PROYECTO DE HUERTO URBANO: ENFOQUE POR PROYECTOS APLICADO EN EXPERIENCIAS DE EXTENSIÓN COMO COMPONENTE CURRICULAR

URBAN GARDEN PROJECT: A PROJECT-BASED APPROACH APPLIED TO EXTENSION EXPERIENCES AS A CURRICULAR COMPONENT

Autores/as

  • Adriane Shibata Santos UNIVILLE - UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE
  • Karla Pfeiffer UNIVILLE - UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE
  • Mariana Schmitz Gonçalves UNIVILLE - UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE

DOI:

https://doi.org/10.29183/2447-3073.MIX2024.v10.n2.141-151

Palabras clave:

Docencia en Diseño para la Sostenibilidad; Plan de Estudios de Extensión; Experiencias de extensión.

Resumen

Una resolución aprobada en 2018 por el Ministerio de Educación definió en las matrices curriculares de las carreras de pregrado materias que tienen carga horaria de Curricularización de Extensión, permitiendo a los estudiantes combinar los contenidos vistos en el aula con actividades prácticas en comunidades externas. En ese contexto, este artículo presenta el informe del proyecto aplicado en el componente curricular Experiencias de Extensión, así como las actividades realizadas, los procedimientos y resultados de la aplicación, con una ampliación de los contenidos exhibidos en el Simposio de Diseño Sostenible 2023. documental y Campaña de sensibilización para la implementación de huertos urbanos en barrios de la ciudad de Joinville (SC). Para ejecutar el proyecto se optó por el método de diseño de doble diamante, considerando las etapas descubrir, definir, desarrollar y validar, además de la adopción de una plataforma institucional para el seguimiento de docentes y estudiantes y la participación comunitaria. Como resultados, aquí presentamos los materiales generados para la campaña y una discusión sobre el importante papel que juegan las actividades de experiencia de extensión en la formación académica.

Biografía del autor/a

Adriane Shibata Santos, UNIVILLE - UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE

Doutora em Design pela PUC-Rio e Mestra em Saúde e Meio Ambiente pela Univille, Especialista em Engenharia de Produto e Design pela PUC-Pr e Bacharela em Desenho Industrial - Projeto de Produto pela UFPR. É Professora Adjunto 1 na Univille, onde leciona nos cursos de graduação e especialização em Design, além de compor o quadro permanente do programa de Mestrado Profissional em Design - PPGDesign Univille. É pesquisadora nas áreas de sustentabilidade, inovação; inovação social; gestão do design; sistemas produto-serviço (PSS). Pesquisadora membro da comunidade LeNS (Learning Network on Sustainability). Jurada de prêmios nacionais de design de relevância. Atuou por mais de 20 anos como gestora de design em equipes interdisciplinares, além de prestar consultorias em diferentes áreas do design, destacando-se design de produto, gestão de design e design estratégico. Possui patentes e registros de desenho industrial em seu nome e recebeu prêmios de design. Atualmente integra a Diretoria da Associação dos Designers Gráficos do Brasil ADG Brasil (gestão 2023-2025).

LATTES: http://lattes.cnpq.br/2707676882754005

ORCID: https://orcid.org/0000-0001-7560-9871

Karla Pfeiffer, UNIVILLE - UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE

Graduada em Design (2002) pela Universidade da Região de Joinville - Univille, Mestre em Patrimônio Cultural e Sociedade na mesma Instituição (2011). A dissertação de Mestrado confrontou a legislação de comunicação visual vigente da cidade de Joinville com a situação dos prédios históricos da cidade (Visualidade Urbana: um estudo de caso da área central de Joinville). Este mesmo tema contemplado no Edital de Apoio a arte e Cultura de Joinville. Professora da Univille nos cursos de Design e Fotografia. É coordenadora do Programa de Extensão Matur(a)idade na Univille (desde 2013), o qual promove palestras, exames e atividades, visando o bem estar e a qualidade de vida para o público de terceira idade. Atua no Projeto Brinequo, o qual visa desenvolver brinquedos pedagógicos e terapêuticos junto aos alunos do curso de Design e tem como objetivo beneficiar pessoas em tratamento na Equoterapia em detrimento de alguma deficiência (física, motora e/ou cognitiva). Participou do Núcleo Joinvilense de Fotografia, o qual já foi responsável por várias atividades culturais na cidade, envolvendo fotografia, sendo o mais importante o Desafio Fotográfico, projeto aprovado pelo Edital de Apoio à Cultura (2008).

LATTES: http://lattes.cnpq.br/0844629340947385

ORCID: https://orcid.org/0000-0001-5562-2729

 

Mariana Schmitz Gonçalves, UNIVILLE - UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE

Professora tutora do curso de Design Gráfico do Centro Internacional Universitário (UNINTER). Professora externa e conteudista dos cursos de pós-graduação (EaD) da área de Design da Universidade da Região de Joinville (Univille). É mestre em Design pela Universidade Federal do Paraná e pesquisou no Núcleo de Design & Sustentabilidade da UFPR em Curitiba. Possui graduação em Design com ênfase em Programação Visual pela Univille (2015) com intercâmbio de dois semestres no curso de Design de Comunicação na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (Portugal). Se interessa principalmente pelos temas: Design para a Sustentabilidade, Design para Inovação Social, Design Participativo.

