PROJETO DE MOBILIÁRIO URBANO PARA REVITALIZAÇÃO DE PRAÇA

URBAN FURNITURE PROJECT FOR SQUARE REVITALIZATION

Autores

  • Mariana de Souza Zorzo UFSC - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
  • Daniela Estaregue Alves UFSC - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
  • Cristiano Alves UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina
  • Marília Matos Gonçalves UFSC - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA

DOI:

https://doi.org/10.29183/2447-3073.MIX2023.v9.n2.31-49

Palavras-chave:

Design para Sustentabilidade, Mobiliário Urbano, Praça da Tecnologia

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo geral desenvolver um projeto de mobiliário urbano sustentável para uma praça que, seja atrativo para descanso, socialização e integração com o meio ambiente. A praça em questão configura um espaço ocioso localizado no campus Trindade da Universidade Federal de Santa Catarina e foi escolhida como estudo de caso a partir da reivindicação estudantil por uma área verde de lazer e um espaço educativo. Para o desenvolvimento do projeto, foi utilizada a metodologia Duplo Diamante e, como fundamento teórico, recorreu-se aos princípios da sustentabilidade a partir das concepções da Educação Ambiental, do Direito à Cidade e das abordagens do design voltadas a este tema. Como resposta às diversas demandas do público e à atual situação transitória da praça, buscou-se criar um mobiliário que incentivasse a permanência no local e que fosse ao mesmo tempo versátil.

Biografia do Autor

Mariana de Souza Zorzo, UFSC - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA

Graduação em Design de Produto pela Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil(2022), participou de diferentes projetos de iniciação científica e extensão. Colaborou em diversos projetos no Núcleo de Educação Ambiental da UFSC – NEAmb.

Daniela Estaregue Alves, UFSC - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA

Bacharel em Desenho Industrial com habilitação em projeto de produto pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP/Bauru, Mestre em Design de Produção Visual pelo Instituto Superior de Artes, Design e Marketing ? IADE e Doutora pela Universidade Federal de Santa Catarina em Design com a pesquisa: "Um modelo para o design da experiência do usuário no contexto do turismo de eventos". Publicou vários artigos em periódicos especializados e anais de eventos nacionais e internacionais, além de participar ativamente de grupos de pesquisa (SmartMetropolis - UFRN; Núcleo de Design, Inovação e Sustentabilidade - UFRN; Produção e Análise da Usabilidade da reVista Multimidia Bilíngue - IFSC ; Design como ferramenta de geração de experiências turísticas ? UFSC e Design e Comunicação - UNIDCOM/IADE). Atuou como professora de cursos superiores de Design de produto e gráfico (Uniso, Faal, UFRN, IFSC), cursos de pós-graduação (SENAI/SC), cursos técnicos (IFSC) e atuou como Coordenadora de Projetos de Design Educacional no Programa de Qualificação de Atividades Não Presenciais (PQ-ANP/IFSC) . Atualmente é voluntária na reVISTA Multimídia Bilíngue do Instituto Federal de Santa Catarina - Campus Palhoça Bilíngue e na LTUX Floripa - Squad Público. Possui experiência em: Design, com ênfase em Programação Visual, Web Design e Experiência do Usuário; Coordenação de projetos e organização de eventos nacionais e internacionais (DC-Design e Estrutura de Missão para os Assuntos do Mar ? EMAM/ Portugal).

Cristiano Alves, UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina

PhD em Engenharia Mecânica pela Universidade Técnica de Lisboa - Instituto Superior Técnico, Mestre e Bacharel em Desenho Industrial pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) . Membro dos grupos de pesquisas Compósitos Lignocelulósicos (UNESP/Botucatu), IN+ Center for Innovation, Technology and Policy Research (Universidade Técnica de Lisboa) e Grupo LOGO (UFSC) em linhas de pesquisas de desenvolvimento componentes técnicos para a indústria automobilística e ferroviária, e sistemas de gestão de Ecodesign e sustentabilidade de produtos e processos. Possui experiência como designer automotivo (Mercedes Benz do Brasil), gerente de design (Maquinas Agrícolas Jacto) e diretor de P&D (Ancel - Tecnologia em Compósitos) professor de Design da Universidade Eurípides de Marília (UNIVEM), da Universidade de Sorocaba-SP e da Faculdade de Administração e Artes de Limeira (FAAL). Atuou como coordenador do curso de Design da UFRN, como idealizador e coordenador do grupo de pesquisa ECOAR - Design, Inovação e Sustentabilidade e do Núcleo de Design, Inovação e Sustentabilidade da UFRN (NDIS). Atualmente é professor adjunto do curso de design da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e professor permanente do programa de Mestrado Profissional em Ciência, Tecnologia e Inovação da UFRN (MPInova). Atua na área do Industrial Design, com ênfase em Desenvolvimento e Gestão de Produtos, atuando principalmente nos seguintes temas: Design Estratégico Sustentável, Materiais Compósitos Naturais, Eco-Design, Sustentabilidade, Desenvolvimento de Produtos Sustentáveis, Análise de Ciclo-de-Vida (ACV/LCA) de Produtos e Processos e Avaliação Ambiental Estratégica.

