios primorosos para uma análise crítica e reflexiva sobre a psique humana e os elementos que a atravessam.

Os enredos transpõem os limites da ficção e comunicam sobre conflitos e desafios que atravessam a formação da constituição subjetiva dos personagens e que de alguma forma tem relação com a realidade que estamos vivendo na contemporaneidade. O projetor ilustrado na capa, sobre uma tonalidade azul que remete à consciência e ao intelecto, ilumina e dá palco ao estudo da psicologia, tal como holofotes que revelam o ator em cena.

Merece destaque o empenho dos autores e autoras – acadêmicos(as) que estavam cursando o terceiro semestre do curso de Psicologia da UFSC - em produzir um material de qualidade a partir do empenho e dedicação para escolha do material cinematográfico, o tema psicológico e as categorias de comportamento. Posteriormente foi elaborada a análise crítica do material escolhido.

O objetivo não é esgotar todas as possibilidades de análise, mas apresentar reflexões sobre o tema escolhido, que talvez possam ser aprofundadas em futuras investigações e servir de inspiração para que outros interessados possam fazer essa relação integrada e dinâmica entre teoria e prática.

Esperamos que vocês apreciem as leituras dos artigos e possam nos acompanhar nesse fantástico mundo da cinematografia por meio do filtro psicológico com seus conceitos e teorias.

Equipe editorial

Prof. Mauro Luís Vieira (Editor-Chefe)

Prof. Emílio Takase

Doutoranda Tamires Dias dos Santos

Acadêmica Sara Ludwig Moraes


Publicado: 2021-07-14

Artigos