DESIGN GRÁFICO PARA PREVENÇÃO DA VIOLÊNCIA EM ESCOLA PÚBLICA

GRAPHIC DESIGN FOR THE PREVENTION OF VIOLENCE IN A PUBLIC SCHOOL

Autores

  • Yan Liszt Ximenes Medeiros UEMG - Universidade do Estado de Minas Gerais
  • Suéllen Mota Marques Costa UEMG - Universidade do Estado de Minas Gerais
  • Cláudio Santos Rodrigues UEMG - Universidade do Estado de Minas Gerais
  • Rita de Castro Engler UEMG - Universidade do Estado de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.29183/2447-3073.MIX2024.v10.n2.115-126

Palavras-chave:

Sustentabilidade, Agenda 2030, Prevenção do crime, Design contra o crime, Educação

Resumo

Este trabalho destinou-se a responder a seguinte pergunta-problema: como o Design Gráfico poderia contribuir para a prevenção da violência em uma escola pública? O objeto de estudo foi uma instituição de ensino pública, de nível fundamental, situada no município de Belo Horizonte, na qual havia casos de violência entre os estudantes de 11 a 14 anos. O objetivo foi planejar, executar e avaliar ações para prevenção da violência entre os aprendizes. O método foi a realização de duas oficinas de produção de cartazes para a prevenção da violência, as quais foram seguidas pela elaboração de uma intervenção artística na face interna de um dos muros da escola. Os resultados apontam que o Design Gráfico pode contribuir criando e/ou fortalecendo as redes de apoio para prevenção da violência.

Biografia do Autor

Yan Liszt Ximenes Medeiros, UEMG - Universidade do Estado de Minas Gerais

Designer Gráfico pela Universidade do Estado de Minas Gerais (2023), Técnico em Mecatrônica pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (2012) e especialista técnico em Projetos Aeronáuticos pelo Programa Projetista Embraer (PPE) em parceria com a Faculdade de Tecnologia de São Paulo (2012). Pesquisador no Centro de Estudos em Design e Tecnologia (CEDTec), laboratório membro da Rede DESIS (Design for Social Innovation and Sustainability) e do LeNS (Learning Network on Sustainability). Também é pesquisador no grupo Design Against Crime, registrado no Diretório de Grupos de Pesquisa no Brasil.

LATTES: http://lattes.cnpq.br/3541863449331134

ORCID: https://orcid.org/0009-0001-1208-8869

Suéllen Mota Marques Costa, UEMG - Universidade do Estado de Minas Gerais

Professora na Escola de Design da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG); pesquisadora no Centro de Estudos em Design e Tecnologia (CEDTec) da UEMG e pesquisadora no Laboratório de Computação Ambiental em Arquitetura e Urbanismo (CA_AU) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), sendo que sua principal linha de pesquisa é o Design para Prevenção do Crime (Design Against Crime e Crime Prevention Thorough Environmental Design). É doutoranda em Arquitetura e Urbanismo na Escola de Arquitetura da UFMG; mestre em Construção Civil pela Escola de Engenharia da UFMG (2017), especialista em Construção Civil pela Escola de Engenharia da UFMG (2014), arquiteta e urbanista pela Escola de Arquitetura da UFMG (2009) e técnica em edificações pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (2002). Por meio do CEDTec, colabora com as redes internacionais de pesquisa DESIS (Design for Social Innovation and Sustainability) e LeNS (Learning Network on Sustainability), bem como com a parceria entre o CEDTec e o Design Against Crime Reserach Lab (DACRL), da University of the Arts London (UAL).

LATTES: http://lattes.cnpq.br/7917895330956154

ORCID: http://orcid.org/0000-0001-9244-4706

Cláudio Santos Rodrigues, UEMG - Universidade do Estado de Minas Gerais

Mestre em Design pela Escola de Design da Universidade do Estado de Minas Gerais; Certified Tecnology Specialist pela Infocomm International e graduado em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Atualmente, é professor na Escola de Design da Universidade do Estado de Minas Gerais e no Curso de Tecnologia em Cinema e Animação da cidade de Cataguases. Participa do Instituto Fábrica do Futuro, Residência Criativa do Audiovisual, da Rede Latinoamericana de Cultura Gráfica; é pesquisador no grupo _grafia: Estudos da Linguagem/Educação, Audiovisual e Narrativas Transmídia, bem como foi articulador do convênio entre a Universidade do Estado de Minas Gerais e o Pólo Audiovisual da Zona da Mata do estado de Minas Gerais. Também é diretor de criação na Voltz Design na qual desenvolve projetos de design audiovisual, design de interação, redes sócio-educativas, museu expandido, animação e tipografia. Por meio do coletivo F.A.Q., apresentou-se em performances audiovisuais no Brasil, na França, na Holanda e na África do Sul. Além disso, produziu vídeos e instalações audiovisuais exibidas e premiadas no Brasil e em outros países.

