DESIGN GRÁFICO PARA PREVENÇÃO DA VIOLÊNCIA EM ESCOLA PÚBLICA
GRAPHIC DESIGN FOR THE PREVENTION OF VIOLENCE IN A PUBLIC SCHOOL
DOI:
https://doi.org/10.29183/2447-3073.MIX2024.v10.n2.115-126Palavras-chave:
Sustentabilidade, Agenda 2030, Prevenção do crime, Design contra o crime, EducaçãoResumo
Este trabalho destinou-se a responder a seguinte pergunta-problema: como o Design Gráfico poderia contribuir para a prevenção da violência em uma escola pública? O objeto de estudo foi uma instituição de ensino pública, de nível fundamental, situada no município de Belo Horizonte, na qual havia casos de violência entre os estudantes de 11 a 14 anos. O objetivo foi planejar, executar e avaliar ações para prevenção da violência entre os aprendizes. O método foi a realização de duas oficinas de produção de cartazes para a prevenção da violência, as quais foram seguidas pela elaboração de uma intervenção artística na face interna de um dos muros da escola. Os resultados apontam que o Design Gráfico pode contribuir criando e/ou fortalecendo as redes de apoio para prevenção da violência.
Referências
AGÊNCIA SENADO. Violence in schools: specialists reinforce the importance of welcoming students. Brasília, 8 Jun. 2022. News from the Senate website. Available at: https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2022/06/08/violencia-nas-escolas-especialistas-reforcam-importancia-de-acolhimento-de-estudantes . Accessed 02 May 2023.
ALBUQUERQUE, E. M. A. Design gráfico em tempos de ativismo. 2018. Dissertation (Master’s degree in Design) - Center for Arts and Communication, Federal University of Pernambuco, Recife, 2018. Available at: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/34595 . Accessed 12 Dec. 2023.
ARAÚJO, M. M. Uma história de precursores e ativistas. Revista do Arquivo Público Mineiro, Belo Horizonte, v.44, n. 1, p.18-23, 2008. Available at: http://www.siaapm.cultura.mg.gov.br/modules/rapm/brtacervo.php?cid=1051&op=1 . Accessed 15 Dec. 2023.
BOHRER, A. Os missais de Plantin e outras reminiscências flamengas no barroco mineiro. In: THOMAS, W.; STOLS, E.; KANTOR, I.; FURTADO, J. (org.). Um Mundo Sobre Papel: Livros, Gravuras e Impressos Flamengos nos Impérios Português e Espanhol. São Paulo: Edusp, 2014. p.475-458.
BONSIEPE, G. Design: do material ao digital. 1. ed. Florianópolis: Blucher, 1997.
CARDOSO, R. Uma introdução à história do Design. 3. ed. São Paulo: Blucher, 2008.
______. Design para um mundo complexo. São Paulo: Cosac Naify, 2012.
CASTELLI, A. V. Design Contra o Crime: uma oportunidade para a indústria do Paraná. In: BONDARUK, R. L. Design Contra o Crime: Prevenção Situacional do Delito através do Design de Produto. Curitiba: FIEP, 2008.
GAMMAN, L.Why Focus on Empathy? [S.l.], 15 Feb. 2016. 1 video (35min52s). Video-recorded presentation available at the Design Against Crime Youtube channel. Available at: https://www.youtube.com/watch?v=0wXgjcY3C8o&t=1370s . Accessed 24 May 2023.
______. Reviewing “Safer Streets”: History, Theory and Practice + New Design Directions for Social Designers regarding VAWG. [S.l.], 24 Feb. 2022. BAPD presentation in support of the Clear Channel Client Project Brief. Received by email on 28 Mar. 2022.
INSTITUTO PROMUNDO. Cuidar sem violência, todo mundo pode! Rio de Janeiro: Instituto Promundo, 2003. Available at: https://promundo.org.br/recursos/cuidar-sem-violencia-todo-mundo-pode/ . Accessed 24 May 2023.
