URBAN GARDEN PROJECT: A PROJECT-BASED APPROACH APPLIED TO EXTENSION EXPERIENCES AS A CURRICULAR COMPONENT

PROJETO HORTA URBANA: ABORDAGEM BASEADA EM PROJETO APLICADA EM VIVÊNCIAS DE EXTENSÃO COMO COMPONENTE CURRICULAR

Authors

  • Adriane Shibata Santos UNIVILLE - UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE
  • Karla Pfeiffer UNIVILLE - UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE
  • Mariana Schmitz Gonçalves UNIVILLE - UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE

DOI:

https://doi.org/10.29183/2447-3073.MIX2024.v10.n2.141-151

Keywords:

Teaching in Design for Sustainability; Extension Curriculum; Extension Experiences

Abstract

A resolution approved in 2018 by the Brazilian Ministry of Education defined in the curriculum matrices of undergraduate courses subjects that have an extension curricularization workload, allowing students to combine the content seen in the classroom with practical activities in external communities. In this context, this article presents the project report applied in the Extension Experiences curricular component, as well as the activities carried out, the procedures and the results of the application, with an expansion of the content displayed at the 2023 Sustainable Design Symposium. The proposal aimed to create a documentary and an awareness campaign for the implementation of urban gardens in neighborhoods in the city of Joinville (SC), Brazil. To execute the project, the double-diamond design method was chosen, considering the stages discover, define, develop, and validate, in addition to the adoption of an institutional platform for monitoring teachers and students and community participation. Here, we present the materials generated for the campaign and a discussion regarding the significant role played by extension experience activities in academic training.

Author Biographies

Adriane Shibata Santos, UNIVILLE - UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE

Doutora em Design pela PUC-Rio e Mestra em Saúde e Meio Ambiente pela Univille, Especialista em Engenharia de Produto e Design pela PUC-Pr e Bacharela em Desenho Industrial - Projeto de Produto pela UFPR. É Professora Adjunto 1 na Univille, onde leciona nos cursos de graduação e especialização em Design, além de compor o quadro permanente do programa de Mestrado Profissional em Design - PPGDesign Univille. É pesquisadora nas áreas de sustentabilidade, inovação; inovação social; gestão do design; sistemas produto-serviço (PSS). Pesquisadora membro da comunidade LeNS (Learning Network on Sustainability). Jurada de prêmios nacionais de design de relevância. Atuou por mais de 20 anos como gestora de design em equipes interdisciplinares, além de prestar consultorias em diferentes áreas do design, destacando-se design de produto, gestão de design e design estratégico. Possui patentes e registros de desenho industrial em seu nome e recebeu prêmios de design. Atualmente integra a Diretoria da Associação dos Designers Gráficos do Brasil ADG Brasil (gestão 2023-2025).

LATTES: http://lattes.cnpq.br/2707676882754005

ORCID: https://orcid.org/0000-0001-7560-9871

Karla Pfeiffer, UNIVILLE - UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE

Graduada em Design (2002) pela Universidade da Região de Joinville - Univille, Mestre em Patrimônio Cultural e Sociedade na mesma Instituição (2011). A dissertação de Mestrado confrontou a legislação de comunicação visual vigente da cidade de Joinville com a situação dos prédios históricos da cidade (Visualidade Urbana: um estudo de caso da área central de Joinville). Este mesmo tema contemplado no Edital de Apoio a arte e Cultura de Joinville. Professora da Univille nos cursos de Design e Fotografia. É coordenadora do Programa de Extensão Matur(a)idade na Univille (desde 2013), o qual promove palestras, exames e atividades, visando o bem estar e a qualidade de vida para o público de terceira idade. Atua no Projeto Brinequo, o qual visa desenvolver brinquedos pedagógicos e terapêuticos junto aos alunos do curso de Design e tem como objetivo beneficiar pessoas em tratamento na Equoterapia em detrimento de alguma deficiência (física, motora e/ou cognitiva). Participou do Núcleo Joinvilense de Fotografia, o qual já foi responsável por várias atividades culturais na cidade, envolvendo fotografia, sendo o mais importante o Desafio Fotográfico, projeto aprovado pelo Edital de Apoio à Cultura (2008).

LATTES: http://lattes.cnpq.br/0844629340947385

ORCID: https://orcid.org/0000-0001-5562-2729

 

Mariana Schmitz Gonçalves, UNIVILLE - UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE

Professora tutora do curso de Design Gráfico do Centro Internacional Universitário (UNINTER). Professora externa e conteudista dos cursos de pós-graduação (EaD) da área de Design da Universidade da Região de Joinville (Univille). É mestre em Design pela Universidade Federal do Paraná e pesquisou no Núcleo de Design & Sustentabilidade da UFPR em Curitiba. Possui graduação em Design com ênfase em Programação Visual pela Univille (2015) com intercâmbio de dois semestres no curso de Design de Comunicação na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (Portugal). Se interessa principalmente pelos temas: Design para a Sustentabilidade, Design para Inovação Social, Design Participativo.

LATTES: http://lattes.cnpq.br/2993309139151580

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-2106-3858

References

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Published

2024-05-29

How to Cite

Santos, A. S., Pfeiffer, K., & Gonçalves, M. S. (2024). URBAN GARDEN PROJECT: A PROJECT-BASED APPROACH APPLIED TO EXTENSION EXPERIENCES AS A CURRICULAR COMPONENT : PROJETO HORTA URBANA: ABORDAGEM BASEADA EM PROJETO APLICADA EM VIVÊNCIAS DE EXTENSÃO COMO COMPONENTE CURRICULAR. ix Sustentável, 10(2), 141–151. https://doi.org/10.29183/2447-3073.MIX2024.v10.n2.141-151

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