RESUMO DE TCC: ESTUDO DA UTILIZAÇÃO DE FIBRAS DE AÇAÍ (EUTERPE OLERACEA MART.) COMO MATERIAL TÊXTIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29183/2447-3073.MIX2022.v8.n1.168-169

Resumo

A indústria têxtil é uma das indústrias de base responsáveis por satisfazer necessidades básicas do ser humano, em aplicações voltadas ao vestuário, a moradia e a saúde. Nas últimas décadas tem se intensificado a reflexão sobre a necessidades de práticas sustentáveis em determinados setores, como o da moda, ao considerar o alto consumo e a exploração de recursos para produção de produtos. A pesquisa considera o potencial da biodiversidade amazônica para a obtenção de novos materiais. Nesse sentido, o trabalho teve como objetivo estudar as possibilidades de reaproveitamento da fibra de Açaí como matéria-prima têxtil, em forma de tecido não tecido.

Biografia do Autor

Lauro Arthur Farias Paiva Cohen, Universidade do Estado do Pará

Mestrando em Design pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). Graduação no curso de Bacharelado em Design, na Universidade do Estado do Pará (UEPA). Atuou como monitor voluntário no projeto de extensão Materioteca UEPA e colaborador dos grupos de pesquisa Desenvolvimento de Produtos com Materiais Amazônicos (DEPROMA) e Cultura e Design em Produtos Amazônicos (CUIA), com pesquisas envolvendo fibras vegetais, sustentabilidade e economia circular. Tem experiência na área de Desenho Industrial, com ênfase em Desenho de Produto. 

Nubia Suely Silva Santos, Universidade do Estado do Pará

Possui graduação em Arquitetura pela Universidade Federal do Pará (1992), Especialização em Design de Mobiliário pela Universidade do Estado do Pará (2000), Mestrado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Pará (2006), Doutorado em Engenharia Mecânica pela Faculdade de Engenharia Mecânica da Universidade Estadual de Campinas (2010). Estágio de Pós-doutorado realizado na Universidade do Porto/Faculdade de Engenharia Mecânica/Design Studio (2017). É Professor Adjunto IV-DE da Universidade do Estado do Pará, Centro de Ciências Naturais e Tecnologia, Departamento de Design Tem experiência na área de Engenharia de Materiais e Metalurgia, com ênfase em caracterização de matérias-primas vegetais, atuando principalmente nos seguintes temas: caracterização de fibras vegetais, utilização sustentável da biodiversidade amazônica, desenvolvimento de materiais e produtos de baixo impacto ao meio ambiente. Coordenadora da biblioteca de materiais da Universidade do Estado do Pará (Materioteca).

Referências

KARANA, E.; BARATI, B.; ROGNOLI, V.; LAAN, A. Z. V. D. N. Material Driven Design (MDD): A method to design for material experiences. International Journal of Design, v. 9, n. 2, 2015. Disponível em: https://bit.ly/3brvF9c.

MALUF, E.; WOLFGANG, K. Dados técnicos para a indústria têxtil. São Paulo: IPT - Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo: ABIT - Associação Brasileira de Indústria Têxtil e de Confecção, 2003.

MATHU, S. S. Sustainability in the Textile Industry. Singapura: Springer Nature, 2017.

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ – UEPA. Tecido não tecido de fibra de açaí (Euterpe oleracea Mart.) e seu processo de obtenção. BR n. PI 102019003757-1, 25 fev. 2019.

Downloads

Publicado

2021-12-01

Como Citar

Farias Paiva Cohen, L. A., & Silva Santos, N. S. (2021). RESUMO DE TCC: ESTUDO DA UTILIZAÇÃO DE FIBRAS DE AÇAÍ (EUTERPE OLERACEA MART.) COMO MATERIAL TÊXTIL. IX Sustentável, 8(1), 168–169. https://doi.org/10.29183/2447-3073.MIX2022.v8.n1.168-169

Edição

Seção

Graduação, Iniciação Científica e Pós-graduação