UM OLHAR DO DESIGN ESTRATÉGICO PARA OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO NO CONTEXTO PANDÊMICO BRASILEIRO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29183/2447-3073.MIX2022.v8.n2.59-68

Palavras-chave:

Design Estratégico, Semeadura, Educação, COVID-19

Resumo

Ao aumentar o abismo social entre estudantes de escolas particulares e públicas, a crise pandêmica agravou problemas sociais existentes, escancarando as desigualdades brasileiras e revelando que suas consequências não atingem a todos da mesma forma. Diante disso, o objetivo deste estudo é dissertar sobre a relevância do Design Estratégico como agente propulsor de transformação, por meio da estratégia de semeadura, vislumbrando a inovação social na educação. O desenvolvimento se dá por meio de uma abordagem indutiva, de natureza exploratória, pela coleta de dados secundários sobre o impacto da pandemia de COVID-19 na educação, e através das obras de Ezio Manzini, Anna Meroni e Francesco Zurlo. Também se dá pela análise de soluções já existentes através de referências a projetos sociais desenvolvidos visando à equidade em comunidades vulneráveis. Para finalizar, este estudo apresenta quatro eixos que podem ser o ponto de partida para disseminar sementes de inovação social, visando à construção de modelos de serviços sociais inovadores que possam refletir em um mundo mais justo e inclusivo.

Biografia do Autor

Jaqueline Freitas Comparin, Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS

Mestranda em Design

Cristiane Ramos, Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS. Porto Alegre. Rio Grande do Sul, Brasil.

Mestranda em Design Estratégico pela UNISINOS

Karine de Mello Freire, Docente na Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS. Rio Grande do Sul, Brasil.

PhD Design, interesses de pesquisa nas áreas de design para inovação social e design estratégico 

Referências

BASSO, C. M.; FRANZATO, C.; GAUDIO, C. Del. Seeds of social innovation as alternatives to hegemony. Design and Social Innovation, p. 33-50, 2017.

BENTZ, I.; FRANZATO, C. Metaproject at the design levels. P&D Design - Brazilian Congress of Research and Development in Design, Proceedings of the 12th Brazilian Congress of Research and Development in Design, Belo Horizonte, 2016. Available at: http://www.proceedings.blucher.com.br/article-details/ o-metaproject-on-design-levels-24356

BRAZIL - Senate Agency. DataSenado: almost 20 million students missed classes during the pandemic. (2020) Available at : https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2020/08/12/datasenado-quase-20-milhoes-de-alunos-deixaram-de-ter-aulas-durante-pandemia. Accessed: 18.05.2021

DESIS - Design for Social Innovation and Sustainability - Available at: https://www.desisnetwork.org/. Accessed on: 18.07.2021

INSPER - Consequences of the Violation of the Right to Education. (2020) Available at: https://frm.org.br/sem-categoria/indicadores-de-consequencia/. Accessed on: 18.05.2021

FREIRE, K.M. Strategic Design for Social Innovation. In: FREIRE, K.M. (Org.) Strategic design for cultural and social innovation [electronic book] Porto Alegre 2021.

FUENTEFRIA, L. D. Strategic design processes and seeding for the evolution of social innovations. Dissertation (master's degree) Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Programa de Pós Graduação em Design. 2021. Available at http://repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/9757. Accessed 08/19/2021

FULLAN, M.; QUINN, J. Young People Have a Desire to Save Their World. How Can We Help? Education Week [online]. 2021. Available at: https://www.edweek.org/leadership/opinion-young-people-have-a-desire-to-save-their-world-how-can-we-help/2021/05. Accessed on: 03.06.2021

MANZINI, E.; Jégou, F. Design dos cenários. In: BERTOLA, P.; MANZINI, E. Design Multiverse. Notes on design phenomenology. Milano: Edizioni POLI.design, 2006, pp. 189-207.

MANZINI, E. Design para inovação social e sustentabilidade: comunidades creativas, organizações colaborativas e novas redes projetuais. Rio de Janeiro: E-Papers, 2008 (Cadernos do Grupo de Altos Estudos; v. 1).

MANZINI, E. Making Things Happen: Social Innovation and Design. Massachusetts Institute of Technology. DesignIssues: v.. 30, n. 1, p. 57-66. 2014.

MANZINI, E. Design: when everyone does design - an introduction to design for social innovation. São Leopoldo, RS: Ed. Unisinos, 2017.

MERONI, A. Strategic design: where are we now? Reflection around the foundations of a recent discipline. Strategic Design Research Journal, [S.l.]. v. 1, n. 1, Dec 1, p.31-38. 2008a.

MENDES, T. This young man created a digital inclusion project in a poor community during the pandemic. Available at: https://www.napratica.org.br/prep-guilherme-coube-projeto-inclusao-digital/. Accessed on: 18.06.2021

MICHELIN, C.; FRANZATO, C.; GAUDIO, C. Del. Seeding and Seeding on the Net: The Metadesigner and the Possibilities of Subversion for Social Innovation. , p. 2101-2110, 2016.

MORIN, E. The method 3. The knowledge of knowledge. Porto Alegre: Sulina, 1999.

MULGAN, Geoff. Design in public and social innovation – what works, and what could work better, 2014.

NASCIMENTO, B. Social projects try to survive and adapt to the pandemic in Greater SP. Agência Mural [online] 2021. Available at: https://www.agenciamural.org.br/projetos-sociais-tentam-sobreviver-e-se-adaptar-a-pandemia-na-grande-sp/. Accessed on: 03.06.2021

OLIVEIRA, A. J. de; FRANZATO, C.; DEL GAUDIO, C. Redes de projeto: formas de organização do design contemporâneo em direção à sustentabilidade. 102. in: projectual ecovisions: research in design and sustainability in Brazil [electronic book] / organized by Alfredo Jefferson de Oliveira, Carlo Franzato, Chiara Del Gaudio. São Paulo: Blucher, 2017.

OUDEN, E. Innovation Design: Creating value for people, organizations and society. New York: Springer, 2012.

PORTAL EDUCAÇÃO: Annual Monitoring Report Education Now. Available at: https://todos pela educação.org.br/wordpress/wp-content/uploads/2021/02/2o-Relatório-Anual-de-Acompanhamento-do-Educacao-Ja _final.pdf. Accessed on 18.05.202

TENENTE, L. Teacher drives app car to raise funds to keep students away from trafficking. Available at: https://g1.globo.com/educacao/noticia/2021/03/23/na-pandemia-projetos-sociais-levam-material-escolar-cestas-basicas-e-computadores-para-alunos.ghtml. Accessed on 18.06.2021

VAN ONCK, A. Metaproject. Product and language, v. 1, n. 2, 1965, pp. 27-31

ZURLO, F. Un modello di lettura per il Design Strategico. La relazione tra design e strategia nell'impresa contemporanea. Dottorato di Ricerca in Disegno Industriale - XI ciclo. Politecnico di Milano, Milano, 1999. 247 p.

ZURLO, F. Design Strategico. In: XXI Secolo, vol. IV, Glispazi e learti. Rome: Enciclopedia Treccani, 2010.

Publicado

2022-03-31

Como Citar

Comparin, J. F., Ramos, C., & Freire, K. de M. (2022). UM OLHAR DO DESIGN ESTRATÉGICO PARA OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO NO CONTEXTO PANDÊMICO BRASILEIRO. IX Sustentável, 8(2), 59–68. https://doi.org/10.29183/2447-3073.MIX2022.v8.n2.59-68