ANÁLISE ESTRUTURAL E ESPACIAL DO COMPONENTE ARBÓREO ARBUSTIVO COMO ELEMENTO DE PAISAGEM TURISTÍCA
DOI:
https://doi.org/10.29183/2447-3073.MIX2020.v7.n1.159-170Palavras-chave:
Arborização Viária, Espécies nativas, Planejamento urbanoResumo
O objetivo do trabalho foi realizar uma caracterização do patrimônio arbóreo-arbustivo das vias e praças públicas das cidades de São Joaquim, Urubici e Urupema, Santa Catarina, Brasil. Para cada indivíduo mensurado foi realizada uma avaliação quali-quantitativa, conforme a metodologia do Grau de Atenção para Árvores Urbanas – GAAU. Posteriormente, foi calculado o índice de diversidade de arborização, para as principias avenidas dos municípios de estudo. Em São Joaquim, Urupema e Urubici foram observados 462, 236 e 201 indivíduos, distribuídos em 35, 26 e 23 espécies, respectivamente. Sobre a origem das espécies, a maior parte delas são exóticas, ou seja, 86,6%, 61,5% e 66,7% das espécies encontradas nos municípios citados acima. Quando aplicado os índices de diversidade observa-se que das oito ruas avaliadas, sete estão com valores abaixo do que é considerada uma diversidade satisfatória (2,45), sendo necessários novos plantios e enriquecimento com novas espécies nativas da região. Logo, com a adição do número recomendado de espécies, o índice de todas as ruas teria uma melhoria, proporcionando desta forma maior qualidade ambiental para a cidade, bem como, a melhoria da qualidade de vida de seus habitantes.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).