Marília Matos Gonçalves, UFSC - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA

Possui graduação em Educação Artística - Desenho (Licenciatura) pela Universidade do Estado de Santa Catarina (1995), graduação em Design - habilitação em Design Gráfico (Bacharelado) pela Universidade Federal de Santa Catarina (2005), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (1999) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2005). Atualmente é professor associado I da Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Artes, atuando principalmente nos seguintes temas: design, design gráfico, e moda. Atua nos Grupos de Pesquisa: Núcleo de Acessibilidade Digital e Tecnologias Assistivas e LOGO - Laboratório de Orientação da Gênese Organizacional.

Referências

ABRAS, C., MALONEY-KRICHMAR, D., PREECE, J. User-Centered Design. In Bainbridge, W. Encyclopedia of Human-Computer Interaction. 2004. Thousand Oaks: Sage Publications.

ANTUNES, André. Uma questão de saúde. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV), Fiocruz. Disponível em: <https://www.epsjv.fiocruz.br/noticias/reportagem/uma-questao-de-saude>. Acesso em: 11 abr. 2021.

ARAÓZ, Horácio Machado. O debate sobre o "extrativismo" em tempos de ressaca: a Natureza americana e a ordem colonial. In: DILGER, Gerhard; LANG, Miriam; PEREIRA FILHO, Jorge (org.). Descolonizar o Imaginário: debates sobre pós-extrativismo e alternativas ao desenvolvimento. São Paulo: Fundação Rosa Luxemburgo, 2016. p. 445-468.

BONSIEPE, Gui; KELNNER, Petra; POESSNECKER, Holger. Metodologia Experimental: Desenho Industrial. CNPq, 1984.

BRASIL. Lei no 10.257, de 10 de julho de 2001. Regulamenta os arts. 182 e 183 da Constituição Federal, estabelece diretrizes gerais da política urbana e dá outras providências. Diário Oficial da União, Seção I (Atos do Poder Legislativo). Edição no 133, de 11/7/2001.

CEPAGRO. Agricultura urbana: hortas e tratamentos de resíduos orgânicos. 2013. (Saber na Prática, v.3). Disponível em: https://www.slideshare.net/Cepagro/03-aricultura-urbana Acesso em: 15 fev. 2021

CONSELHO DAS ENTIDADES ESTUDANTIS DO CENTRO TECNOLÓGICO – UFSC. Manifesto “Por um novo CTC”. Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina. 2014. Disponível em: <https://casin.ufsc.br/manifesto-por-um-novo-ctc/ > Acesso em: 12 abr. 2021.

COMISSÃO PERMANENTE DE PLANEJAMENTO FÍSICO (CPPF). Plano diretor do Campus da UFSC: diretrizes e proposições. Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, p. 59, 2005.

COORDENADORIA DE PLANEJAMENTO DO ESPAÇO FÍSICO (COPLAN). Parecer Técnico 07/2018: Área do CTC prevista para Praça da Tecnologia. Florianópolis: Departamento de Projetos de Arquitetura e Engenharia (DPAE), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), 2018.

COORDENADORIA DE PLANEJAMENTO DO ESPAÇO FÍSICO (COPLAN). Plano Diretor do Campus Universitário da Trindade: Revisão Conceitual, Definições Urbanísticas e Ambientais. Versão I Anteprojeto para Debate com a Sociedade. Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), p. 143, 2010.

COUNCIL, Design. What is the framework for innovation?: design council's evolved double diamond. Design Council's evolved Double Diamond. 2019. Disponível em: https://www.designcouncil.org.uk/news-opinion/what-framework-innovation-design-councils -evolved-double-diamond. Acesso em: 15 fev. 2021.

DAMETTO, Júlia Teixeira Lahm. Hortas Urbanas: a relação entre natureza e cidade: o caso da horta do pacuca. Florianópolis/SC. 2018. 200 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, Centro Tecnológico, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2018. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/211189. Acesso em: 26 jan. 2021.

ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A ALIMENTAÇÃO E AGRICULTURA - FAO. O tempo está se esgotando para as florestas: sua superfície continua se reduzindo. 2018. Disponível em: <http://www.fao.org/americas/noticias/ver/pt/c/1144361/>. Acesso em: 11 abr. 2021.

FLORIANÓPOLIS (Município). Decreto No 21.723, de 08 de julho de 2020. Dispõe sobre o Programa Municipal de Agricultura Urbana - Programa Cultiva Floripa. Florianópolis, SC.

FLORIANÓPOLIS (Município). Lei no 10.392, de 06 de junho de 2018. Dispõe sobre a Política Municipal de Agroecologia e Produção Orgânica de Florianópolis (PMAPO) Florianópolis, SC.