LATTES: http://lattes.cnpq.br/3858167712450759

ORCID: https://orcid.org/0000-0003-0090-4993

Rita de Castro Engler, UEMG - Universidade do Estado de Minas Gerais

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Minas Gerais (1985); mestrado em Engenharia de Produção pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1988) e especialização (DEA) e doutorado em Engenharia de Produção e Gestão de Inovação Tecnológica pela Ecole Centrale Paris (1993); pós-doutorado em Design pela Universidade do Estado de Minas Gerais (1994), pós-doutorado em Design Social pela Ryerson University (2014). Foi bolsista de mestrado na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; chargé des cours na Ecole des Mines de Paris; bolsista de doutorado e pesquisadora na Ecole Centrale Paris; coordenadora de projetos no Centro de Pesquisas e Desenvolvimento da Universidade do Estado de Minas Gerais; professora e coordenadora do Mestrado em Gestão de Tecnologia no Centro Federal de Educação Tecnológica do Rio de Janeiro; diretora e sócia da Eventail_ Produções & Eventos; bem como criou e coordenou o Centro de Lideranças da Business School São Paulo. Atualmente é professora concursada em Inovação e Design do programa de doutorado e mestrado em Design da Universidade do Estado de Minas Gerais; pesquisadora com bolsa de produtividade do CNPq; professora convidada da University of Tennessee, da Christian Brothers University, da Middle Tennessee State University, da Ryerson University, da POLITO, da Cape Peninsula University of Technology, da Stellenbosch University e da University of the Arts London. Também é responsável no Brasil pelo Consórcio de Engineering Management, bem como é coordenadora do Centro de Estudos em Design e Tecnologia (CEDTec), laboratório membro da Rede DESIS (Design for Social Innovation and Sustainability) e da Rede LeNS (Learning Network on Sustainability).

LATTES: http://lattes.cnpq.br/1848076566428564

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-5707-2924

Referências

AGÊNCIA SENADO. Violence in schools: specialists reinforce the importance of welcoming students. Brasília, 8 Jun. 2022. News from the Senate website. Available at: https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2022/06/08/violencia-nas-escolas-especialistas-reforcam-importancia-de-acolhimento-de-estudantes . Accessed 02 May 2023.

ALBUQUERQUE, E. M. A. Design gráfico em tempos de ativismo. 2018. Dissertation (Master’s degree in Design) - Center for Arts and Communication, Federal University of Pernambuco, Recife, 2018. Available at: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/34595 . Accessed 12 Dec. 2023.

ARAÚJO, M. M. Uma história de precursores e ativistas. Revista do Arquivo Público Mineiro, Belo Horizonte, v.44, n. 1, p.18-23, 2008. Available at: http://www.siaapm.cultura.mg.gov.br/modules/rapm/brtacervo.php?cid=1051&op=1 . Accessed 15 Dec. 2023.

BOHRER, A. Os missais de Plantin e outras reminiscências flamengas no barroco mineiro. In: THOMAS, W.; STOLS, E.; KANTOR, I.; FURTADO, J. (org.). Um Mundo Sobre Papel: Livros, Gravuras e Impressos Flamengos nos Impérios Português e Espanhol. São Paulo: Edusp, 2014. p.475-458.

BONSIEPE, G. Design: do material ao digital. 1. ed. Florianópolis: Blucher, 1997.

CARDOSO, R. Uma introdução à história do Design. 3. ed. São Paulo: Blucher, 2008.

______. Design para um mundo complexo. São Paulo: Cosac Naify, 2012.

CASTELLI, A. V. Design Contra o Crime: uma oportunidade para a indústria do Paraná. In: BONDARUK, R. L. Design Contra o Crime: Prevenção Situacional do Delito através do Design de Produto. Curitiba: FIEP, 2008.

GAMMAN, L.Why Focus on Empathy? [S.l.], 15 Feb. 2016. 1 video (35min52s). Video-recorded presentation available at the Design Against Crime Youtube channel. Available at: https://www.youtube.com/watch?v=0wXgjcY3C8o&t=1370s . Accessed 24 May 2023.

______. Reviewing “Safer Streets”: History, Theory and Practice + New Design Directions for Social Designers regarding VAWG. [S.l.], 24 Feb. 2022. BAPD presentation in support of the Clear Channel Client Project Brief. Received by email on 28 Mar. 2022.