IPANEMA, C., IPANEMA, M. Silva Porto: livreiro na corte de D. João, editor na independência. Rio de Janeiro: Capivara, 2007.
KRZNARIC, R. Empathy Low Res. [S.l.], 10 May 2016. 1 video (1h27min50s). Video-recorded presentation available at the Design Against Crime Youtube channel. Available at: https://www.youtube.com/watch?v=j7TwpvSiQ58&t=148s . Accessed 10 Mar. 2023.
MENDES, J. F.. Memória dos Jornais Mineiros no século XIX. In: ENCONTRO NACIONAL DA REDE ALFREDO DE CARVALHO, 3., 2005, Novo Hamburgo. Anais [...]. Novo Hamburgo: ALCAR, 2005, p. 13-28.
MOREIRA, L.S. Combates tipográficos. Revista do Arquivo Público Mineiro, Belo Horizonte, v.44, n.1, p.24-41, 2008. Available at: http://www.siaapm.cultura.mg.gov.br/modules/rapm/brtacervo.php?cid=1053&op=1 . Accessed 28 Dec. 2023.
NAVE, F. Antuérpia como Centro Tipográfico do Mundo Ibérico (Séculos XVI-XVIII). In: THOMAS, W.; STOLS, E.; KANTOR, I.; FURTADO, J. (org.). Um Mundo Sobre Papel: Livros, Gravuras e Impressos Flamengos nos Impérios Português e Espanhol. São Paulo: Edusp, 2014. p.30-42.
NUNES, M. “Museum of Empathy” Arrives in São Paulo: put yourself in the place of the other wearing your shoes [S.l.], 13 Nov. 2017. News on the website Conexão Planeta. Available at: https://conexaoplaneta.com.br/blog/museu-da-empatia-chega-a-sao#paulo-coloque-se-no-lugar-do-outro-calcando-seus-sapatos/ . Accessed 20 Mar. 2023.
RODRIGUES, C. S. Design aplicado às tecnologias de rede colaborativa: projeto para a difusão da memória coletiva da tipografia em Minas Gerais. 2015. Dissertation (Master’s degree in Design) - School of Design, State University of Minas Gerais, Belo Horizonte, 2015. Available at: https://mestrados.uemg.br/ppgd-producao/dissertacoes-ppgd/category/83-2015?download=244:design-aplicado-as-tecnologias-de-rede-colaborativa-projeto-para-difusao-da-memoria-coletiva-da-tipografia-em-minas-gerais. Accessed 01 Dec. 2023.
SILVA, E. H. B.; NEGREIROS, F. Violência nas escolas públicas brasileiras: uma revisão sistemática da literatura. Revista da Associação Brasileira de Psicopedagogia, São Paulo, v. 37, n.114, p. 327-340, 2020. Available at: https://www.revistapsicopedagogia.com.br/detalhes/647/violencia-nas-escolas-publicas-brasileiras--uma-revisao-sistematica-da-literatura . Accessed 02 May 2023.
SILVA, G. C.; DA ROSA, P.C.; FRAGA, P.G.R. BERNARDES, M.M.S. BRUSCATO, U. M.TONETTO, L.VAN DER LINDEN, J.C.S. Design Contra o Crime: as diversas formações do pesquisador atuante na área. In: VAN DER LINDEN, J. C. S. BRUSCATO, U. M.; BERNARDES, M.M.S. (Orgs.). Design em Pesquisa, vol. 12, Porto Alegre: Marcavisual, 2018. p 17-32. Available at: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/178699 . Accessed 29 Dec. 2023.
UNITED NATIONS. Goal 16: Promote peaceful and inclusive societies for sustainable development, provide access to justice for all and build effective, accountable and inclusive institutions at all levels. [S.l.], [2023?]. Website publication. Available at: https://sdgs.un.org/goals/goal16#targets_and_indicators . Accessed 14 Jan. 2024.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Yan Liszt Ximenes Medeiros, Suéllen Marques Costa, Cláudio Santos Rodrigues, Rita de Castro Engler

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).