AFFORDANCE DA RUA: INTERAÇÃO HOMEM-AMBIENTE NO PROCESSO DE PROJETO DO ESPAÇO URBANO
STREET AFFORDANCES: HUMAN-ENVIRONMENT INTERACTION IN THE DESIGN PROCESS OF URBAN SPACE
DOI:
https://doi.org/10.29183/2447-3073.MIX2024.v10.n1.199-209Palavras-chave:
Design de rua, Recursos, Facilidade de locomoçãoResumo
Os incentivos para a caminhada como modo de transporte são parte integral da Política Nacional Brasileira de Mobilidade Urbana, Lei Federal 12.587/2012. Apesar disso, as abordagens de design para as ruas são atualmente baseadas no transporte motorizado, o que não representa o apoio necessário para caminhar ou para atividades sociais, culturais ou de lazer. Durante sua evolução, as ruas refletiram contextos históricos, econômicos, políticos e sociais, influenciando e sendo influenciadas pela vida urbana. Contudo, o advento de novas tecnologias em engnharia de tráfego, construção civil e comunicação, mudou esse cenário e os sistemas de tráfego começaram a guiar o design das ruas. Pesquisas sobre caminhabilidade como modo de transporte tem mostrado a influência do espaço da rua na decisão das pessoas em caminhar. Estudos sobre ambiente e comportamento trazem um conhecimento robusto da interação homem-ambiente para a teoria da Arquitetura e Urbanismo. Este conhecimento é essencial na transição de projetos baseados em teorias normativas para um projeto de rua contemporâneo. A Teoria da Affordance fornece uma compreensão da interação transacional da pessoa com o ambiente. Para alcançar o design integral da rua, adaptou-se, para esse artigo, a metodologia do Design Baseado em Affordance.
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