PORTOS SUSTENTÁVEIS E OS INDICADORES DE DESEMPENHO AMBIENTAL, ECONÔMICO E SOCIAL PARA O DESENVOLVIMENTO DA COMUNIDADE LOCAL: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA
DOI:
https://doi.org/10.29183/2447-3073.MIX2021.v7.n3.99-110Palabras clave:
Sustentabilidade, Desenvolvimento Sustentável, Indicadores, Porto, ComunidadeResumen
O objetivo do estudo foi analisar os indicadores de desempenho ambiental, econômico e social dos portos sustentáveis e o impacto no desenvolvimento da comunidade local. Como procedimento metodológico, o estudo realizou uma revisão sistemática de literatura das publicações sobre indicadores de desempenho para portos sustentáveis, por meio de buscas nas bases de dados ScienceDirect, Scopus e Web of Science. A principal contribuição desta pesquisa foi discutir em que nível os indicadores ambientais, sociais e econômicos existentes apoiam as autoridades portuárias, responsáveis pelas tomadas de decisão, em seus esforços para o desenvolvimento sustentável em harmonia com a comunidade local. Um levantamento favorável de 11 indicadores de desempenho dos portos sustentáveis em três categorias principais: (i) ambiental, (ii) econômica e (iii) social. O setor portuário apresenta políticas públicas incompletas e fragmentadas. Para operar com eficácia, um porto sustentável precisa agir e trabalhar em conformidade com determinados indicadores descritos neste estudo. Conclui-se que dentre os indicadores que foram levantados na literatura e que precisam contemplar o “Triple Bottom Line” em portos sustentáveis, destacam-se a gestão do meio ambiente e energia, transparência nos relatórios de sustentabilidade e investimento em projetos sociais.
Citas
ANDRADE, L. F. G. et al. Aplicação da base ecossistêmica na gestão ambiental de portos. Desenvolvimento e Meio Ambiente, v.44, n.2, p. 76-103, 2018. Disponível em: http://dx.doi.org/10.5380/dma.v44i0.54999
BARBIERI, J. C et al. Inovação e Sustentabilidade: Novos Modelos e Proposições. RAE, Revista de Administração de Empresas. v.50, n.2, p. 146-154, 2010. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/ S0034-75902010000200002
BELEYA, P. et al. Challenges in attaining sustainable development goals in port Klang: Port management perspective. International Journal of Supply Chain Management, v. 9, n. 1, p. 349–355, 2020. Disponível em: https://www.scopus.com/inward/ record.uri?eid=2-s2.0-85080857794&partnerID=40& md5=48e74a264d6e412dec4c9ce0536c0a25
BRUNDTLAND, G. H. Nosso futuro comum: comissão mundial sobre meio ambiente e desenvolvimento. 2.ed. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 1991.
CHEN, C.; LAM, J. S. L. Sustainability and interactivity between cities and ports: a two-stage data envelopment analysis (DEA) approach. Maritime Policy and Management, v. 45, n. 7, p. 944–961, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.1080/03088839.2018.1450528
CHEN, J. et al. Constructing Governance Framework of a Green and Smart Port. Journal of Marine Science and Engineering, v. 7, n. 4, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.3390/jmse7040083
CHEON, S.; MALTZ, A.; DOOLEY, K. The link between economic and environmental performance of the top 10 U.S. ports. Maritime Policy and Management, v. 44, n. 2, p. 227–247, 2017. Disponível em: https://doi.org/10.1080/03088839. 2016.1275860.
CHIU, R.-H.; LIN, L.-H.; TING, S.-C. Evaluation of green port factors and performance: A fuzzy AHP analysis. Mathematical Problems in Engineering, v. 2014, 2014. Disponível em: https://doi.org/10.1155/2014/802976
DI VAIO, A.; VARRIALE, L.; ALVINO, F. Key performance indicators for developing environmentally sustainable and energy efficient ports: Evidence from Italy. Energy Policy, v. 122, p. 229–240, 2018.
DZIKOWSKI, P. A bibliometric analysis of born global firms. Journal of Business Research, v.85, n.1, p. 281-294, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.jbusres.2017.12.054
ELKINGTON, J. Canibais com garfo e faca. São Paulo: Makron Books, 2001.
ELSEVIER. Research Platforms. Disponível em: https://www.elsevier.com/pt-br/research-platforms. Acesso em: 20 de set. 2020.
GARG, C. P.; KASHAV, V. Evaluating value creating factors in greening the transportation of Global Maritime Supply Chains (GMSCs) of containerized freight. Transportation Research Part D: Transport and Environment, v. 73, p. 162–186, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.trd.2019.06.011.
GOMES, P. R.; MALHEIROS, T. F. Proposta de análise de indicadores ambientais para apoio na discussão da sustentabilidade. Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional. v.8, n.2, p.151-169, 2012.
