UM DESIGN ESTRATÉGICO FEMINISTA - UMA PROPOSTA TEÓRICO-METODOLÓGICA OPERADA NO CONTEXTO DA CIDADE

A FEMINIST STRATEGIC DESIGN - A THEORETICAL-METHODOLOGICAL PROPOSAL OPERATED IN THE CONTEXT OF THE CITY

Autores

  • Giulia Locatelli e Silva UNISINOS - UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS
  • Karine de Mello Freire UNISINOS - UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS

Palavras-chave:

Design Estratégico, Feminismo, Metodologia, Mulheres, Cidades

Resumo

A presente pesquisa analisou os modos sob os quais a estrutura e o planejamento das cidades, construídas sob um contexto patriarcal, interferem na vida cotidiana das mulheres. A partir disso, recorreu-se ao feminismo como um campo de conhecimento sob o qual é possível construir novas perspectivas de futuro e de sociedade, compreendendo-o como uma epistemologia capaz de romper com os modelos projetuais dominantes, seja nas cidades ou no design estratégico.  

Biografia do Autor

Giulia Locatelli e Silva, UNISINOS - UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS

Mestra em Design, com foco em Design Estratégico pelo PPG de Design da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2023), com bolsa PROSUC/CAPES. Possui graduação em Design (2020) pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Foi membro do grupo de pesquisa Design Estratégico para a Inovação Cultural e Social, laboratório de pesquisa aplicada Seedinglab (www.unisinos.br/seedinglab) filiado a rede DESIS e é integrante do Grupo de Práticas InovaDE. Foco de pesquisa e atuação: design estratégico; design; design para inovação social; design estratégico feminista; metodologias de design; design e gênero; design social; feminismo; design para cidades; cidades; cidade feminista; perspectivas situadas; posicionalidade.

LATTES: http://lattes.cnpq.br/0777898156398783

ORCID: https://orcid.org/0000-0003-1603-1971

Karine de Mello Freire, UNISINOS - UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS

Doutora em Design na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2011), é professora adjunta da Universidade do Vale do Rio dos Sinos, nos diferentes níveis de ensino, vinculada ao Programa de Pós Graduação em Design como pesquisadora. Na graduação, atua nos Bacharelados de Moda e Interdisciplinar Humanidades, Arte e Tecnologia. Atua em cursos de extensão, especialização e projetos de pesquisa design-oriented da Escola da Indústria Criativa da Unisinos. Foi coordenadora dos cursos de graduação em Design, Moda e do Programa de Pós-Graduação em Design da Unisinos. É membro do grupo de pesquisa Design Estratégico para a Inovação Cultural e Social, liderando o laboratório de pesquisa aplicada Seedinglab (www.unisinos.br/seedinglab) filiado a rede DESIS. 

LATTES: http://lattes.cnpq.br/9308426042161899

ORCID: https://orcid.org/0000-0001-8293-7451

 

Referências

LOCATELLI, Giulia. Design estratégico feminista: uma proposta teórico-metodológica operada no contexto da cidade. Dissertação (Mestrado em Design) - Programa de Pós-graduação em Design, Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo, 2023.

Publicado

2024-02-08

Como Citar

Locatelli e Silva, G., & Freire, K. de M. (2024). UM DESIGN ESTRATÉGICO FEMINISTA - UMA PROPOSTA TEÓRICO-METODOLÓGICA OPERADA NO CONTEXTO DA CIDADE: A FEMINIST STRATEGIC DESIGN - A THEORETICAL-METHODOLOGICAL PROPOSAL OPERATED IN THE CONTEXT OF THE CITY. IX Sustentável, 10(1). ecuperado de https://ojs.sites.ufsc.br/index.php/mixsustentavel/article/view/7263

Edição

Seção

Graduação, Iniciação Científica e Pós-graduação