RESUMO DE DISSERTAÇÃO: COMPONENTES CONCEITUAIS PARA UMA PROPOSTA DE CONSUMO SUSTENTÁVEL DA MODA EM BRECHÓS

Autores/as

  • Alessandro Mateus Felippe UDESC
  • Gabriel Sausen Feil UNIPAMPA

DOI:

https://doi.org/10.29183/2447-3073.MIX2019.v5.n4.141-142

Palabras clave:

consumo, consumo sustentável, moda, brechó

Resumen

Intenciona-se, com o presente resumo, apresentar os resultados alcançados no trabalho de conclusão de curso do autor principal por meio de uma reflexão sobre o atual consumo de moda. Partindo de um diagnóstico preocupante em relação a essa indústria – considerada a segunda que mais polui o meio ambiente –, observa-se o reuso de peças de vestuário, encontradas no espaço brechó, como uma possibilidade de prática sustentável de consumo. Dessa forma, o objetivo geral de pesquisa busca-se entender de que forma a elaboração teórica de cinco componentes conceituais podem elucidar uma proposta, uma possibilidade de consumo sustentável da moda.

Biografía del autor/a

Alessandro Mateus Felippe, UDESC

Graduado em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda (UNIPAMPA) e mestrando no Proprama de Pós-graduação em Design de Vestuário e Moda (UDESC).

Gabriel Sausen Feil, UNIPAMPA

Professor Associado da Universidade Federal do Pampa. Na graduação, atua no Curso de Comunicação Social - Publicidade e Propaganda; na pós-graduação, atua no Mestrado em Comunicação e Indústria Criativa. Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul; mestre em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul; graduado em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda pela mesma Universidade. Líder do Grupo de Pesquisa t3xto, coordena a Linha Experimentações filosóficas em comunicação-educação-literatura, o projeto de pesquisa Atividades criativas-máquina de guerra e o projeto de extensão Happy hour do t3xto. Interessa-se pelos pensamentos de Nietzsche, Barthes, Deleuze e Foucault; pelas literaturas de Sade, Sacher-Masoch, Dostoiévski, Blake, Kafka, Bataille, Bukowski e Kerouac; por atividades criativas-máquina de guerra.

Citas

CANCLINI, N. G. Consumidores e cidadãos: conflitos multiculturais da globalização; tradução Maurício Santana Dias. 7. Ed. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2008.

DELEUZE, G; PARNET, C. Diálogos. São Paulo: Escuta, 1998.

GODART, F. Sociologia da moda. Editora Senac São Paulo, 2010.

FEIL, G. S. Comunicação e Fuga: por uma educação-fluxo. 2006. 189 f. Dissertação (Mestrado em Educação nas Ciências) – Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, UNIJUI, Brasil. 2006.

FIRJAN – Mapeamento da Indústria Criativa no Brasil. Rio de Janeiro: Sistema Firjan, 2016.

MARTINO, Luiz C. De qual comunicação estamos falando? In: HOHFELDT, Antonio; MARTINO, Luiz C.; FRANÇA, Vera Veiga (Orgs.). Teorias da comunicação: conceitos, escolas e tendências. Petrópolis: Vozes, 2001. NERI, N. Dicas de brechó – Tipos de brechó. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=QzenEfHjpPA&t=4s> - Acesso: 15 ago. 2017.

SEBRAE. Nichos de Moda. Brasília, 2015. UNCTAD – Relatório de economia criativa 2010: economia criativa uma opção de desenvolvimento. Brasília: Secretaria da Economia Criativa/ Minc ; São Paulo: Itaú Cultural, 2012.

Publicado

2019-11-14

Cómo citar

Felippe, A. M., & Feil, G. S. (2019). RESUMO DE DISSERTAÇÃO: COMPONENTES CONCEITUAIS PARA UMA PROPOSTA DE CONSUMO SUSTENTÁVEL DA MODA EM BRECHÓS. IX Sustentável, 5(4), 141–142. https://doi.org/10.29183/2447-3073.MIX2019.v5.n4.141-142

Número

Sección

Graduação, Iniciação Científica e Pós-graduação