HIRANANDANI, V. Sustainable development in seaports: A multi-case study. WMU Journal of Maritime Affairs, v. 13, n. 1, p. 127–172, 2014.
HOSSAIN, T.; ADAMS, M.; WALKER, T. R. Sustainability initiatives in Canadian ports. MARINE POLICY, v. 106, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.marpol.2019.103519.
JANSEN, M.; VAN TULDER, R.; AFRIANTO, R. Exploring the conditions for inclusive port development: the case of Indonesia. Maritime Policy and Management, v. 45, n. 7, p. 924–943, 2018.
KANG, D.; KIM, S. Conceptual model development of sustainability practices: The case of port operations for collaboration and governance. Sustainability (Switzerland), v. 9, n. 12, 2017. Disponível em: https://doi.org/10.3390/su9122333
KIM, S.; CHIANG, B. G. The role of sustainability practices in international port operations: an analysis of moderation effect. Journal of Korea Trade, v. 21, n. 2, 2017.
KUZNETSOV, A. et al. Towards a sustainability management system for smaller ports. Marine Policy, v. 54, p. 59–68, 2015. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.marpol.2014.12.016.
LINDER, A. Explaining shipping company participation in voluntary vessel emission reduction programs. Transportation Research Part D: Transport and Environment, v. 61, p. 234–245, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.trd.2017.07. 004
LOZANO, R. et al. Analysing sustainability changes in seaports: Experiences from the Gävle Port Authority. Sustainable Development, v. 27, n. 3, p. 409–418, 2019. Disponível em: https// 10.1002/sd.1913.
LU, C.-S.; LAI, P.-L.; CHIANG, Y.-P. Container terminal employees’ perceptions of the effects of sustainable supply chain management on sustainability performance. Maritime Policy and Management, v. 43, n. 5, p. 597–613, 2016. Disponível em: https://doi.org/10.1080/03088839.2016.1190471
MARZI, B.; LOGOZAR, K. Cooperation Between a Port and Local Community In Light of Sustainable Development. European Journal of Sustainable Development, v. 8, n. 4, p. 337–346, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.14207/ejsd.2019.v8n4p337.
MENDONÇA, A. K. de S.; BORNIA, A. C. Oportunidades para a difusão da energia eólica e solar em sistemas isolados no Brasil: barreiras e facilidades evidenciados na literatura. Mix Sustentável, v. 5, n.3, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.29183/2447-3073.MIX2019.v5.n3.81-92
NORRIS, M.; OPPENHEIM, C. Comparing alternatives to the Web of Science for coverage of the social sciences literature. Journal of Informetrics, v.1, n.2, p. 161-169, 2007.
OTHMAN, M. K. et al. The Sustainable Port Classification Framework for Enhancing the Port Coordination System. Asian Journal of Shipping and Logistics, v. 35, n. 1, p. 13–23, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.ajsl.2019.03.003
PKA. Port Klang - Background Malaysia's Principal Port. Disponível em: <https://www.pka.gov.my/index.php/en/about-us/port-klang-authority/background> Acesso em: 25 de set. 2020.
PUIG, M.; WOOLDRIDGE, C.; DARBRA, R. M. Identification and selection of Environmental Performance Indicators for sustainable port development. Marine Pollution Bulletin, v. 81, n. 1, p. 124–130, 2014. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.marpolbul.2014.02.006
VAN ECK, N.; WALTMAN, L. Software survey: VOSviewer, a computer program for bibliometric mapping, Scientometrics, v.84, n.2, p. 523-538, 2009.
VEJVAR, M. et al. Strategic responses to institutional forces pressuring sustainability practice adoption: Case-based evidence from inland port operations. Transportation Research Part D: Transport and Environment, v. 61, p. 274–288, 2018.
VIEIRA, S. T. P.; BRESCIANI, L. P. Competências territoriais em perspectivas teóricas e empíricas: o caso do Complexo Portuário de Santos, SP. Revista Brasileira de Gestão de Desenvolvimento Regional, v.11, n.1, p.243-272, 2015.
WAN, C. et al. A novel model for the quantitative evaluation of green port development – A case study of major ports in China. Transportation Research Part D: Transport and Environment, v. 61, p. 431–443, 2018. Disponível em: https://doi.org/https://doi.org/10.1016/j.trd.2020.102317.
WANKE, P. F. Physical infrastructure and shipment consolidation efficiency drivers in Brazilian ports: A two-stage network-DEA approach. Transport Policy, v. 29, n. SI, p. 145–153, 2013. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.tranpol.2013.05.004
ZHEN, L. et al. Operation management of green ports and shipping networks: overview and research opportunities. Frontiers of Engineering Management, v. 6, n. 2, p. 152–162, jun. 2019. Disponível em: https://doi.org/10.1007/s42524-019-0027-2
Descargas
Archivos adicionales
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).