PESQUISA-AÇÃO PARA MELHORAR PROCESSOS DE PROJETO PARTICIPATIVO EM PROPOSTAS DE VINCULAÇÃO DA FACULDADE DE ARQUITETURA COM A COMUNIDADE: UM ESTUDO DE CASO NO EQUADOR

Autores/as

  • Andrea Jaramillo Universidade Federal de Santa Catarina
  • Myrian Larco Benitez Universidad Tecnológica Equinoccial

DOI:

https://doi.org/10.29183/2447-3073.MIX2016.v2.n1.64-72

Palabras clave:

Pesquisa-ação, projeto participativo, projetos sociais, arquitetura.

Resumen

A responsabilidade social é um tema importante para os centros de educação superior. Muitas universidades destinam fundos para a execução de projetos sociais. Esses projetos se desenvolvem num contexto onde é preciso aproveitar ao máximo os recursos disponíveis. É neste cenário que este trabalho apresenta a pesquisa-ação como uma metodologia que permite avaliar e melhorar a execução de projetos sociais desenvolvidos dentro da universidade, na procura de mais eficiência e maiores impactos. Por meio de um estudo de caso desenvolvido numa universidade no Equador, foi possível visibilizar as dificuldades e potencialidades da prática usada na execução dos projetos de vinculação com a sociedade, implementar mudanças na prática e avaliar os resultados.

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Publicado

2016-05-03

Cómo citar

Jaramillo, A., & Benitez, M. L. (2016). PESQUISA-AÇÃO PARA MELHORAR PROCESSOS DE PROJETO PARTICIPATIVO EM PROPOSTAS DE VINCULAÇÃO DA FACULDADE DE ARQUITETURA COM A COMUNIDADE: UM ESTUDO DE CASO NO EQUADOR. IX Sustentável, 2(1), 64–72. https://doi.org/10.29183/2447-3073.MIX2016.v2.n1.64-72