DESIGN VERDE CRIATIVO PROMOVENDO UM MODELO MENTAL SUSTENTÁVEL

GREEN CREATIVE DESIGN FOSTERING A SUSTAINABLE MENTAL MODEL

Autores

  • Daniela Estaregue Alves Instituto Superior Técnico - Lisboa
  • Cristiano Alves da Silva UFSC - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
  • Paulo Manuel Cadete Ferrão Instituto Superior Técnico - Lisboa

DOI:

https://doi.org/10.29183/2447-3073.MIX2025.v11.n2.221-241

Palavras-chave:

Criatividade, Design Thinking, Criatividade verde, Modelos Mentais, Engajamento verde

Resumo

A criatividade verde emergiu como um campo vital na pesquisa sobre sustentabilidade, enfatizando a integração de processos criativos com a responsabilidade ambiental. A literatura sobre criatividade verde destaca seu papel na geração de eco-inovações e na promoção da conscientização sobre práticas sustentáveis por meio do design. O engajamento em iniciativas de sustentabilidade muitas vezes depende de abordagens orientadas pela criatividade, que incentivam os indivíduos a verem a sustentabilidade como parte de seus valores centrais e identidade social. Este estudo explora como um framework criativo baseado em criatividade verde e técnicas de design pode promover efetivamente o engajamento sustentável. O método envolveu a adaptação de um Creative Framework para o projeto “Cidades pelo Clima” (CpC), com o objetivo de engajar os participantes em questões sustentáveis. Esse framework ajudou a estabelecer valores compartilhados e metas coletivas, capacitando os participantes a contribuírem ativamente para soluções ambientais. Os resultados demonstram que a criatividade verde não apenas melhora a coesão e a motivação da equipe, mas também incorpora a sustentabilidade nos modelos mentais dos participantes, promovendo um compromisso de longo prazo com comportamentos eco-conscientes. 

Biografia do Autor

Daniela Estaregue Alves, Instituto Superior Técnico - Lisboa

Bacharel em Desenho Industrial com habilitação em projeto de produto pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP/Bauru, Mestre em Design de Produção Visual pelo Instituto Superior de Artes, Design e Marketing - IADE e Doutora pela Universidade Federal de Santa Catarina em Design com a pesquisa: "Um modelo para o design da experiência do usuário no contexto do turismo de eventos". Publicou vários artigos em periódicos especializados e anais de eventos nacionais e internacionais, além de participar ativamente de grupos de pesquisa (SmartMetropolis - UFRN; Núcleo de Design, Inovação e Sustentabilidade - UFRN; Produção e Análise da Usabilidade da reVista Multimidia Bilíngue - IFSC ; Design como ferramenta de geração de experiências turísticas - UFSC e Design e Comunicação - UNIDCOM/IADE). Atuou como professora de cursos superiores de Design de produto e gráfico (Uniso, Faal, UFRN, IFSC), cursos de pós-graduação (SENAI/SC), cursos técnicos (IFSC) e atuou como Coordenadora de Projetos de Design Educacional no Programa de Qualificação de Atividades Não Presenciais (PQ-ANP/IFSC) . Desde janeiro de 2024 é pesquisadora do IN+ Center for Innovation, Technology and Policy Research, da Universidade de Lisboa (IST-ID), Portugal, onde atua em projetos da comunidade européia para descarbonização das cidades, pesquisando e aplicando os conhecimentos de Design e UX.Possui experiência em: Design, com ênfase em Programação Visual, Web Design e Experiência do Usuário; Coordenação de projetos e organização de eventos nacionais e internacionais (DC-Design, Estrutura de Missão para os Assuntos do Mar - EMAM/ Portugal e IST-ID, Lisboa - Portugal).

LATTES: http://lattes.cnpq.br/8697911871545711

ORCID: https://orcid.org/0000-0003-3584-6455

Cristiano Alves da Silva, UFSC - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA

PhD em Engenharia Mecânica pela Universidade de Lisboa - Instituto Superior Técnico, Mestre e Bacharel em Desenho Industrial pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) . Pós-Doutorado na Universidade de Lisboa. Membro dos grupos de pesquisas IN+ Center for Innovation, Technology and Policy Research (Universidade Técnica de Lisboa) e Grupo LOGO (UFSC) em linhas de pesquisas de desenvolvimento em sistemas de gestão de Ecodesign e sustentabilidade de produtos e processos. Possui experiência como designer automotivo (Mercedes Benz do Brasil), gerente de design (Maquinas Agrícolas Jacto) e diretor de PD (Ancel - Tecnologia em Compósitos) professor de Design da Universidade Eurípides de Marília (UNIVEM), da Universidade de Sorocaba-SP e da Faculdade de Administração e Artes de Limeira (FAAL). Atuou como coordenador do curso de Design da UFRN, como idealizador e coordenador do grupo de pesquisa ECOAR - Design, Inovação e Sustentabilidade e do Núcleo de Design, Inovação e Sustentabilidade da UFRN (NDIS). Atualmente é professor associado do curso de design da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e professor permanente do programa de Mestrado Profissional em Ciência, Tecnologia e Inovação da UFRN (MPInova). Atua na área do Industrial Design, com ênfase em Desenvolvimento e Gestão de Produtos, atuando principalmente nos seguintes temas: Gestão de Criatividade, Design Estratégico Sustentável, Materiais Compósitos Naturais, Eco-Design, Sustentabilidade, Desenvolvimento de Produtos Sustentáveis, Análise de Ciclo-de-Vida (ACV/LCA) de Produtos e Processos e Avaliação Ambiental Estratégica.

LATTES: http://lattes.cnpq.br/5831502325341822

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-2541-300X

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Publicado

2025-07-29

Como Citar

Estaregue Alves, D. ., Alves da Silva, C., & Cadete Ferrão, P. M. (2025). DESIGN VERDE CRIATIVO PROMOVENDO UM MODELO MENTAL SUSTENTÁVEL: GREEN CREATIVE DESIGN FOSTERING A SUSTAINABLE MENTAL MODEL. IX Sustentável, 11(1), 221–241. https://doi.org/10.29183/2447-3073.MIX2025.v11.n2.221-241

Edição

Seção

Científica

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