RESUMO DE TCC: ESTUDO DA UTILIZAÇÃO DE FIBRAS DE AÇAÍ (EUTERPE OLERACEA MART.) COMO MATERIAL TÊXTIL
DOI:
https://doi.org/10.29183/2447-3073.MIX2022.v8.n1.168-169Resumo
A indústria têxtil é uma das indústrias de base responsáveis por satisfazer necessidades básicas do ser humano, em aplicações voltadas ao vestuário, a moradia e a saúde. Nas últimas décadas tem se intensificado a reflexão sobre a necessidades de práticas sustentáveis em determinados setores, como o da moda, ao considerar o alto consumo e a exploração de recursos para produção de produtos. A pesquisa considera o potencial da biodiversidade amazônica para a obtenção de novos materiais. Nesse sentido, o trabalho teve como objetivo estudar as possibilidades de reaproveitamento da fibra de Açaí como matéria-prima têxtil, em forma de tecido não tecido.
Referências
KARANA, E.; BARATI, B.; ROGNOLI, V.; LAAN, A. Z. V. D. N. Material Driven Design (MDD): A method to design for material experiences. International Journal of Design, v. 9, n. 2, 2015. Disponível em: https://bit.ly/3brvF9c.
MALUF, E.; WOLFGANG, K. Dados técnicos para a indústria têxtil. São Paulo: IPT - Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo: ABIT - Associação Brasileira de Indústria Têxtil e de Confecção, 2003.
MATHU, S. S. Sustainability in the Textile Industry. Singapura: Springer Nature, 2017.
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ – UEPA. Tecido não tecido de fibra de açaí (Euterpe oleracea Mart.) e seu processo de obtenção. BR n. PI 102019003757-1, 25 fev. 2019.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).