PROPOSTA DE IMPLANTAÇÃO DE UMA CENTRAL DE TRIAGEM DE RESÍDUOS SÓLIDOS EM CAMPINA GRANDE-PB
DOI:
https://doi.org/10.29183/2447-3073.MIX2021.v7.n2.19-26Palavras-chave:
resíduos sólidos, triagem, reciclagemResumo
As centrais de triagem têm um papel importante no processo de reciclagem de resíduos sólidos uma vez que viabilizam a separação dos diferentes tipos de materiais que compõem os resíduos para que os mesmos possam ser reutilizados ou transformados em novos produtos.
Atualmente, a cidade de Campina Grande não dispõe de um programa de reciclagem e reutilização de resíduos em todo o municipio, mesmo sendo obrigatório segundo as diretrizes da Política Nacional de Resíduos Sólidos. Com isso, é necessário a implantação de uma central de triagem na cidade que realize a segregação de todos os resíduos gerados, para que as etapas de reutilização e reciclagem sejam viabilizadas.
A central de triagem proposta para a cidade de Campina Grande-PB é do tipo semiautomática com o uso de esteiras e catadores para auxiliar na segregação dos resíduos. O presente manual apresenta especificações sobre os detalhes construtivos, organização do galpão e cotação dos equipamentos.
Referências
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 10004: Resíduos sólidos – Classificação. Rio de Janeiro, 2004.
ABRELPRE. Panorama dos Resíduos Sólidos no Brasil 2014. [S.l.], 2014.
BRASIL. Ministério das cidades. Elementos para a Organização da Coleta Seletiva e Projeto dos Galpões de Triagem, 2008. Disponível em: http://www.mma.gov.br/estruturas/srhu_urbano/_publicacao/125_publicacao20012011032243.pdf.
BRASIL. Ministério do Meio Ambiente. Política Nacional de Resíduos Sólidos, 2010. Disponível em: http://www.mma.gov.br/cidades-sustentaveis/residuos-solidos/politica-nacional-de-residuos-solidos.
CONESUL Soluções Ambientais. Coleta de Resíduos Sólidos Urbanos. Disponível em: http://www.conesulrs.com.br/capa/solucoes.html.
ELK, A. G. H. P. V. Redução de emissões na disposição final. Segala. Rio de Janeiro: IBAM, 2007.
JACOBI, P. R.; BESEN, G. R. Gestão de resíduos sólidos em São Paulo: desafios da sustentabilidade. Revista Estudos Avançados, vol. 25. [S.l.: s.n.], 2011.
MACHADO, G. B. Central de Triagem. Portal Resíduos Sólidos. Disponível em: http://www.portalresiduossolidos.com/central-de-triagem/.
MARTINHO, M. G. M.; GONÇALVES, M. G. P. Gestão de resíduos. Lisboa: Universidade Aberta, 2000.
OLIVEIRA, S; PASQUAL, A. Gerenciamento de Resíduos Sólidos Urbanos (RSU) em Médias e Pequenas Comunidades. In: XXVI Congreso Interamericano de Ingeniería Sanitaria y Ambiental. Lima – Peru, 1998.
PITA, M. Equipamentos públicos – Centrais de Triagem. Infraestrutura Urbana. Disponível em: http://infraestruturaurbana.pini.com.br/solucoes-tecnicas/10/artigo243539-2.aspx.
SÃO PAULO. Secretaria do Meio Ambiente. Resíduos Sólidos. 2 ed. São Paulo: SMA, 2013.
SEIDEL, J. M. Um Problema Urbano - Gerenciamento de Resíduos Sólidos e as Mudanças Ambientais Globais. In: V Encontro Nacional da ANPPAS. Florianópolis, 2010.
SUSÇUARANA, M. S. Reciclagem. Info Escola. Disponível em: http://www.infoescola.com/ecologia/reciclagem/.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).