FERRAMENTA DE DESIGN PARA AVALIAR EXPERIÊNCIAS DE MATERIAIS DESENVOLVIDOS COM RESÍDUOS AGROINDUSTRIAIS DA AMAZÔNIA

DESIGN TOOL TO EVALUATE EXPERIENCES OF MATERIALS DEVELOPED WITH AMAZONIAN AGRO-INDUSTRIAL WASTE

Autores

  • Lauro Arthur Farias Paiva Cohen UEMG - Universidade do Estado de Minas Gerais https://orcid.org/0000-0001-6361-1712
  • Eliane Ayres UEMG - Universidade do Estado de Minas Gerais

Palavras-chave:

biodiversidade, materiais e processos, resíduos, desenvolvimento sustentável, economia circular

Resumo

A região amazônica abriga grande biodiversidade e uma população com conhecimentos tradicionais profundamente ligados à gestão dos recursos naturais. Apesar da pluralidade do seu território, grandes espaços estão em constante processo de urbanização, havendo uma crescente procura por alternativas em matéria de resíduos. A cadeia produtiva do Açaí (Euterpe oleracea Mart.) é uma das mais importantes para a região, sua importância está relacionada à identidade cultural, ao valor econômico e aos benefícios à saúde que o consumo da fruta promove. Porém, a elevada produção, derivada do processamento industrial, é responsável por problemas ambientais e sociais nas principais cidades da região. Desenvolvido por Camera e Karana (2018), o Ma2E4 é um conjunto de ferramentas que visa ajudar a compreender como as pessoas avaliam um determinado material, em quatro níveis experienciais diferentes: sensorial, interpretativo, afetivo e performativo. Portanto, o presente trabalho tem como objetivo avaliar materiais compósitos, desenvolvidos com fibras de PLA/Açaí e sementes de PLA/Açaí, utilizando ferramentas Ma2E4. Através de uma avaliação qualitativa foi possível identificar padrões sensoriais entre os materiais desenvolvidos.

Biografia do Autor

Lauro Arthur Farias Paiva Cohen, UEMG - Universidade do Estado de Minas Gerais

Bacharel em Design (2019) pela Universidade do Estado do Pará (UEPA) e Mestre em Design (2022) pelo Programa de Pós-graduação em Design (PPGD) da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). Pesquisador colaborador no projeto de extensão Materioteca e do grupo de pesquisa Desenvolvimento de Produtos com Materiais Amazônicos (DEPROMA). Possui experiência na área de Design de Produto (gestão e desenvolvimento de produtos físicos/digitais), Design Gráfico (criação de materiais gráficos/digitais) e Materiais (Uso de matérias-primas naturais, polímeros e aplicações). Tem interesse em pesquisas envolvendo: experiência do usuário, materiais, design na Amazônia, educação e desenvolvimento sustentável.

LATTES: http://lattes.cnpq.br/5097323378241303

ORCID: https://orcid.org/0000-0001-6361-1712

Eliane Ayres, UEMG - Universidade do Estado de Minas Gerais

Bolsista de Produtividade CNPq em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora - DT - 2. Graduada em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1979), mestrado (2002) e doutorado (2006) em Engenharia Metalúrgica e de Minas, pela Universidade Federal de Minas Gerais, área de concentração Ciência e Engenharia de Materiais. Possui experiência em indústria química onde atuou como pesquisadora em laboratório de PD na área de síntese de polímeros acrílicos (emulsão, solução e suspensão) e poliuretanos (1979-1990). Foi bolsista de desenvolvimento tecnológico e industrial (DTI) (2007-2008) no laboratório de polímeros e compósitos da UFMG. Desde 2009 é professora de ensino superior nível VII-C da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) no Departamento de Formação Tecnológica (DEFT) e professora permanente do Programa de Pós-Graduação strictu sensu em Design (PPGD) da UEMG. Foi membro da câmara de assessoramento de arquitetura e engenharias da FAPEMIG. Orienta pesquisas de mestrado e doutorado na área de Tecnologia, Materiais e Ergonomia. 

LATTES: http://lattes.cnpq.br/1370798140664840

ORCID: https://orcid.org/0000-0001-8734-0056

Referências

BUFALINO, L.; GUIMARÃES, A. A.; SILVA, B. M. S.; SOUZA, R. L. F.; MELO, I. C. N. A.; OLIVEIRA, D. N. P. S.; TRUGILHO, P. F. Local Variability for Yield and Physical Properties of Açaí Waste and Improvement of its Energetic Attributes by Separation of Lignocellulosic Fibers and Seeds. Journal of Renewable and Sustainable Energy, v. 10, 2018.

CAMERE, S.; KARANA, E. Experiential Characterization of Materials: towards a toolkit. In: STORNI, C.; LEAHY, K.; MCMAHON, M.; LLOYD, P.; BOHEMIA, E. (Org.) Design as a Catalyst for Change - DRS International Conference. Limerick: Ireland, 2018.

Publicado

2024-02-08

Como Citar

Farias Paiva Cohen, L. A., & Ayres, E. (2024). FERRAMENTA DE DESIGN PARA AVALIAR EXPERIÊNCIAS DE MATERIAIS DESENVOLVIDOS COM RESÍDUOS AGROINDUSTRIAIS DA AMAZÔNIA: DESIGN TOOL TO EVALUATE EXPERIENCES OF MATERIALS DEVELOPED WITH AMAZONIAN AGRO-INDUSTRIAL WASTE. IX Sustentável, 10(1). ecuperado de https://ojs.sites.ufsc.br/index.php/mixsustentavel/article/view/6513

Edição

Seção

Graduação, Iniciação Científica e Pós-graduação