PROYECTO DE MOBILIARIO URBANO PARA LA REVITALIZACIÓN DE PLAZAS

URBAN FURNITURE PROJECT FOR SQUARE REVITALIZATION

Autores/as

  • Mariana de Souza Zorzo UFSC - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
  • Daniela Estaregue Alves UFSC - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
  • Cristiano Alves UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina
  • Marília Matos Gonçalves UFSC - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA

DOI:

https://doi.org/10.29183/2447-3073.MIX2023.v9.n2.31-49

Palabras clave:

Diseño para la sostenibilidad, Mobiliario urbano, Plaza de la tecnología

Resumen

El presente trabajo tiene como objetivo general desarrollar un proyecto de mobiliario urbano sustentable para una plaza que sea atractiva para el descanso, la socialización y la integración con el medio ambiente. La plaza en cuestión configura un espacio inactivo ubicado en el campus Trindade de la Universidad Federal de Santa Catarina y fue elegida como estudio de caso a partir de la reivindicación estudiantil de un área verde de esparcimiento y un espacio educativo. Para el desarrollo del proyecto se utilizó la metodología Doble Diamante y, como base teórica, se utilizaron los principios de la sustentabilidad a partir de los conceptos de Educación Ambiental, Derecho a la Ciudad y enfoques de diseño enfocados en esta temática. En respuesta a las diferentes demandas del público y la situación transitoria actual de la plaza, se buscó crear un mobiliario que propiciara la permanencia en el lugar y al mismo tiempo fuera versátil

Biografía del autor/a

Mariana de Souza Zorzo, UFSC - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA

Graduação em Design de Produto pela Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil(2022), participou de diferentes projetos de iniciação científica e extensão. Colaborou em diversos projetos no Núcleo de Educação Ambiental da UFSC – NEAmb.

Daniela Estaregue Alves, UFSC - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA

Bacharel em Desenho Industrial com habilitação em projeto de produto pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP/Bauru, Mestre em Design de Produção Visual pelo Instituto Superior de Artes, Design e Marketing ? IADE e Doutora pela Universidade Federal de Santa Catarina em Design com a pesquisa: "Um modelo para o design da experiência do usuário no contexto do turismo de eventos". Publicou vários artigos em periódicos especializados e anais de eventos nacionais e internacionais, além de participar ativamente de grupos de pesquisa (SmartMetropolis - UFRN; Núcleo de Design, Inovação e Sustentabilidade - UFRN; Produção e Análise da Usabilidade da reVista Multimidia Bilíngue - IFSC ; Design como ferramenta de geração de experiências turísticas ? UFSC e Design e Comunicação - UNIDCOM/IADE). Atuou como professora de cursos superiores de Design de produto e gráfico (Uniso, Faal, UFRN, IFSC), cursos de pós-graduação (SENAI/SC), cursos técnicos (IFSC) e atuou como Coordenadora de Projetos de Design Educacional no Programa de Qualificação de Atividades Não Presenciais (PQ-ANP/IFSC) . Atualmente é voluntária na reVISTA Multimídia Bilíngue do Instituto Federal de Santa Catarina - Campus Palhoça Bilíngue e na LTUX Floripa - Squad Público. Possui experiência em: Design, com ênfase em Programação Visual, Web Design e Experiência do Usuário; Coordenação de projetos e organização de eventos nacionais e internacionais (DC-Design e Estrutura de Missão para os Assuntos do Mar ? EMAM/ Portugal).

Cristiano Alves, UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina

PhD em Engenharia Mecânica pela Universidade Técnica de Lisboa - Instituto Superior Técnico, Mestre e Bacharel em Desenho Industrial pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) . Membro dos grupos de pesquisas Compósitos Lignocelulósicos (UNESP/Botucatu), IN+ Center for Innovation, Technology and Policy Research (Universidade Técnica de Lisboa) e Grupo LOGO (UFSC) em linhas de pesquisas de desenvolvimento componentes técnicos para a indústria automobilística e ferroviária, e sistemas de gestão de Ecodesign e sustentabilidade de produtos e processos. Possui experiência como designer automotivo (Mercedes Benz do Brasil), gerente de design (Maquinas Agrícolas Jacto) e diretor de P&D (Ancel - Tecnologia em Compósitos) professor de Design da Universidade Eurípides de Marília (UNIVEM), da Universidade de Sorocaba-SP e da Faculdade de Administração e Artes de Limeira (FAAL). Atuou como coordenador do curso de Design da UFRN, como idealizador e coordenador do grupo de pesquisa ECOAR - Design, Inovação e Sustentabilidade e do Núcleo de Design, Inovação e Sustentabilidade da UFRN (NDIS). Atualmente é professor adjunto do curso de design da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e professor permanente do programa de Mestrado Profissional em Ciência, Tecnologia e Inovação da UFRN (MPInova). Atua na área do Industrial Design, com ênfase em Desenvolvimento e Gestão de Produtos, atuando principalmente nos seguintes temas: Design Estratégico Sustentável, Materiais Compósitos Naturais, Eco-Design, Sustentabilidade, Desenvolvimento de Produtos Sustentáveis, Análise de Ciclo-de-Vida (ACV/LCA) de Produtos e Processos e Avaliação Ambiental Estratégica.