INSTITUTO PROMUNDO. Cuidar sem violência, todo mundo pode! Rio de Janeiro: Instituto Promundo, 2003. Available at: https://promundo.org.br/recursos/cuidar-sem-violencia-todo-mundo-pode/ . Accessed 24 May 2023.

IPANEMA, C., IPANEMA, M. Silva Porto: livreiro na corte de D. João, editor na independência. Rio de Janeiro: Capivara, 2007.

KRZNARIC, R. Empathy Low Res. [S.l.], 10 May 2016. 1 video (1h27min50s). Video-recorded presentation available at the Design Against Crime Youtube channel. Available at: https://www.youtube.com/watch?v=j7TwpvSiQ58&t=148s . Accessed 10 Mar. 2023.

MENDES, J. F.. Memória dos Jornais Mineiros no século XIX. In: ENCONTRO NACIONAL DA REDE ALFREDO DE CARVALHO, 3., 2005, Novo Hamburgo. Anais [...]. Novo Hamburgo: ALCAR, 2005, p. 13-28.

MOREIRA, L.S. Combates tipográficos. Revista do Arquivo Público Mineiro, Belo Horizonte, v.44, n.1, p.24-41, 2008. Available at: http://www.siaapm.cultura.mg.gov.br/modules/rapm/brtacervo.php?cid=1053&op=1 . Accessed 28 Dec. 2023.

NAVE, F. Antuérpia como Centro Tipográfico do Mundo Ibérico (Séculos XVI-XVIII). In: THOMAS, W.; STOLS, E.; KANTOR, I.; FURTADO, J. (org.). Um Mundo Sobre Papel: Livros, Gravuras e Impressos Flamengos nos Impérios Português e Espanhol. São Paulo: Edusp, 2014. p.30-42.

NUNES, M. “Museum of Empathy” Arrives in São Paulo: put yourself in the place of the other wearing your shoes [S.l.], 13 Nov. 2017. News on the website Conexão Planeta. Available at: https://conexaoplaneta.com.br/blog/museu-da-empatia-chega-a-sao#paulo-coloque-se-no-lugar-do-outro-calcando-seus-sapatos/ . Accessed 20 Mar. 2023.

RODRIGUES, C. S. Design aplicado às tecnologias de rede colaborativa: projeto para a difusão da memória coletiva da tipografia em Minas Gerais. 2015. Dissertation (Master’s degree in Design) - School of Design, State University of Minas Gerais, Belo Horizonte, 2015. Available at: https://mestrados.uemg.br/ppgd-producao/dissertacoes-ppgd/category/83-2015?download=244:design-aplicado-as-tecnologias-de-rede-colaborativa-projeto-para-difusao-da-memoria-coletiva-da-tipografia-em-minas-gerais. Accessed 01 Dec. 2023.

SILVA, E. H. B.; NEGREIROS, F. Violência nas escolas públicas brasileiras: uma revisão sistemática da literatura. Revista da Associação Brasileira de Psicopedagogia, São Paulo, v. 37, n.114, p. 327-340, 2020. Available at: https://www.revistapsicopedagogia.com.br/detalhes/647/violencia-nas-escolas-publicas-brasileiras--uma-revisao-sistematica-da-literatura . Accessed 02 May 2023.

SILVA, G. C.; DA ROSA, P.C.; FRAGA, P.G.R. BERNARDES, M.M.S. BRUSCATO, U. M.TONETTO, L.VAN DER LINDEN, J.C.S. Design Contra o Crime: as diversas formações do pesquisador atuante na área. In: VAN DER LINDEN, J. C. S. BRUSCATO, U. M.; BERNARDES, M.M.S. (Orgs.). Design em Pesquisa, vol. 12, Porto Alegre: Marcavisual, 2018. p 17-32. Available at: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/178699 . Accessed 29 Dec. 2023.

UNITED NATIONS. Goal 16: Promote peaceful and inclusive societies for sustainable development, provide access to justice for all and build effective, accountable and inclusive institutions at all levels. [S.l.], [2023?]. Website publication. Available at: https://sdgs.un.org/goals/goal16#targets_and_indicators . Accessed 14 Jan. 2024.

Publicado

2024-05-29

Como Citar

Ximenes Medeiros, Y. L., Marques Costa, S. M., Santos Rodrigues, C., & de Castro Engler, R. (2024). DESIGN GRÁFICO PARA PREVENÇÃO DA VIOLÊNCIA EM ESCOLA PÚBLICA: GRAPHIC DESIGN FOR THE PREVENTION OF VIOLENCE IN A PUBLIC SCHOOL. IX Sustentável, 10(2), 115–126. https://doi.org/10.29183/2447-3073.MIX2024.v10.n2.115-126