LATTES: http://lattes.cnpq.br/2993309139151580

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-2106-3858

Citas

BRASIL. Ministério da Educação. Resolução No 7 de 18 de dezembro de 2018. Estabelece as Diretrizes para a Extensão na Educação Superior Brasileira e regimenta o disposto na Meta 12.7 da Lei no 13.005/2014, que aprova o Plano Nacional de Educação – PNE 2014 – 2024 e dá outras providências. Available at: https://normativasconselhos.mec.gov.br/normativa/pdf/CNE_RES_CNECESN72018.pdf. Accessed on: Aug. 10, 2023.

BUSCH, O. V.; PALMÅS, K. Social Means Do Not Justify Corruptible Ends: A Realist Perspective of Social Innovation and Design. She Ji: The Journal of Design, Economics and Innovation, v. 2, n. 4, p. 275-287, 2017. Available at: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S2405872617300631. Accessed on: Aug. 10, 2023.

CIPOLLA, C.; MOURA, H. Social innovation in Brazil through design strategy. Design Management Journal, v. 6, n. 1, p. 40-51, 2011. Available at: https://www.researchgate.net/publication/216832446_Social_Innovation_in_Brazil_Through_Design_Strategy. Accessed on: Aug. 10, 2023.

CUNHA, M. A.; CARDOSO, R. C. V. Hortas urbanas na promoção da Segurança Alimentar e Nutricional e desenvolvimento sustentável em Salvador, Brasil. Ambiente & Sociedade. São Paulo. Vol. 25, 2022. Available at: https://www.scielo.br/j/asoc/a/JnfmVX3jJYxjYFN53ZngbpM/?format=pdf&lang=pt. Accessed on: Aug. 8, 2023.

DESIGN COUNCIL. The Double Diamond design process - still fit for purpose? Medium. 2011. Available at: https://medium.com/design-council/the-double-diamond-design-process-still-fit-for-purpose-fc619bbd2ad3. Accessed on: Aug. 2, 2023.

DOCUMENTÁRIO CULTIVANDO LAÇOS. Available at: https://drive.google.com/file/d/1CypNHXhcpy4Fc2ruNSjhenD5e0tuf0tI/view. Accessed on: May 25, 2023.

FENIMAN, E. H. Hortas curitibanas: as representações simbólicas do cultivo de alimentos na cidade. 2014. Masters dissertation. Universidade Federal do Paraná.

Food and Agriculture Organization of the United Nations (FAO). Urban Agriculture. Available at: http://www.fao.org/urban-agriculture/en/. Accessed on: June 25, 2023.

LIMA, E. C.; MARTINS, B. Design social, o herói de mil faces, como condição para a atuação contemporânea in: BRAGA, Marcos da Costa. O papel social do design gráfico: história, conceitos & atuação profissional. São Paulo: Editora SENAC São Paulo, 2011.

MANZINI, E. A laboratory of ideas: Diffuse creativity and new ways of doing. in: MERONI, Anna. Creative Communities. Milão: PoliDesign, 2007.

MANZINI, E. Design para a inovação social e sustentabilidade: Comunidades criativas, organizações colaborativas e novas redes projetuais Rio de Janeiro: E-papers, 2008.

MANZINI, E. Design: quando todos fazem design - uma introdução ao design para inovação social. Tradução Luzia Araujo. São Leopoldo, RS: Ed. Unisinos, 2017 (b).

MORAES, A. C. R. Ideologias geográficas. São Paulo: Annablume, 2005.

MOUGEOT, L. J.A. Agricultura Urbana – conceito e definição. Revista Agricultura Urbana n01. Julho de 2000. Available at: https://ruaf.org/assets/2000/10/rau01_total.pdf. Accessed in: Apr. 2023.

NAGIB, G. Agricultura urbana como ativismo na cidade de São Paulo: o caso da Horta das Corujas. 2016. Doctorate Thesis. Universidade de São Paulo.

REYNOLDS, R. On guerrilla gardening: a handbook for gardening without boundaries. United Kingdom: Bloomsbury, 2009.

RUAF. Resource Centres on Urban Agriculture & Food Security Foundation. Urban Agriculture and City Region Food Systems: What and Why. 2015. Available at: https://ruaf.org/document/city-region-food-systems-what-and-why/. Accessed on: May 4, 2023.

SOUZA, J. S. Hortas urbanas comunitárias em Salvador-BA: organização, trabalho e alimentos. 2018. Masters Dissertation. Universidade Federal da Bahia. Available at: https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/32847/1/Disserta%C3%A7%C3%A3o%20Hortas%20Urbanas%20Comunit%C3%A1rias%20%20VERS%C3%83O%20FINAL.pdf. Accessed on: Dec. 20, 2023.

TRACEY, D. Guerrilla gardening: a manualfesto. Canadá: New Society, 2007.

VEENHUIZEN, R. VAN (Ed.). Cities farming for the future: urban agriculture for green and productive cities. Netherlands: RUAF & IDRC, 2006.

UNIVILLE. Universidade da Região de Joinville. Plano de Desenvolvimento Institucional 2022-2026 - Joinville, SC: Editora Univille, 2022.

Publicado

2024-05-29

Cómo citar

Santos, A. S., Pfeiffer, K., & Gonçalves, M. S. (2024). PROYECTO DE HUERTO URBANO: ENFOQUE POR PROYECTOS APLICADO EN EXPERIENCIAS DE EXTENSIÓN COMO COMPONENTE CURRICULAR: URBAN GARDEN PROJECT: A PROJECT-BASED APPROACH APPLIED TO EXTENSION EXPERIENCES AS A CURRICULAR COMPONENT. IX Sustentável, 10(2), 141–151. https://doi.org/10.29183/2447-3073.MIX2024.v10.n2.141-151

Artículos más leídos del mismo autor/a