Marília Matos Gonçalves, UFSC - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA

Possui graduação em Educação Artística - Desenho (Licenciatura) pela Universidade do Estado de Santa Catarina (1995), graduação em Design - habilitação em Design Gráfico (Bacharelado) pela Universidade Federal de Santa Catarina (2005), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (1999) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2005). Atualmente é professor associado I da Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Artes, atuando principalmente nos seguintes temas: design, design gráfico, e moda. Atua nos Grupos de Pesquisa: Núcleo de Acessibilidade Digital e Tecnologias Assistivas e LOGO - Laboratório de Orientação da Gênese Organizacional.

Citas

ABRAS, C., MALONEY-KRICHMAR, D., PREECE, J. User-Centered Design. In Bainbridge, W. Encyclopedia of Human-Computer Interaction. 2004. Thousand Oaks: Sage Publications.

ANTUNES, André. Uma questão de saúde. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV), Fiocruz. Disponível em: <https://www.epsjv.fiocruz.br/noticias/reportagem/uma-questao-de-saude>. Acesso em: 11 abr. 2021.

ARAÓZ, Horácio Machado. O debate sobre o "extrativismo" em tempos de ressaca: a Natureza americana e a ordem colonial. In: DILGER, Gerhard; LANG, Miriam; PEREIRA FILHO, Jorge (org.). Descolonizar o Imaginário: debates sobre pós-extrativismo e alternativas ao desenvolvimento. São Paulo: Fundação Rosa Luxemburgo, 2016. p. 445-468.

BONSIEPE, Gui; KELNNER, Petra; POESSNECKER, Holger. Metodologia Experimental: Desenho Industrial. CNPq, 1984.

BRASIL. Lei no 10.257, de 10 de julho de 2001. Regulamenta os arts. 182 e 183 da Constituição Federal, estabelece diretrizes gerais da política urbana e dá outras providências. Diário Oficial da União, Seção I (Atos do Poder Legislativo). Edição no 133, de 11/7/2001.

CEPAGRO. Agricultura urbana: hortas e tratamentos de resíduos orgânicos. 2013. (Saber na Prática, v.3). Disponível em: https://www.slideshare.net/Cepagro/03-aricultura-urbana Acesso em: 15 fev. 2021

CONSELHO DAS ENTIDADES ESTUDANTIS DO CENTRO TECNOLÓGICO – UFSC. Manifesto “Por um novo CTC”. Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina. 2014. Disponível em: <https://casin.ufsc.br/manifesto-por-um-novo-ctc/ > Acesso em: 12 abr. 2021.

COMISSÃO PERMANENTE DE PLANEJAMENTO FÍSICO (CPPF). Plano diretor do Campus da UFSC: diretrizes e proposições. Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, p. 59, 2005.

COORDENADORIA DE PLANEJAMENTO DO ESPAÇO FÍSICO (COPLAN). Parecer Técnico 07/2018: Área do CTC prevista para Praça da Tecnologia. Florianópolis: Departamento de Projetos de Arquitetura e Engenharia (DPAE), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), 2018.

COORDENADORIA DE PLANEJAMENTO DO ESPAÇO FÍSICO (COPLAN). Plano Diretor do Campus Universitário da Trindade: Revisão Conceitual, Definições Urbanísticas e Ambientais. Versão I Anteprojeto para Debate com a Sociedade. Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), p. 143, 2010.

COUNCIL, Design. What is the framework for innovation?: design council's evolved double diamond. Design Council's evolved Double Diamond. 2019. Disponível em: https://www.designcouncil.org.uk/news-opinion/what-framework-innovation-design-councils -evolved-double-diamond. Acesso em: 15 fev. 2021.

DAMETTO, Júlia Teixeira Lahm. Hortas Urbanas: a relação entre natureza e cidade: o caso da horta do pacuca. Florianópolis/SC. 2018. 200 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, Centro Tecnológico, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2018. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/211189. Acesso em: 26 jan. 2021.

ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A ALIMENTAÇÃO E AGRICULTURA - FAO. O tempo está se esgotando para as florestas: sua superfície continua se reduzindo. 2018. Disponível em: <http://www.fao.org/americas/noticias/ver/pt/c/1144361/>. Acesso em: 11 abr. 2021.

FLORIANÓPOLIS (Município). Decreto No 21.723, de 08 de julho de 2020. Dispõe sobre o Programa Municipal de Agricultura Urbana - Programa Cultiva Floripa. Florianópolis, SC.

FLORIANÓPOLIS (Município). Lei no 10.392, de 06 de junho de 2018. Dispõe sobre a Política Municipal de Agroecologia e Produção Orgânica de Florianópolis (PMAPO) Florianópolis, SC.