FLORIANÓPOLIS (Município). Lei no 10.501, de 08 de abril de 2019. Dispõe sobre a obrigatoriedade da reciclagem de resíduos sólidos orgânicos no município de Florianópolis. Florianópolis, SC.

GRAY, Dave. Updated Empathy Map Canvas. 2017. Disponível em: https://medium.com/the-xplane-collection/updated-empathy-map-canvas-46df22df3c8a Acesso em: 18 jun. 2021

HOLMGREN, David. Permacultura: princípios e caminhos além da sustentabilidade. Porto Alegre: Via Sapiens, 2013. 416 p

INTERGOVERNMENTAL PANEL ON CLIMATE CHANGE - IPCC. Sumário para os Formuladores de Políticas. Primeira Sessão Conjunta dos Grupos de Trabalho I, II e III do IPCC. Suíça, 2018. Disponível em: https://www.ipcc.ch/site/assets/uploads/2019/07/SPM-Portuguese-version.pdf Acesso em: 03 fev. 2021

INTERGOVERNMENTAL PANEL ON CLIMATE CHANGE- IPCC, 2007. Climate Change 2007: Synthesis Report. Contribuição dos Grupos de Trabalho I, II e III para o Quarto Relatório de Avaliação do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas. Equipe de Redação Central, Pachauri, R.K e Reisinger, A. (edição).. IPCC, Genebra, Suíça, 104 pp. Disponível em: https://www.ipcc.ch/site/assets/uploads/2018/02/ar4_syr_full_report.pdf Acesso em: 16 mar 2021.

KRENAK, Ailton. Como adiar o fim do mundo. In: Intensivo SIM, 2020. Disponível em: https://youtu.be/4NLcCm9bGrs Acesso em: 03 mar. 2021.

MATIAS, Iraldo Alberto Alves. Projeto e Revolução: do fetichismo à gestão, uma crítica à teoria do design. 2014. 337 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Campinas, SP. Disponível em: http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/281163. Acesso em 30 jan. 2021.

MELO, Adriana; ABELHEIRA, Ricardo. Design Thinking & Thinking Design: Metodologia, ferramentas e uma reflexão sobre o tema. Novatec Editora, 2015.

MIRES, Fernando. O discurso da natureza: ecologia e política na América Latina. Florianópolis: Editora da UFSC, Bernúncia Editora, 2012. 241 p. Tradução: Vicente Rosa Alves.

OSTERWALDER, A. et al. Value Proposition Design: How to Create Products and Services Customers Want. New York: John Wiley & Sons, 2014

PAPANEK, Victor. Design for the Real World: human ecology and social change. 2. ed. Chicago: Academy Chicago Publishers, 2005. 394 p.

PASSOS, Fernanda Werlich dos. Interfaces e composições de lazer e aprendizado na UFSC. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso, Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis.

PLATAFORMA AGENDA 2030. A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. Disponível em: <http://www.agenda2030.org.br/sobre/>. Acesso em: 11 abr. 2021.

REDE BRASILEIRA DE JUSTIÇA AMBIENTAL (RJBA). Declaração Final. Colóquio Internacional Sobre Justiça Ambiental, Trabalho e Cidadania. Niterói, 2001.

SCHULTZ, Tristan; ABDULLA, Danah; ANSARI, Ahmed; CANLI, Ece; KESHAVARZ, Mahmoud; KIEM, Matthew; PRADO, Luiza; OLIVEIRA, Pedro de. What Is at Stake with Decolonizing Design? A Roundtable, Design and Culture, 10:1, 81-101, 2018. DOI: 10.1080/17547075.2018.1434368.

SCHMIDT, Henrique. Entenda o que é Sistema Solar Híbrido. 2019. Disponível em: https://soliens.com.br/blog/energia-fotovoltaica/entenda-o-que-e-sistema-solar-hibrido/. Acesso em: 05 set. 2021.

SILVA, Daniel. Os Fundamentos Emocionais da Educação Ambiental. In: ENCONTRO BLUMENAUENSE DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL (EBEA), 2., 2015, Blumenau. Anais [...] . Florianópolis: GTHIDRO/UFSC, 2015. p. 1-2.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA - UFSC. O Centro Tecnológico. Florianópolis, 2019. Disponível em: https://portal.ctc.ufsc.br/ctc/ Acesso em: 03 de set. 2021.

VINHOLI, Ana Carolina. Agricultura urbana: um estudo de caso em Itajaí/SC. 2011. 135 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Planejamento Territorial e Desenvolvimento Socioambiental, Centro de Ciências Humanas e da Educação, Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, 2011.

Downloads

Publicado

2023-04-02

Como Citar

Zorzo, M. de S., Estaregue Alves, D., Alves, C., & Gonçalves, M. M. (2023). PROJETO DE MOBILIÁRIO URBANO PARA REVITALIZAÇÃO DE PRAÇA: URBAN FURNITURE PROJECT FOR SQUARE REVITALIZATION . IX Sustentável, 9(2), 31–49. https://doi.org/10.29183/2447-3073.MIX2023.v9.n2.31-49