PESQUISA E DESENVOLVIMENTO DE UMA COLEÇÃO DE MODA SLOW FASHION
DOI:
https://doi.org/10.29183/2447-3073.MIX2020.v7.n1.19-32Palavras-chave:
Slow fashion, Sustentabilidade, Moda, Projeto de coleçãoResumo
Uma das indústrias que mais cresce é aquela que envolve produtos de vestuário. Ao longo do século passado (1900 – 2000), o mercado desse tipo de produto tem crescido e junto dele, a competitividade foi ficando mais acirrada. No caso da moda das massas (aquelas cuja produção acontece em grande escala), utiliza-se de processos que visam a produção de peças de forma mais rápida e mais baratas. Consequentemente são também rapidamente consumidas e descartadas. A esse sistema deu-se o nome de fast fashion. Entretanto, o prejuízo socioambiental é considerável. Opondo-se a esse sistema, o movimento slow fashion, surgiu no início deste século buscando minimizar esses danos socioambientais. Este artigo apresenta o processo de criação de uma coleção de roupas desenvolvida em um projeto de conclusão de curso a partir de estratégias sustentáveis. Para tanto, além de uma pesquisa bibliográfica, foi realizada um estudo prático – a proposta de coleção. Conclui-se que, tal como prega o movimento slow fashion, é possível produzir peças que preconizam os princípios de sustentabilidade.
Referências
BRASIL, Governo do. Entenda como funciona o mercado de crédito de carbono. 2017. isponível em: <http://www.brasil.gov.br/noticias/meio-ambiente/2012/04/entenda-como-funciona-o-mercado-de-credito-de-carbono>. Acesso em: 28 out. 2018.
BRASIL. Ministério do Meio Ambiente. Protocolo de Quioto. 2020. Disponível em: https://www.mma.gov.br/ clima/convencao-das-nacoes-unidas/protocolo-de-quioto.html. Acessado em 06 jun 2020.
CARVALHO, Nathália Cristina de Oliveira. Millennials: quem são e o que anseiam os jovens da geração Y. 2017. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janiero. 2017. Disponível em: https://pantheon.ufrj.br/bitstream/11422/4865/1/Monografia%20-%20Nathalia%20Carvalho.pdf . Acesso em: 11 jun. 2020.
FERNANDES. Laura M. A. CASTILHO, Leonardo A. G. Moda e Sustentabilidade: uma perspectiva da moda sustentável no discurso Jornalístico. In: Anais do 14o Colóquio de Moda. 13o Fórum das Escolas Dorotéia Baduy Pires e 5o Congresso Brasileiro de Iniciação Científica em Design de Moda. Curitiba, Paranã - 01-06 de setembro de 2018.
FLETCHER, Kate e GROSE, Lynda. Moda e sustentabilidade: design para a mudança. São Paulo: Senac, 2012.
HOWE, N. e STRAUSS, W. (2007). The next 20 years – How customer and workforce attitudes will evolve. Harvard Business Review, Julho-Agosto, 2007. Disponível em https://hbr.org/2007/07/the-next-20-years-how-customer-and-workforce-attitudes-will-evolve. Acesso em: 11 maio 2020.
MARQUES, José Roberto. Saiba o que é mapa de empatia e sua importância para empreendedores. 2018. Disponível em: <https://www.ibccoaching.com.br/portal/saiba-o-que-e-mapa-de-empatia-e-sua-importancia-para-empreendedores/>. Acesso em: 15 jun. 2018
MORI, Natália Tinoco. Slow Fashion: conscientização do consumo de moda no Brasil. 2016. 46 f. Trabalho de COncçusão de Curso (Especialização). Universidade de São Paulo. São paulo, 2016. Disponível em: http://www2.eca.usp.br/moda/monografias/NATALIA%20MORI-USP.pdf. Acesso em: 15 jun. 2020.
MUNARI, Bruno. Das Coisas Nascem Coisas. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2008.
NOLDIN, C. R. Análise das estratégias adotadas pelas empresas de fast fashion zara e h&m em relação ao composto mercadológico (2012). Disponível em: Acesso em: 01/06/2015
PAZMINO, Ana Verônica. Como se cria: 40 métodos para design de produtos. São Paulo: Blucher, 2015.
SILVA, Luciano Ferreira da. MACEDO, Amanda Helena. Um estudo exploratório sobre o crédito de carbono como forma de investimento. in: Revista Eletetrônica em Gestão, Educação e Tecnologia Ambiental. v(8), nº 8, p. 1651-1669, SET-DEZ, 2012.
SIMÕES, L. e GOUVEIA, L. (2008). Targeting the Millennial Generation. III Jornadas de Publicidade e Comunicação. A Publicidade para o consumidor do Séc. XXI. UFP. Porto. 10 de Abril. Disponível em: http://homepage.ufp.pt/lmbg/com/ lsimoes1_sopcom08.pdf. Acesso em: 26 maio 2020.
SINGH, Ganit. Fast Fashion Has Changed the Industry and the Economy. 2017. Disponível em: <https://fee.org/articles/fast-fashion-has-changed-the-industry-and-the-economy/>. Acesso em: 20 mar. 2018.
TENDERE. No que consiste o fast fashion? 2014. Disponível em: <http://www.tendere.com.br/ blog/2014/07/07/fast-fashion/>. Acesso em: 20 mar. 2018.
WALCHHOLZ, Larissa Aparecida. PINHEIRO, Eliane. Estratégias sustentáveis de moda: um estudo aplicado ao desenvolvimento de produtos de vestuário. In: Mix Sustentável | Florianópolis | v.3 | n.4 | p.157-172 | nov. | 2017. Disponível em: http://ojs.sites.ufsc.br/index.php/mixsustentavel/article/view/2312. Acesso em: 11 maio 2020.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).