UM OLHAR DO DESIGN ESTRATÉGICO PARA OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO NO CONTEXTO PANDÊMICO BRASILEIRO
DOI:
https://doi.org/10.29183/2447-3073.MIX2022.v8.n2.59-68Palavras-chave:
Design Estratégico, Semeadura, Educação, COVID-19Resumo
Ao aumentar o abismo social entre estudantes de escolas particulares e públicas, a crise pandêmica agravou problemas sociais existentes, escancarando as desigualdades brasileiras e revelando que suas consequências não atingem a todos da mesma forma. Diante disso, o objetivo deste estudo é dissertar sobre a relevância do Design Estratégico como agente propulsor de transformação, por meio da estratégia de semeadura, vislumbrando a inovação social na educação. O desenvolvimento se dá por meio de uma abordagem indutiva, de natureza exploratória, pela coleta de dados secundários sobre o impacto da pandemia de COVID-19 na educação, e através das obras de Ezio Manzini, Anna Meroni e Francesco Zurlo. Também se dá pela análise de soluções já existentes através de referências a projetos sociais desenvolvidos visando à equidade em comunidades vulneráveis. Para finalizar, este estudo apresenta quatro eixos que podem ser o ponto de partida para disseminar sementes de inovação social, visando à construção de modelos de serviços sociais inovadores que possam refletir em um mundo mais justo e inclusivo.Referências
BASSO, C. M.; FRANZATO, C.; GAUDIO, C. Del. Seeds of social innovation as alternatives to hegemony. Design and Social Innovation, p. 33-50, 2017.
BENTZ, I.; FRANZATO, C. Metaproject at the design levels. P&D Design - Brazilian Congress of Research and Development in Design, Proceedings of the 12th Brazilian Congress of Research and Development in Design, Belo Horizonte, 2016. Available at: http://www.proceedings.blucher.com.br/article-details/ o-metaproject-on-design-levels-24356
BRAZIL - Senate Agency. DataSenado: almost 20 million students missed classes during the pandemic. (2020) Available at : https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2020/08/12/datasenado-quase-20-milhoes-de-alunos-deixaram-de-ter-aulas-durante-pandemia. Accessed: 18.05.2021
DESIS - Design for Social Innovation and Sustainability - Available at: https://www.desisnetwork.org/. Accessed on: 18.07.2021
INSPER - Consequences of the Violation of the Right to Education. (2020) Available at: https://frm.org.br/sem-categoria/indicadores-de-consequencia/. Accessed on: 18.05.2021
FREIRE, K.M. Strategic Design for Social Innovation. In: FREIRE, K.M. (Org.) Strategic design for cultural and social innovation [electronic book] Porto Alegre 2021.
FUENTEFRIA, L. D. Strategic design processes and seeding for the evolution of social innovations. Dissertation (master's degree) Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Programa de Pós Graduação em Design. 2021. Available at http://repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/9757. Accessed 08/19/2021
FULLAN, M.; QUINN, J. Young People Have a Desire to Save Their World. How Can We Help? Education Week [online]. 2021. Available at: https://www.edweek.org/leadership/opinion-young-people-have-a-desire-to-save-their-world-how-can-we-help/2021/05. Accessed on: 03.06.2021
MANZINI, E.; Jégou, F. Design dos cenários. In: BERTOLA, P.; MANZINI, E. Design Multiverse. Notes on design phenomenology. Milano: Edizioni POLI.design, 2006, pp. 189-207.
MANZINI, E. Design para inovação social e sustentabilidade: comunidades creativas, organizações colaborativas e novas redes projetuais. Rio de Janeiro: E-Papers, 2008 (Cadernos do Grupo de Altos Estudos; v. 1).
MANZINI, E. Making Things Happen: Social Innovation and Design. Massachusetts Institute of Technology. DesignIssues: v.. 30, n. 1, p. 57-66. 2014.
MANZINI, E. Design: when everyone does design - an introduction to design for social innovation. São Leopoldo, RS: Ed. Unisinos, 2017.
MERONI, A. Strategic design: where are we now? Reflection around the foundations of a recent discipline. Strategic Design Research Journal, [S.l.]. v. 1, n. 1, Dec 1, p.31-38. 2008a.
MENDES, T. This young man created a digital inclusion project in a poor community during the pandemic. Available at: https://www.napratica.org.br/prep-guilherme-coube-projeto-inclusao-digital/. Accessed on: 18.06.2021
MICHELIN, C.; FRANZATO, C.; GAUDIO, C. Del. Seeding and Seeding on the Net: The Metadesigner and the Possibilities of Subversion for Social Innovation. , p. 2101-2110, 2016.
MORIN, E. The method 3. The knowledge of knowledge. Porto Alegre: Sulina, 1999.
MULGAN, Geoff. Design in public and social innovation – what works, and what could work better, 2014.
NASCIMENTO, B. Social projects try to survive and adapt to the pandemic in Greater SP. Agência Mural [online] 2021. Available at: https://www.agenciamural.org.br/projetos-sociais-tentam-sobreviver-e-se-adaptar-a-pandemia-na-grande-sp/. Accessed on: 03.06.2021
OLIVEIRA, A. J. de; FRANZATO, C.; DEL GAUDIO, C. Redes de projeto: formas de organização do design contemporâneo em direção à sustentabilidade. 102. in: projectual ecovisions: research in design and sustainability in Brazil [electronic book] / organized by Alfredo Jefferson de Oliveira, Carlo Franzato, Chiara Del Gaudio. São Paulo: Blucher, 2017.
OUDEN, E. Innovation Design: Creating value for people, organizations and society. New York: Springer, 2012.
PORTAL EDUCAÇÃO: Annual Monitoring Report Education Now. Available at: https://todos pela educação.org.br/wordpress/wp-content/uploads/2021/02/2o-Relatório-Anual-de-Acompanhamento-do-Educacao-Ja _final.pdf. Accessed on 18.05.202
TENENTE, L. Teacher drives app car to raise funds to keep students away from trafficking. Available at: https://g1.globo.com/educacao/noticia/2021/03/23/na-pandemia-projetos-sociais-levam-material-escolar-cestas-basicas-e-computadores-para-alunos.ghtml. Accessed on 18.06.2021
VAN ONCK, A. Metaproject. Product and language, v. 1, n. 2, 1965, pp. 27-31
ZURLO, F. Un modello di lettura per il Design Strategico. La relazione tra design e strategia nell'impresa contemporanea. Dottorato di Ricerca in Disegno Industriale - XI ciclo. Politecnico di Milano, Milano, 1999. 247 p.
ZURLO, F. Design Strategico. In: XXI Secolo, vol. IV, Glispazi e learti. Rome: Enciclopedia Treccani, 2010.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).