FLORIANÓPOLIS (Município). Lei no 10.501, de 08 de abril de 2019. Dispõe sobre a obrigatoriedade da reciclagem de resíduos sólidos orgânicos no município de Florianópolis. Florianópolis, SC.

GRAY, Dave. Updated Empathy Map Canvas. 2017. Disponível em: https://medium.com/the-xplane-collection/updated-empathy-map-canvas-46df22df3c8a Acesso em: 18 jun. 2021

HOLMGREN, David. Permacultura: princípios e caminhos além da sustentabilidade. Porto Alegre: Via Sapiens, 2013. 416 p

INTERGOVERNMENTAL PANEL ON CLIMATE CHANGE - IPCC. Sumário para os Formuladores de Políticas. Primeira Sessão Conjunta dos Grupos de Trabalho I, II e III do IPCC. Suíça, 2018. Disponível em: https://www.ipcc.ch/site/assets/uploads/2019/07/SPM-Portuguese-version.pdf Acesso em: 03 fev. 2021

INTERGOVERNMENTAL PANEL ON CLIMATE CHANGE- IPCC, 2007. Climate Change 2007: Synthesis Report. Contribuição dos Grupos de Trabalho I, II e III para o Quarto Relatório de Avaliação do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas. Equipe de Redação Central, Pachauri, R.K e Reisinger, A. (edição).. IPCC, Genebra, Suíça, 104 pp. Disponível em: https://www.ipcc.ch/site/assets/uploads/2018/02/ar4_syr_full_report.pdf Acesso em: 16 mar 2021.

KRENAK, Ailton. Como adiar o fim do mundo. In: Intensivo SIM, 2020. Disponível em: https://youtu.be/4NLcCm9bGrs Acesso em: 03 mar. 2021.

MATIAS, Iraldo Alberto Alves. Projeto e Revolução: do fetichismo à gestão, uma crítica à teoria do design. 2014. 337 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Campinas, SP. Disponível em: http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/281163. Acesso em 30 jan. 2021.

MELO, Adriana; ABELHEIRA, Ricardo. Design Thinking & Thinking Design: Metodologia, ferramentas e uma reflexão sobre o tema. Novatec Editora, 2015.

MIRES, Fernando. O discurso da natureza: ecologia e política na América Latina. Florianópolis: Editora da UFSC, Bernúncia Editora, 2012. 241 p. Tradução: Vicente Rosa Alves.

OSTERWALDER, A. et al. Value Proposition Design: How to Create Products and Services Customers Want. New York: John Wiley & Sons, 2014

PAPANEK, Victor. Design for the Real World: human ecology and social change. 2. ed. Chicago: Academy Chicago Publishers, 2005. 394 p.

PASSOS, Fernanda Werlich dos. Interfaces e composições de lazer e aprendizado na UFSC. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso, Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis.

PLATAFORMA AGENDA 2030. A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. Disponível em: <http://www.agenda2030.org.br/sobre/>. Acesso em: 11 abr. 2021.

REDE BRASILEIRA DE JUSTIÇA AMBIENTAL (RJBA). Declaração Final. Colóquio Internacional Sobre Justiça Ambiental, Trabalho e Cidadania. Niterói, 2001.

SCHULTZ, Tristan; ABDULLA, Danah; ANSARI, Ahmed; CANLI, Ece; KESHAVARZ, Mahmoud; KIEM, Matthew; PRADO, Luiza; OLIVEIRA, Pedro de. What Is at Stake with Decolonizing Design? A Roundtable, Design and Culture, 10:1, 81-101, 2018. DOI: 10.1080/17547075.2018.1434368.

SCHMIDT, Henrique. Entenda o que é Sistema Solar Híbrido. 2019. Disponível em: https://soliens.com.br/blog/energia-fotovoltaica/entenda-o-que-e-sistema-solar-hibrido/. Acesso em: 05 set. 2021.

SILVA, Daniel. Os Fundamentos Emocionais da Educação Ambiental. In: ENCONTRO BLUMENAUENSE DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL (EBEA), 2., 2015, Blumenau. Anais [...] . Florianópolis: GTHIDRO/UFSC, 2015. p. 1-2.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA - UFSC. O Centro Tecnológico. Florianópolis, 2019. Disponível em: https://portal.ctc.ufsc.br/ctc/ Acesso em: 03 de set. 2021.

VINHOLI, Ana Carolina. Agricultura urbana: um estudo de caso em Itajaí/SC. 2011. 135 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Planejamento Territorial e Desenvolvimento Socioambiental, Centro de Ciências Humanas e da Educação, Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, 2011.

Publicado

2023-04-02

Cómo citar

Zorzo, M. de S., Estaregue Alves, D., Alves, C., & Gonçalves, M. M. (2023). PROYECTO DE MOBILIARIO URBANO PARA LA REVITALIZACIÓN DE PLAZAS: URBAN FURNITURE PROJECT FOR SQUARE REVITALIZATION . IX Sustentável, 9(2), 31–49. https://doi.org/10.29183/2447-3073.MIX2023.v9.n2.31-49