AFFORDANCE DA RUA: INTERAÇÃO HOMEM-AMBIENTE NO PROCESSO DE PROJETO DO ESPAÇO URBANO

STREET AFFORDANCES: HUMAN-ENVIRONMENT INTERACTION IN THE DESIGN PROCESS OF URBAN SPACE

Autores

  • Arnoldo Debatin Neto UFSC - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
  • Francis Graeff de Oliveira UFSC - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA

DOI:

https://doi.org/10.29183/2447-3073.MIX2024.v10.n1.199-209

Palavras-chave:

Design de rua, Recursos, Facilidade de locomoção

Resumo

Os incentivos para a caminhada como modo de transporte são parte integral da Política Nacional Brasileira de Mobilidade Urbana, Lei Federal 12.587/2012. Apesar disso, as abordagens de design para as ruas são atualmente baseadas no transporte motorizado, o que não representa o apoio necessário para caminhar ou para atividades sociais, culturais ou de lazer. Durante sua evolução, as ruas refletiram contextos históricos, econômicos, políticos e sociais, influenciando e sendo influenciadas pela vida urbana. Contudo, o advento de novas tecnologias em engnharia de tráfego, construção civil e comunicação, mudou esse cenário e os sistemas de tráfego começaram a guiar o design das ruas. Pesquisas sobre caminhabilidade como modo de transporte tem mostrado a influência do espaço da rua na decisão das pessoas em caminhar. Estudos sobre ambiente e comportamento trazem um conhecimento robusto da interação homem-ambiente para a teoria da Arquitetura e Urbanismo. Este conhecimento é essencial na transição de projetos baseados em teorias normativas para um projeto de rua contemporâneo. A Teoria da Affordance fornece uma compreensão da interação transacional da pessoa com o ambiente. Para alcançar o design integral da rua, adaptou-se, para esse artigo, a metodologia do Design Baseado em Affordance. 

Biografia do Autor

Arnoldo Debatin Neto, UFSC - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (1993), mestrado em Engenharia de Produção (1998) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004). É professor Titular-E da Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Planejamento e Projeto do Espaço Urbano, atuando principalmente nos seguintes temas: CAD; Métodos de Representação; Planejamento de Transportes, Design Urbano e Mobilidade.

LATTES: http://lattes.cnpq.br/4432293476258348

Francis Graeff de Oliveira, UFSC - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA

Arquiteta e Urbanista, mestre em Arquitetura e Urbanismo, ambos pela Universidade Federal de Santa Catarina, com pesquisa sobre Desenho Urbano e Estudos de Comportamento Ambiental. Possui especialização em Docência no Ensino Superior pelo Centro Universitário Leonardo Da Vinci e foi professora e coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo da Uniasselvi, em Brusque, lecionando disciplinas de História e Teoria de Arquitetura e Urbanismo, Projeto de Arquitetura e Urbanismo, Geometria Descritiva, além de orientação e participação em bancas de TCC. Morou nos Estados Unidos, Escócia e Itália, onde estudou Furniture Design no Istituto Europeo di Design, em Milão. Atuou no desenvolvimento do Plano de Mobilidade Urbana Sustentável da Grande Florianópolis (PLAMUS) como pesquisadora em mobilidade não motorizada e representou o IAB/SC junto ao Núcleo Gestor do Plano Diretor Participativo de Florianópolis. 

LATTES: http://lattes.cnpq.br/9450310341531885

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Publicado

2024-02-08

Como Citar

Debatin Neto, A. ., & Graeff de Oliveira, F. (2024). AFFORDANCE DA RUA: INTERAÇÃO HOMEM-AMBIENTE NO PROCESSO DE PROJETO DO ESPAÇO URBANO: STREET AFFORDANCES: HUMAN-ENVIRONMENT INTERACTION IN THE DESIGN PROCESS OF URBAN SPACE. IX Sustentável, 10(1), 199–209. https://doi.org/10.29183/2447-3073.MIX2024.v10.n1.199-209