IDENTIFICATION OF MATERIALS IN COFFEE PACKAGING: VISUAL SYMBOLS OF SUSTAINABILITY AND CONSUMER CO-RESPONSIBILITY

IDENTIFICAÇÃO DE MATERIAIS NAS EMBALAGENS DE CAFÉ

Authors

  • Andre Carvalho Mol Silva UFJF - UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA
  • Maria Regina Álvares Correia Dias UEMG - UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS

Keywords:

Materials, design and sustainability, coffee packaging

Abstract

The variety of materials used without proper identification, along with the presence of visual elements that imply sustainability in coffee packaging that cannot be recycled, prompted the proposal of alternatives to enhance consumer choice (UNEP, 2017) by considering processes with positive impacts for producers, consumers, and the environment.

Author Biographies

Andre Carvalho Mol Silva, UFJF - UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA

Doutor e mestre em Design, especialista em Gestão do Design nas Micro e Pequenas Empresas, bacharel em Desenho Industrial com habilitação em Programação Visual (Design Gráfico). Professor Efetivo da Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF.

LATTES: http://lattes.cnpq.br/3460155750098780

Maria Regina Álvares Correia Dias, UEMG - UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS

Graduada em Design Industrial pela FUMA/MG, com mestrado em Engenharia de Produção pela UFSC e doutorado em Engenharia e Gestão do Conhecimento, também na UFSC. Atua como docente da Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG (graduação, mestrado e doutorado em Design). Foi coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Design - PPGD/UEMG. Trabalhou como designer no LBDI, em Florianópolis por oito anos. Professora de projetos e ergonomia na FUMA e Unisul. Participou de vários projetos de Ergonomia pela UFSC, para empresas como Alcoa (MG), Copersucar (SP) e Unilever (SP e PR). Atuou na ITAUTEC (SP) onde desenvolveu vários projetos. Atuou como Designer em Cerâmica no LabMat/UFSC e A2D em Florianópolis/SC. Desenvolveu diversos projetos para a ParaDesign, Ethermídia e Pixeldesign, de 1996 a 2009. Editora e organizadora dos Cadernos de Estudos Avançados em Design. Editora-chefe da Revista Pensamentos em Design. Áreas de pesquisa: História do design em Minas Gerais; Materiais, linguagem e design; Teoria, cultura e pesquisa em Design; Métodos e inovação em design; Ergonomia, usabilidade e Interfaces.

LATTES: http://lattes.cnpq.br/0498730188943790

References

FORMIGA, E. Símbolos gráficos: métodos de avaliação de compreensão. São Paulo: Blucher, 2011.

RØPKE, I. Sustainable consumption: transitions, systems and practices. In: MARTÍNEZ-ALIER, J.; MURADIAN, R. Handbook of Ecological Economics. Northampton: Edward Elgar, 2015.

SOUSA, M. M. M. de; CARVALHO, F. M.; PEREIRA, R. G. F. A. Colour and shape of design elements of the packaging labels influence consumer expectations and hedonic judgments of specialty coffee. Food Quality and Preference. 2020, 83. DOI 10.1016/j.foodqual.2020.103902

TEIXEIRA, F. G.; ITO, D. Tipos, formatos e terminologia. In: SARANTOPOULOS, C. I. G. L.; TEIXEIRA, F. G. Embalagens plásticas flexíveis: principais polímeros e avaliação de propriedades. Campinas: ITAL/CETEA, 2017.

UNEP – United Nations Environment Programme (2017). Guidelines for Providing Product Sustainability Information: Global Guidance on Making Effective Environmental, Social and Economic Claims, to Empower and Enable Consumer Choice. http://hdl.handle.net/20.500.11822/22180.

VELASCO, C.; SPENCE, C. Multisensory product packaging: an introduction. In: VELASCO, C.; SPENCE, C. (org). Multisensory packaging: designing new product experiences. Cham, Palgrave Macmillan, 2018.

Downloads

Published

2024-12-09

How to Cite

Mol Silva, A. C., & Correia Dias, M. R. Álvares. (2024). IDENTIFICATION OF MATERIALS IN COFFEE PACKAGING: VISUAL SYMBOLS OF SUSTAINABILITY AND CONSUMER CO-RESPONSIBILITY: IDENTIFICAÇÃO DE MATERIAIS NAS EMBALAGENS DE CAFÉ. ix Sustentável, 10(5), 235–236. etrieved from https://ojs.sites.ufsc.br/index.php/mixsustentavel/article/view/7812

Issue

Section

Graduação, Iniciação Científica e Pós-graduação