Fatores de risco e de proteção ao desenvolvimento infantil no contexto de uma relação abusiva-coercitiva em cárcere privado e isolamento social

Auteurs

  • Mariana Antunes di Lucia Universidade Federal de Santa Catarina
  • Renata Renata Miguel Ferreira Borges Universidade Federal de Santa Catarina
  • Thaís Cabral Albigo Universidade Federal de Santa Catarina

Résumé

Este artigo teve como objetivo analisar de que forma o isolamento social, a relação
abusiva-coercitiva e o vínculo afetivo em contexto de sequestro e cárcere privado influenciam
no desenvolvimento infantil. A análise objetivou uma compreensão mais contextualizada
acerca do vínculo afetivo entre mãe e filho e dos comportamentos resilientes frente à
exposição a situações de violência parental e isolamento social enquanto fatores
potencializadores e adversos ao desenvolvimento infantil. Para tanto, foi realizada uma
observação crítica do filme “O Quarto de Jack”, por meio de três categorias de
comportamento: vínculo afetivo, comportamentos resilientes e relação abusiva-coercitiva. A
partir da análise realizada constatou-se que a relação abusivo-coercitiva e o isolamento social
se constituem como fatores de risco para o desenvolvimento infantil. No entanto, a existência
de um forte vínculo afetivo entre mãe e filho possibilita o desenvolvimento de
comportamentos resilientes, essenciais para que a criança, quando livre do cárcere privado,
seja estimulado a exercitar sua plasticidade cerebral e adaptar-se frente a novas
circunstâncias, contribuindo para a promoção do desenvolvimento e aprendizagem.
Palavras-chave: desenvolvimento infantil; fatores de risco e proteção; vínculo afetivo;
comportamento resiliente; relação abusiva-coercitiva.
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Biographies des auteurs

  • Mariana Antunes di Lucia, Universidade Federal de Santa Catarina
    Departamento de Psicologia
  • Renata Renata Miguel Ferreira Borges, Universidade Federal de Santa Catarina
    Departamento de Psicologia
  • Thaís Cabral Albigo, Universidade Federal de Santa Catarina
    Departamento de Psicologia

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Publiée

2021-07-14